Protetor solar no cabelo? Saiba como funciona e quais são as vantagens de usar
Publicado em 30 de setembro de 2018 06:46
Por Purepeople
Todo mundo sabe que passar protetor solar é essencial para evitar doenças de pele como câncer, mas por que o cabelo não é protegido? Em entrevista para o Purepeople, o dermatologista Alberto Cordeiro revela que prevenir os fios dos raios solares é tão importante quanto aplicar o produto no corpo. Além de melhorar na aparência do cabelo, o protetor é responsável por manter os fios saudáveis
Conheça o protetor solar para cabelo e conheça seus benefícios para os fios
Em entrevista para o Purepeople, o dermatologista Alberto Cordeiro esclarece o produto
A utlização do protetor solar para o cabelo é essencial para a saúde dos fios
Segundo o médico, pesquisas científicas comprovam a eficiência do protetor
O protetor solar para o corpo não deve ser utilizado no cabelo
A não utilização do protetor nos fios pode deixá-los ressecados, opaco, quebradiço e sem vida
O produto deve ser enxaguado após o fim de sua utilização
Para que o protetor funcione, é preciso aplicá-lo 30 minutos antes da exposição solar
Veja + após o anúncio

Creme, gel, spray e até mesmo em cápsula! Os protetores solares estão sendo inovados, ganhando outros formatos, e também podem proteger o cabelo agora. Com o verão chegando, você não pode perder a dica do Purepeople para não correr o risco de prejudicar os fios com a exposição exagerada aos raios solares. Em entrevista para o site, o dermatologista Alberto Cordeiro esclarece a utilização do bloqueador nas mechas e revela o que acontece quando o cosmético não é aplicado. "Assim como a pele, o cabelo também sofre com os danos da radiação ultravioleta", aponta o especialista em cosmiatria e tricologia.

Protetor para o cabelo funciona? 'Estudos científicos comprovam'

Diferentemente dos produtos de maquiagem que possuem fator de proteção solar (FPS), o bloqueador para os fios costuma ter um resultado satisfatório. "Funcionam muito bem tanto para a proteção dos fios quanto do couro cabeludo", declara o profissional ao acrescentar: "Já existem vários estudos científicos que comprovam a eficácia desses produtos." Para que a proteção dê certo, é preciso encontrar o filtro adequado. "Você não consegue passar o protetor de corpo no cabelo, já que ele é no formato de creme. Passando no cabelo não se consegue atingir toda a fibra capilar e também o couro cabeludo pode ficar muito oleoso com esse produto", alerta o médico, chamando a atenção para a oleosidade, fator que pode ser combatido com protetor apropriado, ao informar: " O ideal é utilizar um produto específico para a fibra para não depositar muito resíduo nela e também não sobrecarregar muito o couro cabeludo."

Por que usar o protetor: 'Perda da água'

Preservar os fios do sol é tão importante quanto se proteger dos raios durante o inverno. Quando não é feito o uso do filtro, o cabelo pode ser prejudicado. "Causa danos à estrutura capilar. A exposição solar em grande quantidade faz com que o fio perca água para o meio ambiente, deixando-o mais ressecado, mais opaco, mais quebradiço e sem vida", desvenda Alberto ao desenvolver: "Apensar de a fibra ser resistente, pois é formada em sua maior parte de queratina, ela também pode sofrer com os danos do sol, principalmente a perda da água para o ambiente, ficando desidratada." Para quem está com receio de experimentar, o dermatologista incentiva: "Dificilmente ele poderá trazer algum problema. Logicamente, esse produto deve ser retirado dos fios pós-exposição solar, enxaguando bem a fibra e o couro cabeludo. A maior parte dos problemas está relacionada ao uso de protetor solar de corpo ou rosto no couro cabeludo, dessa forma, levando a um deposito de resíduo na fibra e o aumento de oleosidade." Na pele, existe cosméticos específicos para evitar a oleosidade e, assim, a acne.

Como proteger os fios: 'Aplicar cerca de 30 minutos antes'

Para quem já resolveu aderir, o modo de usar é bem fácil. "Antes dessa exposição solar, cerca de 30 minutos antes, aplicar esse leave-in, que já tem a proteção em sua formulação ou o protetor solar específico para os cabelos", recomenda o especialista ao sugerir outras medidas: "Evitar a exposição solar depois das 10h da manhã ou após das 16h."

(Por Fernanda Casagrande)

Veja + após o anúncio
Veja + após o anúncio
Palavras-chave
Cabelo Beleza Verão Principais notícias Beleza & Estilo Primavera/Verão
Sobre o mesmo tema
Como saber se você tem pele sensível? Saiba quais são os principais sinais e como tratar
Como saber se você tem pele sensível? Saiba quais são os principais sinais e como tratar
10 de fevereiro de 2024
Protetor solar em bastão! Confira 3 opções que são tendência para o verão
Protetor solar em bastão! Confira 3 opções que são tendência para o verão
11 de fevereiro de 2024
Notícias similares
Cabelo loiro no Verão 2024: expert na cor, hair stylist conta tudo que você precisa saber para achar o seu tom ideal
Cabelo loiro no Verão 2024: expert na cor, hair stylist conta tudo que você precisa saber para achar o seu tom ideal
6 de novembro de 2023
Regra da colher ou dos 3 dedos? Descubra esses métodos diferentes e saiba está passando protetor solar do jeito certo
Regra da colher ou dos 3 dedos? Descubra esses métodos diferentes e saiba está passando protetor solar do jeito certo
24 de novembro de 2023
Últimas Notícias
Últimas Notícias