Avião que causou acidente com Luciano Huck e Angélica não podia ter decolado
Publicado em 21 de abril de 2017 14:16
Por Guilherme Guidorizzi | Notícias da TV, novelas e famosos
Escreve sobre novelas e entrevista o elenco para trazer as novidades dos próximos capítulos. Produz conteúdos sobre famosos e TV.
Laudo aponta falha nos equipamentos e erros dos pilotos e da empresa de táxi-aéreo
Avião que levava Luciano Huck e Angélica, em maio de 2015, não tinha condições de voo, aponta laudo do Cenipa
Luciano Huck e Angélica estavam acompanhados dos filhos quando a aeronave fez um pouso forçado em fazenda do Mato Grosso
Avião que levava Luciano Huck e Angélica tinha dois equipamentos inoperantes, entre eles o gravador de voz
Luciano Huck teve fratura na vértebra e Angélica sofreu uma lesão abdominal no pouso forçado
O avião que levava Luciano Huck e Angélica também estava com problema em um sistema ligado à resistência do ar, além de não ter combustível em uma das asas
Empresa de táxi-aéreo responsável pelo voo de Angélica e Luciano Huck não treinava seus pilotos na aeronave e foi acusada de não fazer a manutenção necessária
Angélica apó o susto agradeceu por ter sobrevivido
Luciano Huck afirmou que passaria ele e a família a comemorarem duas vezes seus aniversários
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O avião que levava Luciano Huck e Angélica e envolvido em pouso forçado há quase dois anos não podia ter decolado. É o que indica o relatório final do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), do Comando da Aeronáutica. A aeronave não tinha condições de voo, porque dois equipamentos fundamentais, entre eles o gravador de voz, estavam inoperantes. O laudo indica ainda falha da tripulação. Na aterrissagem, o apresentador fraturou uma vértebra e a apresentadora teve lesão abdominal. Eles estavam acompanhados dos filhos e babás, que nada sofreram.

Equipe não seguiu norma de checklist

Ainda segundo o relatório, divulgado pelo portal "G1", tanto o piloto como o copiloto não cumpriram o checklist. "A condição em que foram encontrados os manetes de potência, hélice e combustível dos motores, associada aos relatos de passageiros que viram a hélice do motor esquerdo rotacionando em molinete, revelam que os procedimentos previstos em checklist para o caso de falha do motor em voo não foram seguidos", aponta o documento. Após o susto, a família recorreu à terapia para se livrar do trauma. O problema no avião só foi notado pela tripulação 12 minutos depois.

Sensor de combustível foi trocado de posição

Além de uma das caixas-pretas não estar funcionando, a perícia comprovou também que um sistema que diminui automaticamente a resistência do ar em uma das hélices quando ela para não estava operando. Um terceiro problema envolve o sensor de combustível da asa esquerda da aeronave. Esse sensor do tanque interno estava instalado no externo e vice-versa. Dessa forma, o piloto, que relatou a reação da família, foi induzido a achar que tinha combustível na asa esquerda.

Não havia combustível em uma das asas

Com a troca de sensores, os pilotos não puderam usar o combustível que estava na asa direita. Isso só é possível porque uma válvula cruzava os sistemas dos dois lados do avião. Assim, o combustível pode ser fornecido de uma mesma asa para ambos os motores ou, em outra possibilidade, com o motor em pane, sua alimentação poderia ocorrer em funcionamento com o combustível da asa oposta. O documento indica ainda que havia cerca de 320 litros de combustível na asa direita e nada na asa oposta. Depois do acidente, Angélica agradeceu o fato de ser se salvado e Huck acrescentou que passariam a comemorar duas vezes o aniversário.

Empresa pressionava pilotos a voar sempre que possível

Ainda de acordo com o laudo, a empresa de táxi-aéreo dona da aeronave pressionava seus pilotos a decolar sempre que possível. Quando um profissional se recusava, era substituído, mesmo que temporariamente por um outro sem vínculo com a empresa. Os pilotos também eram orientados a não notificar "não conformidades" e nem tinham acesso às cadernetas tanto da hélice, como da célula e do motor. A empresa também é acusada de não fazer manutenção nem equipamentos não essenciais. E muito menos treinar seus pilotos na aeronave envolvida no pouso forçado. Eles só passavam no treinamento em um modelo parecido e com custo menor em relação às horas de voo.

(Por Guilherme Guidorizzi)

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