
Se na maioria dos países do mundo o alistamento militar é algo sério e super respeitado, na Tailândia isso vira um evento não só no país mas a nível mundial. E estamos na época de nos divertirmos com as mais icônicas peripécias dos jovens Tailandeses, que estão à beira do colapso para descobrir se servirão ao exército ou serão dispensados.
E a melhor parte disso tudo é que a definição dos futuros combatentes do país é feita através de um sorteio. Não, isso não é 'Jogos Vorazes', é a Tailândia mostrando ser um dos lugares mais icônicos do mundo em cada detalhe.
Antes de chegarmos às icônicas cenas de Tailandeses literalmente passando mal nos sorteios, devemos entender como funciona o alistamento militar e o que culmina no tão temido [e divertido, vai] sorteio. E tudo começa com uma decisão tomada pelos jovens a partir dos seus 17 anos.

Quando estão prestes a completar a maioridade, os jovens tem a possibilidade de se voluntariar para servir as Forças Armadas quando fizerem 18 anos. Os que desejam seguir a carreira militar podem servir ao exército por um período de 6 meses a um ano e meio, a depender do seu nível de escolaridade.
Já aqueles que fogem do alistamento voluntário devem participar de um sorteio, que ocorre só quando completam 21 anos, quatro anos depois da decisão mais importante de suas vidas. Esse sorteio acontece anualmente, entre os dias 01 e 12 de abril, quando a internet viraliza diversos momentos icônicos e super divertidos.
Ah, mais um fator que torna essa seleção única: se o número de pessoas sorteadas [que estima ser em torno de 100 mil por ano] chegar à meta antes do fim do sorteio, todos os outros que não passaram por ele são automaticamente dispensados do exército. Aqui a sorte conta - e muito - para seu futuro.

Há alguns casos em que jovens que não optam por servir ao exército tailandês podem serem dispensados sem precisar passar pelo sorteio: rapazes com menos de 1,60m de altura, pessoas com doenças psiquiátricas ou limitações físicas, jovens naturalizados Tailandeses, monges budistas e rapazes que fizeram o Programa de Defesa Territorial durante o período escolar.
A dispensa também pode ser pedida por estudantes de alguns cursos superiores, mas este grupo só evita a dispensa por, no máximo, 5 anos a partir do momento em que completam 21. Por fim e não menos importante, pessoas que "mudaram drasticamente sua aparência física", como transexuais, também estão elegíveis a ganhar a dispensa do exército.
Berço das cirurgias de redesignação de gênero, a Tailândia conta com muitas mulheres trans e jovens LGBTQIAPN+. Em alguns casos, as que passaram pela transição de gênero chegam a comparecer aos sorteios, onde mostram seus documentos retificados para ganhar a dispensa sem precisar passar pelo sorteio.

Imagine uma disputa de Miss Universo onde cada uma das representantes de seu país vibra muito ao ser escolhida para a próxima fase... só que ao contrário. No alistamento militar Tailandês, os jovens comemoram muito quando ganham a dispensa do exército através de um sorteio muito divertido.
Todos os anos, no início de abril, os militares reúnem milhares de jovens em salões designados por todo o país, onde realizam a fase final do alistamento. Por lá, cada jovem é chamado pelo próprio nome, portando documentos pessoais, e caminha até uma urna segurada por um representante das Forças Armadas.
Esta urna é composta por papeis vermelhos e pretos, e cada um sorteia a cor que define o seu futuro no exército. Se tirar o papel com a faixa vermelha, o jovem deve passar 2 anos servindo ao país [tempo superior aos voluntários]; e caso a faixa seja preta, ele está automaticamente dispensado.

E é aí que os maiores memes do ano surgem para divertir toda a internet, especialmente entre os candidatos gays. Desesperados pela possibilidade de servir ao exército, eles fazem verdadeiras performances desde o momento de ir à urna até a retirada do papel e o resultado narrado por um militar - cabe dizer que os militares presentes entram na diversão com os jovens, fazendo suspense ao máximo para dizer a cor do papel.
Por lá, não é incomum ver jovens passando mal ou sendo carregados por militares após desmaiarem. Na hora do resultado, muitos são segurados por representantes do exército para evitar caírem no chão ou se machucarem. E, se o sorteio acaba na dispensa, a festa é generalizada e todos vibram muito pelo colega.
Abaixo, o Purepeople separou alguns dos momentos mais icônicos do alistamento militar na Tailândia que estão causando muito na web. Assista e se divirta!

