Nem sempre é fácil cravar que um dorama será excelente logo de cara, ou melhor, logo no primeiro episódio. Se você é dorameiro(a), sabe que a maioria das histórias exige tempo para se tornar viciante e, algumas delas, nos fazem esforçar para gostar dos protagonistas. Mas 'A Lição' é um ponto fora da curva.
Em apenas um episódio de 'A Lição', dorama da Netflix cujo nome original é 'The Glory', fui fisgado por uma narrativa que não tem pressa, mas também não perde tempo... e que traz uma protagonista forte, cheia de cicatrizes (literalmente) e muitos assuntos mal-resolvidos do passado.
O dorama gira em torno de Moon Dong-eun, interpretada por Song Hye-kyo, uma mulher marcada por uma juventude destruída pela violência escolar. Vítima de bullying dos valentões ricos de seu antigo colégio, ela passou por momentos delicados e foi agredida em diversos momentos, enfrentando até queimaduras de chapinha.
Isso fez com que a protagonista deixasse a escola. Sem nenhum amigo ou alguém que pudesse se importar com ela, incluindo a própria mãe (interpretada pela saudosa Park Ji-ah, que faleceu ano passado), ela superou o período mais difícil de sua vida sozinha, mas com sede real de vingança.
O primeiro episódio já antecipa o tom sombrio que 'A Lição' terá ao longo dos seus 16 episódios, todos com cerca de 50 minutos de duração. E, sendo sincero, eu nem precisei maratonar essa série o dia inteiro para saber que ela seria uma verdadeira obra-prima.
Conheço muitos doramas de vingança excelentes e já até indiquei vários deles aqui no Purepeople, mas 'A Lição' vai muito além. Este dorama da Netflix não se contenta em apenas chocar com a violência escolar e o bullying, mas também cutuca feridas sociais importantes, como o silêncio das escolas e a negligência.
É impressionante como a série mantém a tensão sem precisar recorrer a exageros. E o engraçado é que a protagonista está longe de ser uma mulher carismática, já que esse dom fica para seu aliado Joo Yeo-jeong (Lee Do-hyun) e, especialmente, a comparsa Kang Yeon-nam, interpretada pela maravilhosa Yeom Hye-ran.
A força de Moon Dong-eun está justamente no silêncio e em seus passos milimetricamente calculados para executar sua vingança. Ela já não tem mais medo dos seus agressores e os enfrenta de igual para igual, entrando em suas mentes e os manipulando uns contra os outros. E quando a vingança acontece da pior forma com cada um deles... ah, é um deleite sem fim.
Por isso, é impossível assistir só a um episódio de 'A Lição'. Quando percebi, em um domingo qualquer, estava no quinto e contando, com os olhos grudados na tela e uma mistura de angústia e satisfação peito. E sim, este é um dorama que dói e te revolta, mas que também traz uma estranha sensação de justiça. Vale muito a pena a maratona.