Home
Últimas
Famosos Brasileiros
Famosos Internacionais
Famosos na praia
Filhos de famosos
Fotos de famosos
Vídeos
Últimos Web Stories
Sertanejo
Namoro
Instagram dos famosos
Principais notícias
Todos os temas
Novelas
Novela Império
Novela A Vida da Gente
Novela Gênesis
Novela Salve-se Quem Puder
Novela Nos Tempos do Imperador
Novela A Viagem
Resumo de novelas
TV
Power Couple
BBB21
Domingão do Faustão
Caldeirão do Huck
Mais Você
Encontro com Fátima
Fantástico
Cinema
Tapete vermelho
Estreias
Oscar
Cannes
Streaming
Festival do Rio
Angelina Jolie
Jennifer Aniston
Brad Pitt
Tom Cruise
Famosos
Bruna Marquezine
Marina Ruy Barbosa
Sasha
Anitta
Grazi Massafera
Ivete Sangalo
Kate Middleton
Meghan Markle
Marilia Mendonça
Gusttavo Lima
Andressa Suita
Sabrina Sato
Larissa Manoela
Juliette
Casamento
Noivas
Looks para casamento
Make para casamento
Penteados para casamento
Beleza & Estilo
Cabelos
Maquiagem
Cuidados com a pele
Moda
Primavera/Verão
Outono/Inverno
Beleza & Estética
Saúde e Bem-estar
Dieta
Biografia

Nascimento: 20 agosto 1946

Décès : 5 abril 2014

Profissão: Ator / Escritor / Diretor

Signo: Leão

País: Brasil

Cidade : Juazeiro do Norte, Ceará

Nascido em Juazeiro do Norte, no Ceará, José Wilker foi um diretor, escritor e crítico de cinema. É considerado uma das figuras mais consagradas da teledramaturgia brasileira. Ganhou fama com o protagonista Mundinho Falcão em "Gabriela", romance de Jorge Amado, em 1975.

Em 2012, atuou no remake da novela, desta como o coronel Jesuíno Mendonça. Com o personagem, ele conquistou o público com o bordão: "Hoje eu vou lhe usar!". A novela "Roque Santeiro" também marcou o início de sua carreira televisiva; o folhetim bateu recordes de audiência na década de 1980.

Com apenas 13 anos, o cearense se mudou para Pernambuco e iniciou sua carreira artística como radialista. Além disso, integrou o Movimento Popular de Cultura do Partido Comunista. Lá ele estudou teatro e já começou a dirigir espetáculos e produzir documentários sobre a cultura popular do sertão. No entanto, em 1964, o grupo foi impedido de criar e divulgar qualquer trabalho pela Ditadura Militar.

Com a imaginação e peças censuradas, o diretor viajou para o Rio, em 1967, a fim de estudar sociologia na Pontifícia Universidade Católica, a PUC. No mesmo ano, José Wilker reuniu alguns amigos e fundou o Grupo Chegança. Foi na montagem "Imperador Assíria", em 1968, que ele ganhou o primeiro prêmio de melhor ator.

No ano seguinte o cearense estreou na Rede Globo, com o programa "Caso Especial". Três anos depois, o artista pediu demissão da emissora após a substituição de diretores na trama de "O Bofe", pela baixíssima audiência. Em 1973, ele voltou para o canal, com a novela "Cavalo de Aço".

A partir daí José Wilker não parou mais. Em 1996, dirigiu o humorístico dominical de bastante sucesso "Sai de Baixo", exibido após o "Fantástico". Outro marco na carreira foi o primeiro personagem homossexual no folhetim "Desejos de Mulher", em 2002. Quatro anos depois, ele foi convidado para viver o presidente Juscelino Kubitscheck na minissérie "JK". O veterano atuou em mais de 50 novelas, minisséries e seriados em seu extenso currículo.

O ator sempre demonstrou seu amor pela sétima arte. Ele já integrou o elenco de mais de 60 filmes. A atuação de maior destaque foi no longa "Dona Flor e seus Dois Maridos", em 1976. José Wilker também fazia críticas sobre a cerimônia da maior premiação do cinema mundial, o Oscar.

Como escritor, ele lançou em 2010 o livro "Este Não é um Livro Sobre Cinema". Entre 2003 e 2008, Wilker foi diretor-presidente da Riofilme, distribuidora de filmes do município do Rio de Janeiro. O último filme do ator foi "Isolados", com roteiro da filha Mariana Velmond, com Bruno Gagliasso e Regiane Alves no elenco.

Wilker foi casado três vezes: em 1976, com a atriz Renée de Vielmond, com quem foi casado por oito anos. Eles são pais de Mariana, que largou a carreira de psicóloga para se tornar roteirista. No mesmo ano da separação, o diretor se casou com a atriz Mônica Torres. Da relação, nasceu Isabel, em 1984, que hoje trabalha como atriz e apresentadora. A união chegou ao fim após doze anos juntos. O terceiro casamento foi com a também atriz Guilhermina Guinle. O relacionamento se estendeu de 2000 até 2007.

O último relacionamento foi com a jornalista Claudia Montenegro, com que começou a namorar em 2010. O ator morreu aos 67 anos, vítima de um infarto fulminante, no dia 5 de abril de 2014.

Últimas notícias
Fotos de José Wilker