Nos momentos finais de 'História de Amor', novela que está em sua útlima semana de exibição na Faixa Especial da Globo, Helena (Regina Duarte) e Joyce (Carla Marins) têm um grande conflito, o que causa a separação de mãe e filha.
Mimada, a mãe de Alice troca a fechadura de casa para que a corretora de imóveis não entre no apartamento. O golpe aconteceu após a última briga entre Helena e Dalva (Ana Rosa), ocasionando um grande ruído na relação do jovem casal.
Revoltada com a humilhação que a amiga está passando, Marta (Bia Nunnes) bate em Joyce no momento em que revela que ela não é filha de Helena, e sim, de Maria Lúcia, irmã da protagonista, que morreu ao dar à luz.
Nos últimos capítulos do folhetim de Manoel Carlos, que será substituída integralmente por 'Terra Nostra' a partir de 8 de setembro, Helena chega no apartamento e vê Joyce aos prantos.
Ressentida, a personagem de Carla Marins corre para os braços de Helena. Marta olha para a amiga em uma troca de olhares que vale muito mais do que mil palavras, em que é possível perceber que a verdade foi dita.
Durante uma conversa emocionante entre mãe e filha, Helena conta que sempre desejou tudo para ela, mas tinha medo de sua reação. A garota, entretanto, diz que a ama mais por saber sobre sua heroica atitude.
No último capítulo da novela de Manoel Carlos, Joyce e Caio (Ângelo Paes Leme) permanecem às turras, comprovando que foram feitos um para o outro. E Helena revela a Olga (Yara Cortes) que está grávida de Carlos (José Mayer).