A temporada de Natal está chegando, e muita gente já começa a separar os enfeites, montar o presépio e escolher o melhor canto para posicionar a árvore. Ela pode, sim, ficar em vários lugares da casa, mas alguns pontos devem ser evitados - tanto por segurança quanto por praticidade e até pela estética.
Independentemente de ser natural ou artificial, com luzes integradas ou tradicional, vale seguir algumas recomendações básicas para garantir uma decoração bonita e sem riscos.
1. Próximo a fontes de calor
O mais importante é manter a árvore longe de chaminés, radiadores, estufas, velas, lareiras e qualquer saída de ventilação quente.
– Árvores naturais podem ressecar e pegar fogo com mais facilidade.
– Árvores artificiais podem deformar ou até derreter.
2. Ao lado de tomadas e extensões sobrecarregadas
Evite criar um “amontoado” de réguas, extensões e fios apenas para ligar as luzes. Nunca encoste o pinheiro em tomadas já sobrecarregadas.
3. Em áreas de fuga da casa
Corredores estreitos, portas de passagem e rotas de saída devem ficar livres. A árvore pode atrapalhar uma eventual evacuação em caso de emergência.
4. Em ambientes externos sem preparo
Alguns modelos artificiais não resistem à chuva, ao sol direto ou ao vento. Se não forem próprios para área externa, podem se deteriorar rapidamente.
5. Em zonas de muito movimento
Instalar a árvore no meio do caminho aumenta a chance de quedas, tropeços e acidentes. Também causa sensação de bagunça.
6. Na frente de janelas que precisam ser abertas
Árvore bloqueando circulação de ar é um problema: vai atrapalhar a ventilação e dificultar a abertura das folhas da janela.
7. Perto da cozinha
Ela pode absorver gordura e odores da comida - principalmente se estiver perto do fogão. Em cozinhas integradas, mantenha o máximo de distância possível.
8. Em cantos onde 'desaparece'
O ideal é que a árvore fique em um ponto visível, preferencialmente na sala ou na área de convivência, onde o clima natalino realmente se destaca.
Para a designer Patricia Pombo, o melhor ambiente é aquele que transmite sensação de lar e convivência. Ela recomenda colocar a árvore em uma das esquinas da sala de estar ou do living, onde a família passa mais tempo.
A filosofia milenar chinesa também indica os melhores pontos da casa para reforçar energias positivas:
- Leste (Família/Saúde): simboliza união e bem-estar.
- Sudeste (Riqueza): associado à prosperidade e boa sorte financeira.
- Sul (Reconhecimento): ligado à energia ativa, inspiração e visibilidade.
Para potencializar as boas energias, especialistas em Feng Shui recomendam:
– Luzes em tom quente;
– Escolher apenas duas ou três cores para os enfeites;
– Manter a árvore firme, simbolizando estabilidade;
– Colocar uma estrela no topo;
– Evitar bagunça ao redor, que bloqueia o fluxo energético.