A segunda noite de desfiles da Série Ouro do Carnaval 2026 foi marcada por um grave acidente envolvendo carro alegórico no final da apresentação da União de Maricá. Integrante do time de apoio da escola, um idoso de 65 anos teve fratura exposta grave nas duas pernas.
O caso lembra o da criança Raquel, que morreu horas após amputar um dos membros inferiores em 2022 ao ser imprensada do lado de fora da Sapucaí. Cinco anos antes, em 2017, um atropelamento no desfile da Paraíso do Tuiuti deixou um morto e quase 20 feridos.
Segundo o g1, pelo menos três pessoas foram atingidas pela alegoria da Maricá. Itamar de Oliveira, 65 anos, chegou ao Hospital Souza Aguiar, no Centro, em 8 minutos. "Foi um esmagamento, mas felizmente deve ser possível recuperar a perna", resumiu o secretário de Saúde do Rio, Daniel Soranz, nesta madrugada.
O novo acidente da Sapucaí ocorreu no final do desfile da Maricá, que precisou correr para não ultrapassar o tempo máximo de 55 minutos. Nisso, o último carro da tricolor saiu do eixo e atingiu o portão que marca o fim do desfile, atropelando as três pessoas.
Uma segunda vítima foi atendida na Sapucaí e uma terceira, levada a outro hospital, o Miguel Couto. A Maricá se manifestou e lamentou o acidente, que envolveu ainda um possível princípio de incêndio em outrro carro: "Neste momento, nada é mais importante do que a saúde e o pleno restabelecimento do envolvido".
A agremiação foi a sexta a desfilar pela Série Ouro com o enredo "Berenguendéns e Balangandãs", a respeito dos amuletos em formato de joias usados pelas mulheres negras. Também nesta madrugada, mas em São Paulo, o presidente da Águia de Ouro ficou ferido ao ser atingido pelo portão de ferro que marca o fim dos desfiles das escolas.
Na Sapucaí, um dos acidentes mais lembrados e que por pouco não terminou em tragédia foi durante o desfile da Viradouro em 1992. Já na dispersão, o carro que representava a Rússia no enredo "E a Magia da Sorte Chegou" sobre os ciganos pegou fogo e as chamas logo se alastraram. Apesar dos esforços, a alegoria ficou toda destruída.