Lupita Nyong'o
Lupita Nyong'o
Ator

Biografia

Veja + após o anúncio

Lupita Amondi Nyong'o é uma atriz de origem queniana que venceu o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante pela atuação no filme "12 Anos de Escravidão" em 2014. O nome Lupita é uma forma carinhosa de se referir à padroeira do México, Nossa Senhora de Guadalupe.

A atriz nasceu no México, quando seu pai era professor convidado de Ciência Política na Cidade do México. A família voltou para o Quênia, país de origem, quando ela tinha menos de 1 ano de idade. O pai de Lupita, a segunda de seis filhos, assumiu o cargo de professor na Universidade de Nairóbi.

Em sua infância na África, Lupita teve o primeiro contato com a interpretação. Na escola, ela costumava ser a primeira a escolher os personagens e representar para colegas e familiares. Aos 16 anos, voltou para o México para fazer intercâmbio e estudar espanhol, idioma no qual é fluente, assim com o inglês, swahili e luo, línguas de etnias africanas.

Lupita estudou cinema na Yale School of Drama, na universidade americana de Yale e chegou a fazer figuração, estrelou um curta-metragem, além de trabalhos atrás das câmeras. Atuou no filme "O Jardineiro Fiel", do renomado cineasta brasileiro Fernando Meirelles, em 2005. Em 2008, Lupita estrelou o curta "East River" e em seguida voltou ao Quênia para atuar em uma série da TV local chamada "Shuga". Dirigiu o documentário "In My Genes", lançado em 2009, sobre as pessoas albinas no Quênia.

Entre um trabalho e outro, surgiu o teste para o filme "12 Anos de Escravidão", que lhe rendeu o Oscar. Na mesma categoria, ela ganhou um Globo de Ouro, o Independent Spirit Awards e o Screen Actors Guild Awards, também pelo seu trabalho no filme.

Em 2014, a atriz foi eleita como a mulher mais bonita do mundo pela revista People, desbancando 50 mulheres.

Últimas Notícias

Todas as notícias

Últimas Fotos

Ver todas as fotos
Tendências
Todos os famosos
Últimas Notícias
Últimas Notícias
Top notícias da semana