Exibida na Faixa Especial da Globo, 'História de Amor' começa a se despedir do público das tardes com uma revelação surpreendente que muda completamente o rumo de um dos personagens. Faltam cera de 50 capítulos para a novela de Manoel Carlos sair do ar, lembrando que há cortes por conta da edição.
Entre as brigas de Joyce (Carla Marins) com Caio (Ângelo Paes Leme) e as idas e vindas entre Helena (Regina Duarte) e Carlos (José Mayer), o ponto alto do folhetim está prestes a ser exibido: o segredo envolvendo a verdadeira origem de Joyce.
Nos últimos capítulos de 'História de Amor', que irá ao em meados de agosto, Joyce descobrirá algo inacreditável: que não é filha de Helena. Tudo começa depois que a filha coloca a mãe para fora de casa em um ataque de rebeldia.
Revoltada, Marta (Bia Nunnes) dá um tapa para a jovem acordar da maldade e ainda revela o segredo. A vizinha conta que ela é filha de Maria Lúcia, irmã de Helena, que morreu ao dar à luz. No passado, Helena pegou a cobrinha para criar e acabou se envolvendo com o pai biológico dela, Assunção (Nuno Leal Maia).
De imediato, Joyce não aceita a história e reage, mas Marta tripudia, fazendo ela chorar com o choque da notícia. A revelação muda completa o desfecho dos personagens.
Em meio ao arrependimento, Joyce procura Helena, pede perdão e, juntas, as duas vivem uma das cenas mais emocionantes da novela.
O desfecho da verdade começa a ir ao ar no fim do antepenúltimo capítulo, encerrando com maestria uma das relações mais intensas e humanas da teledramaturgia.
No fim da novela, Joyce escolhe ficar com Caio em vez de Bruno (Claudio Lins), que vai embora de vez para fora do Brasil. Helena assume uma relação com Carlos, e anuncia a Olga (Yara Cortes) que está grávida.