
Na rotina de skincare, um passo que não pode faltar é a limpeza da pele. E qual é a melhor opção para esse cuidado facial: o cleansing oil ou a água micelar? A dermatologista Natasha Crepaldi contou ao Purepeople as diferenças entre os dois produtos e explicou os benefícios de cada um deles. Confira!
O cleansing oil é feito à base de óleos e pode ser usado como demaquilante
Queridinho na rotina de beleza das asiáticas, o cleansing oil também virou um sucesso por aqui. Trata-se de um óleo de limpeza, que remove profundamente as impurezas da pele e ainda retira a maquiagem, inclusive as que são à prova d'água. "Por ser um demaquilante à base de óleo, o cleansing oil limpa a pele sem deixar aquela sensação de que está repuxando após a lavagem. E é indicado para todos os tipos de pele, até as oleosas, pois deixa a cútis macia, limpa e hidratada depois do enxágue", explica a dermatologista Natasha Crepaldi.
O cleansing oil pode ser usado até em peles oleosas?
Parece estranho, mas a dermato garante que sim, o óleo de limpeza pode ser usado em pele oleosa e também propensa à acne. "A lógica é simples e baseada na ciência. Imagine um dia chuvoso e uma poça de óleo sobre uma poça de água. Ela não se mistura, certo? Semelhante dissolve semelhante. Óleo dissolve óleo. Na realidade, os cleansing oils são maravilhosos para todos os tipos de pele".
Quais são os benefícios da água micelar?
Além de ser mais acessível e versátil, a água micelar também pode ser usada para limpar a pele. "Composta de poucos ingredientes, mas de alta tecnologia, sua fórmula combina muita água – termal ou floral – com elementos de limpeza solúveis em água e em óleo. Quando entram em contato com a pele, esses elementos formam micelas, que nada mais são glóbulos que absorvem a sujeira da derme como uma esponja. E sem precisar enxaguar", destaca Natasha.
A água micelar pode substituir o tônico ou gel de limpeza
Outra vantagem da água micelar é que ela simplifica a rotina de skincare, diminuindo o passo a passo para ter uma pele mais limpa. No entanto, como demaquilante, o produto pode não ser muito eficaz. "Embora tenha essa função, se a maquiagem for mais pesada e à prova d'água, o ideal é usar produtos tradicionais, de acordo com o tipo de pele, para evitar que fiquem resíduos. A solução serve para qualquer tipo de limpeza express de que a pele precise. Conforme o tipo de pele e hábitos, ela pode ser também um suave substituto do tônico e até do sabonete ou gel de limpeza".
Escolha o produto que mais combina com a sua rotina
Tanto o cleansing oil quanto a água micelar são cheios de benefícios quando o assunto é cuidados com a pele. A dica é escolher o que mais se adequa a sua rotina de skincare! Para quem prefere usar o óleo de limpeza, a dermato indica usar uma vez ao dia, de preferência à noite. Já a água micelar, por ser mais leve, pode ser usada na sua rotina matinal e noturna.
(Por Marina Couto)