Celso Portiolli comemora 58 anos neste domingo (1º) em um ótimo momento profissional. Há quase um ano, com a saída de Eliana, o apresentador ocupa sete horas da programação dominical do SBT e no começo do mês ganhou em duas categorias o Troféu Imprensa, incluindo a estatueta de Melhor Animador de TV. Nesse 2025, o paranaense de Maringá chega a 32 anos como funcionário da emissora paulista, sendo 29 anos à frente dos mais variados programas.
Além disso, o comunicador pai de três filhos - a mais velha, Laura, já segue seus passos -, há cerca de 16 anos comanda o "Domingo Legal". Nessas quase três décadas como apresentador, Celso já comandou o "Fantasia", "Xaveco", "Sabadão", "Curtindo uma Viagem", "Sessão Premiada" e muitos outros, sendo que em alguns casos substituiu o antigo titular.
Como ocorreu em 1996 com o "Passa ou Repassa", que herdou de Angélica após a mulher de Luciano Huck deixar o SBT, onde estava desde 1993, rumo à Globo. Com 40 anos de carreira, iniciada no rádio da capital do Paraná, Curitiba, Celso passou por um momento de tensão ao gravar o game-show pela primeira vez. Aliás, uma curiosidade, ao estrear em 1987 o programa ainda se chamava "Passe e Repasse" e era conduzido por Silvio Santos.
Para aquela primeira gravação, o ex-vereador não passou por nenhum ensaio, errou o local do palco onde deveria se posicionar e foi vaiado pelos estudantes que formavam a plateia no extinto Teatro Silvio Santos. A reação de Celso foi ingerir nove comprimidos de uma só vez. "Quase morri. Voltei para casa, tomei dois comprimidos de Novalgina, sete de Dorflex. Estava esgotado. Achei que tinha perdido minha chance", disparou ao "Jornal do Brasil" em 3 de maio de 1998, que relatou: "Foi uma desgraça (a gravação). (Celso) Entrou no palco sem ensaio, nervoso, pensando apenas que era a chance de sua vida"
De acordo com Celso, a gravação foi vista por Silvio Santos, que ordenou que se gravasse de novo. Se não houve nervosismo dessa vez, um outro problema aconteceu. "Só não gostei do visual que determinaram. Cortaram meu cabelo, me deram uma roupa que não fazia meu estilo. Só recentemente pude ir mudando. Deixei o cabelo crescer e passei a usar camisa esporte", explicou o comunicador envolvido em "fake news" de grave acidente em 2023.
Em um primeiro momento, o "Passa ou Repassa" manteve a exibição diária à tarde. "Para mim 13 pontos era pouco, mas Angélica antes tinha oito", refletiu na reportagem que cita os 39 pontos de média obtidos pelo "Topa Tudo por Dinheiro", onde foi produtor, ator e diretor.