Nem só da dieta do ovo vive Virgínia Fonseca! Apesar de ter popularizado o plano alimentar nos últimos meses, a influenciadora costuma seguir uma alimentação balanceada e super saudável, que inclui ainda muito suco verde e até uma receitinha com banana para evitar a vontade de comer doces.
Recentemente, Virgínia foi proibida de comer chocolate preto devido à enxaqueca, então, aliada a doença com a sua luta para manter a boa forma, a rainha de bateria da Grande Rio começou a usar a banana com whey para suprir a vontade de comer doces.
"Eu fechei a boca. Quando fui para a maternidade já cortei doce, então não estou comendo nada de doce. Quando fico com vontade como uma banana com whey para dar aquela disfarçada e me alimento bem melhor", disse Virgínia Fonseca em uma entrevista recente ao portal Leo Dias.
Apesar da banana ser uma facilitadora de sua dieta, Virgínia não esconde o fato da fruta ser uma de suas favoritas. Super baratinha e fácil de encontrar, a banana é um dos frutos mais populares da mesa dos brasileiros, mas nem todo mundo sabe que ela tem benefícios únicos para a saúde.
A banana é uma das frutas mais consumidas no mundo e, além de prática, tem sido objeto de diversos estudos que comprovam seu impacto positivo na saúde. Rica em fibras, vitaminas e minerais, ela atua em várias frentes do organismo, desde a digestão até o humor. Veja, a seguir, 5 benefícios que poucos conheciam.
De acordo com dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), uma banana média contém em torno de 3 g de fibras, o que representa quase 10% da recomendação diária de um adulto. Pesquisas apontam que esse teor ajuda a regular o funcionamento do intestino e a manter o trânsito intestinal saudável.
Entre essas fibras está a pectina, que, associada ao amido presente na fruta, contribui para controlar os níveis de glicose no sangue e aumentar a sensação de saciedade. Além disso, esse conjunto tem efeito prebiótico, favorecendo o crescimento de bactérias benéficas na flora intestinal.
A banana também é reconhecida como uma boa fonte de vitamina B6. De acordo com a nutricionista Edivânia Soares, essa vitamina desempenha um papel essencial no metabolismo energético e no funcionamento do sistema nervoso, já que está ligada à manutenção dos neurotransmissores. Ou seja, além de fornecer energia, a fruta contribui para o equilíbrio das funções cerebrais.
Outro ponto importante é a presença de compostos antioxidantes, como a vitamina C. Estudos indicam que ela fortalece o sistema imunológico, auxilia na absorção de ferro e combate radicais livres, que são moléculas associadas ao envelhecimento precoce e ao risco de doenças crônicas.
Abundante na banana, o potássio é fundamental para o equilíbrio da pressão arterial e para a saúde cardiovascular. Além disso, a fruta contém magnésio, nutriente relacionado à manutenção da função muscular, prevenção de cãibras e fortalecimento ósseo. De acordo com a Mayo Clinic, tanto o potássio quanto o magnésio ajudam a prevenir a hipertensão.
Pouca gente sabe, mas a banana pode ajudar até na qualidade do sono. Pesquisas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul apontam que a fruta é uma das principais fontes de triptofano, aminoácido essencial para a produção de serotonina (ligada ao humor) e melatonina (responsável pela regulação do sono).
player2