O “Criança Esperança 2025”, que começou cheio de emoção e nostalgia com Xuxa, Angélica e Eliana cantando “Lua de Cristal”, acabou rendendo também um dos momentos mais constrangedores da noite. A responsável foi Susana Vieira, que roubou a atenção... e não pelos melhores motivos!
Durante a transmissão ao vivo, a veterana atriz, conhecida pela língua afiada e pela espontaneidade, soltou comentários que dividiram o público e geraram uma enxurrada de críticas no X (antigo Twitter).
Tudo começou quando Xuxa chamou Susana, que estava na bancada atendendo telefonemas para doações. Sorridente, a Rainha dos Baixinhos tentou puxar papo: “Susana, meu amor, eu vou começar falando de você que está logo aqui na frente, que é a cara do Criança Esperança... Fala um pouquinho pra gente sobre você e o Criança".
A atriz respondeu em tom de brincadeira, mas o comentário caiu como uma bomba nas redes: “Eu acho que eu estou aqui desde que eu era criança. Eu fazia parte da criança pobre que ficava esperando os PIX... tô brincando, eu tô muito feliz de estar aqui mais uma vez".
A "piada" gerou reações desconfortáveis no estúdio e repercussão negativa entre os internautas. Apesar do tom leve que Susana tentou adotar, o público achou a fala inadequada e fora de lugar, especialmente por se tratar de uma campanha solidária.
Após o comentário, Xuxa tentou contornar o momento e seguiu o roteiro, lembrando à colega que era hora de pedir doações. “Você tem que pedir para as pessoas ligarem e doarem, porque você é craque nisso já”, disse a apresentadora.
Mas Susana respondeu com ironia: “Claro, mas a gente não pode começar assim. No dinheiro. Primeiro, a gente precisa passar uma manteiga no pão, e aí dizer, meus amores... essa parte de pedir dinheiro eu vou deixar pro Tony [Ramos]". Jesus!
A resposta soou atravessada, especialmente porque Xuxa manteve o tom profissional, mas o público percebeu o “climão” no ar. Nas redes, telespectadores comentaram que a atriz parecia desconfortável, ou disposta a roubar a cena a qualquer custo.
E não parou por aí. Mais tarde, durante uma interação com Nicole Bahls, que perguntou aos convidados quais animais seriam em sua “fazenda de famosos”, Susana Vieira respondeu: “Eu queria ser um elefante, porque eu ia engordar e ninguém ia perceber".
O comentário, aparentemente uma brincadeira sobre aparência, foi interpretado por muitos como gordofóbico. Internautas criticaram o tom e destacaram que esse tipo de fala já não tem espaço em transmissões ao vivo, muito menos em um programa voltado à solidariedade.
O nome da atriz rapidamente entrou para os assuntos mais comentados do X. As reações foram majoritariamente negativas, misturando espanto, ironia e memes. “Não deixem mais a Suzana Vieira abrir a boca no Criança Esperança kkkk já chamou criança de pobre esperando doação, agora gorda de elefante", disse um perfil. “A primeira fala da Susana Vieira no Criança Esperança já foi um constrangimento ao vivo. Essa mulher é maluca das ideias, né?”, disse outro.
“Eu tenho medo de qualquer coisa que saia da boca da Susana Vieira", comentou mais alguém. Entre risadas nervosas e indignação, a maioria dos comentários apontava que a atriz, mais uma vez, ultrapassou o limite entre o humor e o constrangimento.