Home
últimas
Famosos Brasileiros
Famosos Internacionais
Famosos na praia
Filhos de famosos
Fotos de famosos
Vídeos
Namoro
Instagram dos famosos
Principais notícias
Todos os temas
Novelas
Novela Amor de Mãe
Novela Bom Sucesso
Novela Éramos Seis
Malhação - Toda Forma de Amar
As Aventuras de Poliana
Novela Topíssima
Resumo de novelas
TV
Domingão do Faustão
Masterchef Brasil
Caldeirão do Huck
Mais Você
Encontro com Fátima
Fantástico
Famosos
Bruna Marquezine
Marina Ruy Barbosa
Sasha
Anitta
Grazi Massafera
Ivete Sangalo
Kate Middleton
Meghan Markle
Marilia Mendonça
Gusttavo Lima
Camila Queiroz
Sabrina Sato
Michel Teló
Juliana Paes
Beleza e estilo PB valendo 27/08/19
Cabelo
Make
Moda
Dieta & Saúde
Beleza & Estética
Especial Arezzo valendo

Protetor solar no cabelo? Saiba como funciona e quais são as vantagens de usar

Todo mundo sabe que passar protetor solar é essencial para evitar doenças de pele como câncer, mas por que o cabelo não é protegido? Em entrevista para o Purepeople, o dermatologista Alberto Cordeiro revela que prevenir os fios dos raios solares é tão importante quanto aplicar o produto no corpo. Além de melhorar na aparência do cabelo, o protetor é responsável por manter os fios saudáveis

Creme, gel, spray e até mesmo em cápsula! Os protetores solares estão sendo inovados, ganhando outros formatos, e também podem proteger o cabelo agora. Com o verão chegando, você não pode perder a dica do Purepeople para não correr o risco de prejudicar os fios com a exposição exagerada aos raios solares. Em entrevista para o site, o dermatologista Alberto Cordeiro esclarece a utilização do bloqueador nas mechas e revela o que acontece quando o cosmético não é aplicado. "Assim como a pele, o cabelo também sofre com os danos da radiação ultravioleta", aponta o especialista em cosmiatria e tricologia.

Protetor para o cabelo funciona? 'Estudos científicos comprovam'

Diferentemente dos produtos de maquiagem que possuem fator de proteção solar (FPS), o bloqueador para os fios costuma ter um resultado satisfatório. "Funcionam muito bem tanto para a proteção dos fios quanto do couro cabeludo", declara o profissional ao acrescentar: "Já existem vários estudos científicos que comprovam a eficácia desses produtos." Para que a proteção dê certo, é preciso encontrar o filtro adequado. "Você não consegue passar o protetor de corpo no cabelo, já que ele é no formato de creme. Passando no cabelo não se consegue atingir toda a fibra capilar e também o couro cabeludo pode ficar muito oleoso com esse produto", alerta o médico, chamando a atenção para a oleosidade, fator que pode ser combatido com protetor apropriado, ao informar: " O ideal é utilizar um produto específico para a fibra para não depositar muito resíduo nela e também não sobrecarregar muito o couro cabeludo."

Por que usar o protetor: 'Perda da água'

Preservar os fios do sol é tão importante quanto se proteger dos raios durante o inverno. Quando não é feito o uso do filtro, o cabelo pode ser prejudicado. "Causa danos à estrutura capilar. A exposição solar em grande quantidade faz com que o fio perca água para o meio ambiente, deixando-o mais ressecado, mais opaco, mais quebradiço e sem vida", desvenda Alberto ao desenvolver: "Apensar de a fibra ser resistente, pois é formada em sua maior parte de queratina, ela também pode sofrer com os danos do sol, principalmente a perda da água para o ambiente, ficando desidratada." Para quem está com receio de experimentar, o dermatologista incentiva: "Dificilmente ele poderá trazer algum problema. Logicamente, esse produto deve ser retirado dos fios pós-exposição solar, enxaguando bem a fibra e o couro cabeludo. A maior parte dos problemas está relacionada ao uso de protetor solar de corpo ou rosto no couro cabeludo, dessa forma, levando a um deposito de resíduo na fibra e o aumento de oleosidade." Na pele, existe cosméticos específicos para evitar a oleosidade e, assim, a acne.

Como proteger os fios: 'Aplicar cerca de 30 minutos antes'

Para quem já resolveu aderir, o modo de usar é bem fácil. "Antes dessa exposição solar, cerca de 30 minutos antes, aplicar esse leave-in, que já tem a proteção em sua formulação ou o protetor solar específico para os cabelos", recomenda o especialista ao sugerir outras medidas: "Evitar a exposição solar depois das 10h da manhã ou após das 16h."

(Por Fernanda Casagrande)

Acompanhe também as últimas notícias dos famosos pelo nosso Facebook.