O episódio desta sexta-feira (10/10) de 'Quilos Mortais' promete emocionar o público. A atração, apresentada por Celso Zucatelli, na Record TV, mostra a história de Dominic Hernandez, um homem que viveu durante quatro anos dentro de uma van com o irmão, James, após perder a mãe e ver a casa da família ser leiloada.
Sem emprego fixo, sem casa e com o peso chegando a 305 quilos, Dominic sobrevivia com o auxílio de programas sociais. O pouco que sobra ele gasta em comida e, de vez em quando, em diárias de hotel apenas para tomar banho. No fundo, o que o mantinha de pé é uma promessa feita à mãe no leito de sua morte: cuidar da própria saúde e tentar ter uma vida melhor.
Com a ajuda financeira de uma prima e o desejo de cumprir a promessa feita para a mãe, os irmãos encararam uma jornada de quase 3 mil quilômetros, saindo da Califórnia até Houston, no Texas, para buscar ajuda com o famoso cirurgião bariátrico Dr. Younan Nowzaradan, o Dr. Now.
Ao longo do episódio, Dominic revelou que o vício em comida começou logo nos primeiros anos de vida - e se deu por problemas familiares, como a maioria dos casos do programa. Ele contou que teve uma infância feliz até os 9 anos, quando o pai abandonou a família, o que o levou a buscar conforto na comida e, então, desenvolveu compulsão alimentar.
O quadro piorou quando, ainda criança, passou a ficar aos cuidados de um parente enquanto a mãe trabalhava. Foi nesse período que ele sofreu abuso sexual, fato que ele admitiu nunca ter superado completamente: "Ninguém quer ser o garoto gordo no ensino médio. Eu tentei controlar, mas nunca consegui", lamentou.
Aos 14 anos, ele já pesava mais de 136 quilos. Depois de formado, ultrapassou os 180 kg. E, na casa dos 20, já havia passado dos 227 kg. Enquanto isso, a mãe lutava contra o diabetes e problemas de saúde e, antes dela morrer, chegou a prometer que iria cuidar da própria saúde.
Quando ela morreu, Dominic chegou aos 305 quilos, o que acabou o colocando em risco extremo de vida.
Ao conhecer o Dr. Now, Dominic parecia determinado a mudar. Logo na primeira consulta, o médico traçou uma meta importante: perder 27 quilos em dois meses, considerando sua condição de vida e limitações físicas. Mas, apesar de um pequeno progresso inicial, com 10 quilos perdidos, o participante começou a não seguir suas orientações, alegando dificuldades para seguir a dieta.
O Dr. Now tentou motivá-lo e pediu que buscasse terapia para lidar com o trauma de infância. Outro incentivo feito pelo especialista em bariátrica foi que Dominic e o irmão ajustassem sua rotina e deixassem de morar na van. Mas, infelizmente, o progresso do participante no 'Quilos Mortais' foi um completo fracasso.
Na consulta seguinte, onde foi feita a pesagem para definir se ele tinha emagrecido, Dominic havia ganhado peso novamente, o que acabou frustrando o médico e a produção do reality show. Sem alcançar as metas mínimas impostas pelo Dr. Now, ele acabou expulso do programa, mas com a promessa de que poderia voltar caso se comprometesse mais.
Depois do fim de sua participação em 'Quilos Mortais', Dominic e o irmão conseguiram um pequeno avanço que sonhavam há anos: saíram da situação de rua e se mudaram para um apartamento simples no Texas. Ele abriu uma campanha no GoFundMe, um site de vaquinha online, pedindo ajuda financeira para recomeçar sua vida.
No texto inserido no site, Dominic afirmou ter perdido um pouco de peso e estar tentando manter hábitos mais saudáveis: "Ainda é uma luta diária, mas quero viver o suficiente para honrar o que prometi à minha mãe". No entanto, depois disso sua vida viro um completo mistério.
De acordo com sites internacionais, Dominic ainda não atingiu o peso ideal e nem realizou a cirurgia bariátrica que seria o pontapé para a sua mudança completa de hábitos. Ele tem perfil nas redes sociais, mas não faz atualizações sobre seu peso e muito menos com fotos pessoais, o que ainda deixa o público curioso sobre o que aconteceu.
Veja a foto mais recente de Dominic, do 'Quilos Mortais', acessando a galeria!