Depois da tensão que encerrou o capítulo desta quinta (23) de "Três Graças", quando Bagdá (Xamã) encurralou Raul (Paulo Mendes) e Joélly (Alana Cabral) na comunidade da Chacrinha, o público quer saber: quem é o jovem que vem chamando atenção na novela das nove da Globo? O artista brilhou em "Mania de Você" no ano passado em um papel bem parecido e é destaque nas redes sociais! Vamos aos detalhes...
Paulo Mendes Graça Gomes nasceu no Rio de Janeiro em 2004 e começou sua trajetória artística muito antes de aparecer na TV! Ainda criança, o ator, que também é dublador e cantor, se encantou pelo universo das vozes. Aos 10 anos, ingressou em seu primeiro curso de dublagem e logo deu voz a personagens de séries internacionais como "Shadowhunters" (2016–2019). Uau!
A carreira nos palcos veio logo depois, quando se formou no Instituto Artístico Brasileiro (IAB), aos 16. O talento natural o levou ao teatro musical, com destaque em produções como "Death Note – O Musical" e "Geração Glee", que lhe garantiu uma bolsa de estudos em Londres, na Escola de Artes Faz Assim.
O público de streaming conheceu Paulo em "Os Outros" (Globoplay), em 2023, quando interpretou o explosivo Rogério Nunes. A atuação intensa o projetou para a televisão aberta: no mesmo ano, ele viveu o noviço Luís em "Amor Perfeito".
Em 2024, brilhou em "Mania de Você", de João Emanuel Carneiro, como Tomás Pereira Cavalcanti, o jovem que esconde a verdadeira paternidade do filho da patroa. Agora, com Raul Melo Dantas, em "Três Graças", Paulo encara seu papel mais complexo até aqui!
Na novela de Aguinaldo Silva, Raul é filho da vilã Arminda (Grazi Massafera) e neto de Josefa (Arlete Salles). A mãe o trata com desprezo e o pai, Rogério (Eduardo Moscovis), desapareceu misteriosamente, trauma que o deixou introspectivo e vulnerável.
Com baixa autoestima e mergulhado em um vício perigoso, Raul se envolve com o traficante Bagdá (Xamã) e vive uma relação conturbada com Joélly (Alana Cabral), a quem ama, mas não tem maturidade para assumir quando ela engravida.
Em entrevista à revista Quem, Paulo contou que encara cada personagem como um novo desafio e que a intensidade das tramas não o assusta. “Essa questão de pegar um trabalho atrás do outro nunca é um problema pra mim, porque é um trabalho. Eu preciso trabalhar, eu gosto do meu trabalho, eu gosto de interpretar. Sempre tenho uma ‘loucurinha nova’ que posso trazer”, afirmou.
O ator destacou ainda as diferenças entre Tomás, de "Mania de Você", e Raul, de "Três Graças": “Às vezes a gente pega um tipo e vai indo, mas isso é tão gostoso, porque dá pra encontrar pequenas diferenças e mudar algumas coisas. Eu estou tentando fazer isso. Trabalhar para diferenciar e trazer o novo é o que me traz vida".
Paulo também celebrou o convívio com Arlete Salles, que vive sua avó Josefa, e com Grazi Massafera, intérprete da mãe cruel. “É um núcleo intenso, que entra e sai dessa casa. Mas ele recebe muito apoio da avó, e isso traz uma força emocional grande. Tem muita coisa acontecendo ali”, contou à Quem.