





Atriz das primeira versões das novelas "Vale Tudo" e "Chiquititas", Flávia Monteiro revelou ter sido diagnosticada com um tipo de câncer de pele. Ao mesmo tempo, via a mãe enfrentar um tumor no estômago e o pai, um na próstata (mesmo tipo de doença do ex-presidente Joe Biden, dos EUA). Aos 52 anos, a protagonista da novelinha infantil do SBT (1997-2001) acabou impedida de dançar no especial "Geração Chiquititas", que a plataforma da emissora produziu ano passado.
Flávia relatou que em um primeiro momento se confundiu ao ver a mancha em uma das pernas. "Inicialmente, achei que fosse uma pinta, mas era um melanoma. Tive que fazer uma operação, e isso coincidiu justamente com a época do documentário. Meu médico me proibiu de dançar", contou à Heloisa Tolipan.
"Era uma micro pinta na região do joelho. Fui à dermatologista e ela achou esquisita. Pediu uma biópsia e um exame histológico. Disse: ‘Vamos tirar para a gente fazer a biópsia, porque não estou gostando'", prosseguiu. "No fim, acabamos retirando. Era um melanoma de grau dois. Fiquei com um talho na perna gigantesco. Mas, de todo modo, imagina se eu não tivesse visto", acrescentou a mãe de Sophia, de 9 anos, fruto do casamento com Avner Saragossy.
+ cantor Netinho enfrenta câncer no sistema linfático
Intérprete da Fernanda em "Vale Tudo" original e da primeira Carolina da novelinha do SBT, Flávia não teve que se submeter à quimioterapia e tampouco à radioterapia, porém mantém um acompanhamento médico a cada três meses. E isso se estenderá pelos próximos dois anos. A atriz contou também que precisou encarar a descoberta de tumores nos pais ao mesmo tempo em que se tratava.
"Minha mãe também estava com um tumor no estômago, e meu pai com câncer de próstata. A sensação era de que o anjo da enfermidade resolveu bater à minha porta. E foi tudo meio que ao mesmo tempo", definiu ela revelada em "Vale Tudo". Na sequência, Flavia esteve no original de "Pantanal" e retornou à Globo em "Salomé" para chegar ao SBT em 1993.
No canal, atuou ainda em "Sangue do Meu Sangue". Flávia também esteve na Record, a partir de 2006 atuando em "Máscaras" e "Vitória", entre outras novelas e séries. A artista está longe da TV desde "Gênesis" (2021).