Home
Últimas
Famosos Brasileiros
Famosos Internacionais
Famosos na praia
Filhos de famosos
Fotos de famosos
Vídeos
Últimos Web Stories
Sertanejo
Namoro
Instagram dos famosos
Principais notícias
Todos os temas
Novelas
Novela Um Lugar ao Sol
Novela Quanto Mais Vida, Melhor
Novela Nos Tempos do Imperador
Novela Verdades Secretas
Novela Verdades Secretas II
Novela Carinha de Anjo
Novela Pantanal
Novela Além da Ilusão
Novela Reis
Resumo de novelas
TV
A Fazenda 13
BBB22
Masterchef Brasil
Reality Show
Domingão com Huck
Caldeirão
Mais Você
Encontro com Fátima
Fantástico
Séries
Casamento às Cegas Brasil
Round 6
Cinema
Séries e filmes
Tapete vermelho
Estreias
Oscar
Cannes
Festival do Rio
Angelina Jolie
Jennifer Aniston
Brad Pitt
Tom Cruise
Famosos
Bruna Marquezine
Marina Ruy Barbosa
Virginia Fonseca
Sasha
Anitta
Grazi Massafera
Ivete Sangalo
Kate Middleton
Meghan Markle
Marilia Mendonça
Camila Queiroz
Andressa Suita
Cleo
Sabrina Sato
Larissa Manoela
Paolla Oliveira
Casamento
Noivas
Looks para casamento
Make para casamento
Penteados para casamento
Beleza & Estilo
Cabelos
Maquiagem
Cuidados com a pele
Moda
Primavera/Verão
Outono/Inverno
Beleza & Estética
Saúde e Bem-estar
Beleza Madura
Dieta
Astrologia
Coluna É Trend!

Dandara Albuquerque apoia desconstrução do Egito em 'Gênesis': 'Decisão pertinente'

11 fotos
Iniciar o slideshow
Dandara Albuquerque apoia desconstrução do Egito em 'Gênesis': 'Decisão pertinente'
Intérprete de Neferíades da novela 'Gênesis', Dandara Albuquerque defende ao Purepeople a 'descontrução do Egito embranquecido' na trama da Record TV. 'Possibilita discussões importantes como colorismo e traz também uma grande responsabilidade', opina a atriz. Artista rejeita defesa da vilã, mas não defende seu castigo e recorda transição capilar

Dandara Albuquerque celebra as discussões levantadas com sua vilã Neferíades da novela "Gênesis" ao fazer um paralelo aos dias atuais. Na trama épica que se encaminha para o final, a mulher de Potifar (Val Perré) tem o nariz decepado ao ser flagrada na cama com Teruel (Amaurih de Oliveira), um dos soldados do exército egípcio. "São feitas reflexões importantes sobre 'solidão a dois' e carência afetiva, machismo e patriarcado", exemplifica ao Purepeople.

E a atriz não apoia o castigo dado à egípcia, que encontra na prostituição maneira de sobreviver. "Estou muito feliz com o retorno do público. Recebo mensagens do tipo 'amo odiar a Neferíades' e isso é sinal de que meu trabalho está sendo bem recebido. Mas é evidente que algumas das atitudes dela são indefensáveis e que é preciso levar em consideração o contexto histórico que a trama está inserida", pondera.

"Sobre o tema adultério, é importante ponderar que na mesma sociedade em que aos homens era autorizado o casamento com várias mulheres, as que eram consideradas adúlteras podiam ser mutiladas e/ou executadas. E isso infelizmente ainda acontece em muitos lugares do mundo nos dias atuais. Fico feliz por saber que através do meu trabalho tais questões sejam discutidas", prossegue.

'Neferíades tem urgência de se sentir amada'

Para compor a vilã, Dandara buscou inspiração em filmes como "Medéia" e "Cleópatra", contou com a colaboração dos preparadores de elenco e coaching, e optou por cruzar a fronteira de arquétipos e estereótipos. "Mergulhando assim em toda sua complexidade e buscando trazer mais camadas para minha interpretação. A Neferíades é intensa, passional, que possui defeitos, qualidades, fragilidades e vulnerabilidades", enumera

"Ela carrega dentro de si uma urgência que é a necessidade de se sentir amada e usa todos os recursos que possui para conquistar seu objetivo, incluindo poder e sedução. No entanto, também se depara com a solidão, vazio existencial, a insatisfação com seu casamento e frustração por não ter suas necessidades emocionais e sexuais atendidas", opina.

"E como a fronteira entre o amor e o ódio é tênue, a dor da rejeição serve como gatilho para que todos esses sentimentos se tornem uma potente arma de (auto) destruição", acrescenta Dandara.

Na novela 'Gênesis', Neferíades (Dandara Albuquerque) teve o nariz decepado por traição
Na novela 'Gênesis', Neferíades (Dandara Albuquerque) teve o nariz decepado por traição

Dandara apoia desconstrução de Egito embranquecido em 'Gênesis'

Da mesma forma que Kizi Vaz, a Kamesha, Dandara celebra a representatividade negra na trama da Record TV na comparação com "José do Egito" (2013), da mesma emissora. Naquela produção, Seti (Larissa Maciel) era a mulher de Potifar (Taumaturgo Ferreira) e Pentephres, hoje papel de Nando Cunha era vivido por Eduardo Lago. "Acho que foi uma decisão muito pertinente, já que a história se passa no Egito, que fica no continente africano", defende.

"Desconstruir o imaginário de um Egito embranquecido faz com a que a trama seja ainda mais fidedigna ao contexto social e histórico, além de possibilitar discussões importantes como colorismo. A representatividade traz também uma grande responsabilidade", prossegue.

"Celebro o fato de estarmos conquistando uma maior abertura no mercado e desejo que cada vez mais profissionais negros tenham espaço para mostrar competência e talento. Sou muito grata pela oportunidade que tivemos e fico feliz por fazer parte desse movimento de inclusão e reconhecimento da nossa contribuição para Arte através de papéis com destaque", continua.

Dandara Albuquerque e Val Perré em cena de 'Gênesis'. Atriz exalta a desconstrução do Egito na novela
Dandara Albuquerque e Val Perré em cena de 'Gênesis'. Atriz exalta a desconstrução do Egito na novela

Atriz de 'Gênesis' aderiu a transição capilar: 'Amo meu cabelo afro'

Ao mesmo tempo, Dandara precisou esconder os cabelos em cena por conta de sua egípcia e recorda que no passado alisava os fios. "(Como forma) de me encaixar no padrão de beleza imposto pela sociedade que sempre foi muito cruel com pessoas negras. Depois de um processo muito profundo de transformação e de entendimento sobre como o racismo estrutural me afetava, decidi passar pela transição capilar e voltei a assumir meus cachos. Tenho muito orgulho das minhas raízes e amo meu cabelo afro", frisa.

"E para a minha profissão, é importante ser versátil e estar disponível para mudar o visual a cada caracterização de um personagem. Foi uma experiência maravilhosa poder usar diferentes perucas e mais divertido ainda me ver careca por um dia", afirma a artista vista anteriormente em "Espelho da Vida".

Dandara exercitou ainda mais concentração em 'Gênesis'. Saiba motivo!

Para a atriz, o figurino tem influência direto na postura e gestual com a qual surge em cena. "Acredito que a caracterização é uma ferramenta fundamental para composição de um personagem. Como se trata de uma trama de época, os tempos das cenas eram mais dilatados e não era permitido alterar ou improvisar o texto, o que me fez ter que exercitar ainda mais minha capacidade de memória e concentração", explica.

"Sem contar que é uma grande responsabilidade interpretar uma personagem bíblica, cuja participação desencadeia fatos tão relevantes. Foram experiências distintas e me realizei em ambas", continua Dandara.

"Tenho muito carinho por todos os meus trabalhos, pois é através deles que tenho a oportunidade de evoluir como atriz e construir a carreira dos meus sonhos. Ainda tenho muito para aprender, mas estou sempre comprometida a dar o meu melhor em tudo o que faço. E assim, espero chegar longe", finaliza na expectativa para um próximo papel.

Acompanhe também as últimas notícias dos famosos pelo nosso Facebook.