A vida do Papa Francisco/Jorge Mario Bergoglio é marcada por várias curiosidades, como a paixão pela cozinha, ou um emprego bem longe das questões da religião na juventude. Aos 88 anos, o pontífice seguia internado com pneumonia bilateral na manhã desta sexta-feira (21), no 8º dia no hospital, e já teria recebido a extrema-unção.
Por outros lado, os boletins médicos mais recentes divulgados pelo Vaticano apontam para uma melhora na saúde do Papa Francisco, que tem uma ligação inesperada e surpreendente com o carnaval, festejo que pode ganhar data fixa a partir de 2026.
Você se lembra dessa relação entre os dias de folia e o pontificado de Francisco? Se já esqueceu, o Purepeople te conta.
+ Papa Francisco perdeu parte do pulmão em cirurgia quando jovem
O brasileiro pulava a segunda-feira de carnaval em 11 de fevereiro de 2013 quando às 11h30 da manhã, horário do Vaticano, o Papa Bento XVI anunciou que iria renunciar dali a 17 dias, último dia do mês. "Bem consciente da seriedade desse ato, com total liberdade declaro que renuncio ao ministério como Bispo de Roma, sucessor de São Pedro", afirmou Joseph Ratzinger (1927-2022).
O alemão havia assumido a liderança da Igreja Católica em 19 de abril de 2005, 17 dias após a morte do Papa João Paulo II. Tempos depois foi revelada que a insônia foi o fator principal para Bento XVI renunciar. A renúncia foi a primeira em cerca de 600 anos.
Depois da saída do alemão se iniciou o conclave em 12 de março de 2013. No dia seguinte, houve a votação que acabaria por eleger Jorge Mario Bergoglio.