Quem nunca tinha ouvido o nome Gerluce antes da novela ‘Três Graças’ pode até achar que o autor Aguinaldo Silva inventou a palavra especialmente para sua protagonista. Mas não! O nome da mocinha vivida por Sophie Charlotte realmente existe, e é mais comum do que muita gente imagina.
Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), existem 229 pessoas chamadas Gerluce no Brasil. A maioria nasceu entre as décadas de 1970 e 1980, período em que nomes diferentes e sonoros estavam em alta.
Hoje, a média de idade das mulheres chamadas Gerluce é de 43 anos. Apesar de pouco usado atualmente, o nome ganhou nova vida com a novela das nove.
Outros nomes curiosos de ‘Três Graças’ também despertaram a atenção do público. Joélly (Alana Cabral) é mais popular do que Gerluce. São 433 pessoas com a mesma grafia, sendo a maioria nascida entre 2000 e 2009.
Já Arminda (Grazi Massafera), a grande vilã da história, é um nome bem mais tradicional — são 5.651 mulheres registradas com ele, sobretudo entre as décadas de 1940 e 1960, o que explica o toque clássico da personagem.
Entre as personagens femininas, quem leva o troféu de popularidade é Zenilda (Andreia Horta). O nome aparece em 29.064 registros, especialmente entre os anos 1960 e 1970, mostrando que, apesar de parecer exótico para os mais jovens, já foi uma verdadeira febre em décadas passadas.