Armário cápsula: 5 passos para criar o seu e andar sempre na moda
Publicado em 26 de agosto de 2019 18:02
Por Purepeople
O armário cápsula tem muitas vantagens. O conceito de ter apenas um número exato de roupas, acessórios e sapatos, além de permitir um estilo de vida sustentável e econômico, também otimiza a criação de looks e evita o desperdício de peças que compramos e nem usamos. Sem contar que ainda estimula a criatividade, né? Confira 5 passos para aderir ao conceito e montar o seu!
Armário cápsula: 5 passos para montar o seu!
A idiea do armário cápsula é ter um guarda-roupa com poucas peças, mas que elas combinem entre si
Confira as dicas para aderir ao conceito de armário cápsula
No armário cápsula, a dica é ter peças-chave, que tenham cores que combinem entre si
Calça jeans é uma das peças indispensáveis de um armário cápsula
A camisa branca social é curinga no armário cápsula, já que combina com todas as peças de baixo
No armário cápsula, peças jeans também são curingas
Armário cápsula: peças precisam combinar entre si
Veja + após o anúncio

A ideia do armário cápsula é bem simples: ter peças essenciais e versáteis, que combinem entre si, para que seja possível usá-las de diversas formas e em várias ocasiões. A proposta é ótima para quem deseja ter um estilo de vida sustentável, economizar uma graninha, otimizar tempo na hora de montar looks ou simplesmente deixar o guarda-roupa mais organizado, já que o conceito "armário cápsula" também inclui uma organização estratégica do closet. Se você não sabe por onde começar mas quer aderir ao conceito, confira esses x passos para montar o seu:

1 - Defina um número de peças

O conceito de armário cápsula, criado nos anos 1970 pela estilista Susie Faux, diz que é preciso definir a quantidade de peças que seu armário deve ter. Esse número pode variar entre 15, 30, 45 e 5, desde que sejam roupas versáteis e que combinem entre si e com o seu estilo. Por isso, o primeiro passo é definir seu mood: se você é minimalista e discreta, vale montar um armário com menos peças. Se você faz a linha fashion e moderninha, que gosta de investir em muitos acessórios, está liberado aumentar o número de itens.

2 - Faça uma lista de peças que você mais usa no dia a dia

Para começar a direcionar os itens que estarão no novo closet, vale analisar o que você mais usa no dia a dia. Faça uma lista de peças que você mais usa, considerando todas as ocasiões da sua rotina - incluindo os finais de semana! Anote as peças de cima e depois as de baixo. Depois, pense em quantas combinações consegue fazer com essas peças e analise se elas funcionam para ambientes formais e informais. Por fim, anote quais cores você mais usou durante as últimas semanas.

3 - Mais partes de cima, menos partes de baixo

Ter mais peças de cima do que de baixo é importante no armário cápsula! É que por estar mais próxima do rosto, as parte de cima chamam mais atenção nos looks. A dica é ter, pelo menos, três partes de cima - como blusas, camisas, regatas e suéteres - para cada peça de baixo. Arrume-se as em cabides iguais para que você possa visualizá-las melhor no seu armário e, assim, conseguir criar combinações favoráveis.

4 - Aposte em peças-chave

No conceito de armário cápsula, a ideia é evitar comprar peças por impulso. No entanto, você precisa ter algumas peças-chave, e se você perceber que não as tem, vale comprar. Algumas dessas peças são: camisas brancas ou claras, que combinam mais facilmente; cerca de três calças jeans de modelagens diferentes; short jeans, vestido preto, jaqueta jeans, jaqueta de couro, uma saia de festa e uma saia casual, entre outros itens que servem como protagonista do look. Nos pés, apenas um calçado de cada tipo.

5 - Estampa pode? Sim!

Ao contrário do que muita gente pensa, o armário cápsula permite, sim, que você use roupas estampadas! É claro que montar um guarda-roupa com peças neutras ajuda, e muito, na hora de combinar, mas a fãs de estampa também podem aproveitá-las. Uma dica é escolher estampas atemporais, que não sejam moda, para que você consiga usar durante toda a estação ou até mesmo durante o ano inteiro. Outra dica é escolher peças com estampas que combinem com a paleta de cores que você mais costuma usar.

(Por Beatriz Doblas)

Veja + após o anúncio
Veja + após o anúncio
Palavras-chave
Beleza Moda Principais notícias
Sobre o mesmo tema
Internada com leucemia, Fabiana Justus comemora 5 anos das filhas gêmeas à distância: 'Pura alegria e luz por onde passam'
Internada com leucemia, Fabiana Justus comemora 5 anos das filhas gêmeas à distância: 'Pura alegria e luz por onde passam'
12 de fevereiro de 2024
Dieta de Gisele Bündchen: modelo tem 5 alimentos indispensáveis e sempre deixa de fora outro muito popular
Dieta de Gisele Bündchen: modelo tem 5 alimentos indispensáveis e sempre deixa de fora outro muito popular
9 de abril de 2024
Notícias similares
'Desesperador': Gabi Martins revela choro após ser traída por fantasia e deixar seios à mostra na Sapucaí
'Desesperador': Gabi Martins revela choro após ser traída por fantasia e deixar seios à mostra na Sapucaí
13 de fevereiro de 2024
Maria Fernanda Cândido surge bem diferente de 'Renascer' na Paris Fashion Week e esbanja elegância com look all black. Fotos!
Maria Fernanda Cândido surge bem diferente de 'Renascer' na Paris Fashion Week e esbanja elegância com look all black. Fotos!
23 de janeiro de 2024
Últimas Notícias
Últimas Notícias