A atriz Lupita Nyong'o, estrela de filmes consagrados como 'Pantera Negra' e '12 Anos de Escravidão', pegou o mundo de surpresa ao revelar, em um depoimento sensível nas redes sociais, ter passado por uma cirurgia onde retirou 30 miomas uterinos, tumores benignos que se desenvolvem no útero.
De acordo com o relato da atriz, sempre destaque por seus looks usados em eventos e premiações, o diagnóstico veio depois que ela passou a sentir muitas dores em seu ciclo menstrual. Lupita ainda revelou que, mesmo que tenha retirado os miomas com a cirurgia, eles ainda podem voltar a crescer no futuro.
"Quando chegamos à puberdade, aprendemos que menstruação significa dor e que a dor simplesmente faz parte de ser mulher. Estamos lutando sozinhas com algo que afeta a maioria de nós. Chega de sofrer em silêncio!", disse a estrela em um texto publicado nas redes sociais, onde narrou sua experiência - anexado no final desta matéria.
"Precisamos parar de tratar esse problema enorme como uma série de coincidências infelizes. Devemos rejeitar a normalização da dor feminina. Imagino um futuro com edução precoce para adolescentes, melhores protocolos de triagem, pesquisas robustas de prevenção e tratamentos menos invasivos para miomas uterinos", completou Lupita na publicação.
Os miomas uterinos são tumores que se formam no tecido muscular do útero, geralmente benignos, ou seja, que não oferecem riscos à saúde. Desta forma, a decisão de remover ou não o mioma deve ser avaliada com cautela, levando em consideração aspectos gerais da saúde da paciente, os sintomas, qualidade de vida e objetivos reprodutivos.
Seu tamanho pode variar de microscópicos a grande, bem como a localidade, que pode ser em diferentes áreas do útero. O diagnóstico dos miomas é feito por exames de imagem, especialmente a ultrassonografia transvaginal, que é o mais comum, enquanto o mapeamento mais amplo do tumores pode ser feito através de uma ressonância magnética da pelve.
O Dr. Thiers Soares, especialista em miomas, explicou ao Purepeople os detalhes do diagnóstico de Lupita Nyong'o: "30 miomas é um número bem grande, sim. Claro que o ideal é sempre diagnosticar e abordar essas pacientes quando elas têm um número menor de miomas. Mas, por diferentes razões, esse diagnóstico, muitas vezes, acaba sendo atrasado e, com isso, a paciente desenvolve miomas grandes ou miomas numerosos, ou grandes e numerosos - ainda tem isso".
"No caso específico de 30 miomas, realmente é um número bastante expressivo. Ainda assim, como sempre reforço, não há uma questão de número para preservar o útero. Ainda que seja um número alto, a gente consegue preservar, sim, o útero", completou o médico, que também informou que um estilo de vida saudável pode prevenir os tumores.
"Não há nada específico que possa impedir o crescimento do mioma, mas claro que ter uma vida saudável, se alimentar bem, fazer exercícios e não ganhar muito peso são fatores favoráveis para diminuir a prevalência de mioma. Mas também tem a questão genética, principalmente associada a pacientes da raça negra, que têm uma prevalência maior a miomas e os casos são mais graves", encerrou.
Segundo a Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), estima-se que mais da metade das mulheres desenvolva miomas em algum momento da vida.