Como está o elenco de 'Terra Nostra' hoje? 26 anos após estreia da novela da Globo, antes e depois destes 24 atores é de cair o queixo
Publicado em 7 de agosto de 2025 às 06:07
A partir de setembro, a TV Globo exibe a novela 'Terra Nostra' na 'Faixa Especial'. Veja o antes e depois do elenco da novela, incluindo Ana Paula Arósio e Thiago Lacerda!
Antes e depois do elenco de 'Terra Nostra': 26 anos após estreia da novela da Globo, veja como estão os atores hoje Ana Paula Arósio brilhou como Giuliana em 'Terra Nostra', sendo sua primeira novela na Globo. Hoje, a atriz vive reclusa, longe da televisão e dos holofotes desde 2010 Thiago Lacerda deu vida a Matteo, o protagonista romântico da trama. O papel impulsionou sua carreira na TV e o ator segue ativo, também se dedicando ao teatro Antônio Fagundes interpretou o poderoso Gumercindo em 'Terra Nostra'. Considerado um dos maiores nomes da TV brasileira, o ator continua atuando Carolina Kasting viveu Rosana, filha de Gumercindo, na novela. Após o sucesso da trama, seguiu carreira na TV e atualmente também atua como roteirista

Faltando menos de um mês para o fim de 'História de Amor' na 'Faixa Especial' da Globo, destinada a reprises de novelas antigas, a emissora já definiu qual será o folhetim substituto. E, para a alegria de muitos, 'Terra Nostra' com Ana Paula Arósio e Thiago Lacerda ganhará mais uma exibição na TV aberta a partir do dia 1º de setembro.

Escrita por Benedito Ruy Barbosa e dirigida por Jayme Monjardim, 'Terra Nostra' foi exibida na Globo em 1999 e hoje é considerada um verdadeiro clássico da teledramaturgia brasileira. Além da coincidência um tanto impressionante com o Titanic, a trama retratou a chegada dos imigrantes italianos ao Brasil no fim do século XIX, logo após a abolição da escravatura.

No centro da trama estavam Giuliana (Ana Paula Arósio) e Matteo (Thiago Lacerda), dois jovens que se apaixonam ainda a bordo do navio rumo ao Brasil, mas acabam separados logo ao desembarcar em São Paulo. Então, os dois enfrentam um longo caminho até o reencontro, cercado por dificuldades e idas e vindas. 

Além do casal protagonista, a novela 'Terra Nostra' também ficou marcada por um elenco de peso que incluiu nomes como Antônio Fagundes, Marcello Antony, Carolina Kasting, Maria Fernanda Cândido e até Nicolas Prattes, que apareceu ainda criança na trama.

Então, em celebração aos 26 anos da novela e a volta do folhetim para a TV Globo, separamos um antes e depois impressionante de 24 atores do elenco principal. Quer saber como estão os atores de 'Terra Nostra' hoje? Acesse a galeria e confira!

Veja também
'Às traças no SBT': antes de 'Terra Nostra', Ana Paula Arósio foi alvo de guerra nos bastidores da Globo para tirá-la da emissora de Silvio Santos
'Terra Nostra' tem relação inusitada com o Titanic

Poucos sabem, mas 'Terra Nostra' guarda algumas curiosidades de bastidores impressionantes. Uma delas é que as cenas da viagem de Giuliana e Matteo foram gravadas, de fato, em alto-mar. Os atores estiveram à bordo de um navio de verdade, construído na década de 1940 e com nome S.S. Shieldhall.

Para dar vida a esse momento tão simbólico, a TV Globo mobilizou quase 50 profissionais entre equipe técnica, elenco e produção. A ambientação também contou com cerca de 300 figurantes (ingleses, gregos e italianos) que ajudaram a tornar a sequência ainda mais fiel à realidade da época em que a novela foi retratada.

Além disso, 'Terra Nostra' teve parte das cenas gravada no porto de Southampton, na Inglaterra - o mesmo de onde partiu o Titanic em 1912. Foi nesse local histórico que foram rodadas as cenas de embarque da novela, antes do navio seguir viagem pelo Canal da Mancha até o destino final. Já no Brasil, as sequências de chegada foram filmadas no porto de Santos, em São Paulo.

Matérias relacionadas
Par de Agnaldo Rayol em música de 'Terra Nostra', Charlotte Church perdeu fortuna de milhões: 'Conto de fadas virou pesadelo sombrio'
Par de Agnaldo Rayol em música de 'Terra Nostra', Charlotte Church perdeu fortuna de milhões: 'Conto de fadas virou pesadelo sombrio'
Reconhece? Atual galã da Globo foi filho de Ana Paula Arósio na novela 'Terra Nostra' em 2000
Reconhece? Atual galã da Globo foi filho de Ana Paula Arósio na novela 'Terra Nostra' em 2000
'Terra Nostra': 5 curiosidades sobre a novela que você vai amar assistir no Viva
'Terra Nostra': 5 curiosidades sobre a novela que você vai amar assistir no Viva
Por Hernane Freitas | Colaborador TV e celebs
Amante do universo pop e das celebridades em geral. Não vivo sem música, uma boa xícara de chá verde e te dou as melhores recomendações de doramas.
Sobre
Ana Paula Arósio
Ana Paula Arósio
'Vermelha feito pimentão': Ana Paula Arósio, hoje na reprise de 'Terra Nostra' e cotada para 'Avenida Brasil 2', ficou sem reação com cantada ousada na TV
25 de fevereiro de 2026 às 11:12
Todos os itens
Palavras-chave
Famosos brasileiros Entretenimento Famosos antes e depois Novelas TV TV Globo Novela Terra Nostra
Tendências
Todos os famosos
Top notícias Novelas
Últimas notícias das Novelas
Novelas
Últimas Notícias
Pai de Raul em 'Três Graças', Ferette esconde segredo para acabar com Rogério, mas não imagina que o rival sabe a verdade e arma contragolpe
Pai de Raul em 'Três Graças', Ferette esconde segredo para acabar com Rogério, mas não imagina que o rival sabe a verdade e arma contragolpe
19:42
Vista para o mar, 667 m², três suítes e conforto no RJ: mansão de Mateus Solano vai à venda após separação de 15 anos; imóvel de luxo tem Luciano Huck como vizinho
Vista para o mar, 667 m², três suítes e conforto no RJ: mansão de Mateus Solano vai à venda após separação de 15 anos; imóvel de luxo tem Luciano Huck como vizinho
19:06
Últimas Notícias