Carnaval com data fixa em 2026? Papa Francisco propôs mudança na data e pouca gente sabe disso
Atualizado em 21 de abril de 2025 às 08:44
Por Pedro Henrique Cabo | Colaborador
Geek fashionista que canta 'Let It Go' no chuveiro, trata 'O Diabo Veste Prada' como religião e escolheu Piplup como seu inicial. Jornalista metido a designer, cinéfilo de Letterboxd e amante das artes.
Adeus, folia surpresa? Papa Francisco sugeriu Carnaval com data certa na reta final de seu papado.
Carnaval com data fixa em 2026? Papa Francisco propõe mudança histórica enquanto saúde preocupa o mundo Nova atualização da saúde de Papa Francisco: comunicado do Vaticano aponta mudança relevante no quadro médico e pedido do pontíficie Nesta segunda-feira (17), o Vaticano confirmou uma mudança relevante no quadro de saúde do Papa Francisco. O pontífice apresentou melhora e já não tem febre Apesar da melhora, o papa fez um pedido aos fiéis: "Rezem por mim".
Veja + após o anúncio

Na segunda-feira (21), o mundo volta suas atenções para duas questões de grande impacto: a morte do Papa Francisco, após enfrentar uma grave infecção policrobiana. O que poucos sabem é de uma proposta feita por ele no final de janeiro de 2025 para fixar uma data única para a Páscoa

Se aceita, essa mudança pode transformar para sempre o Carnaval, que deixaria de ter uma data móvel a partir de 2026.

Como o Carnaval pode ganhar data fixa?

Atualmente, o Carnaval é celebrado em data móvel, pois depende da Páscoa, que ocorre no primeiro domingo após a primeira lua cheia do equinócio de primavera no hemisfério norte. Isso faz com que a festa aconteça entre fevereiro e março, variando a cada ano.

Veja + após o anúncio

A proposta do Papa Francisco de estabelecer uma data fixa para a Páscoa, que surgiu como parte de um esforço ecumênico para unificar a celebração entre católicos, ortodoxos e outras denominações cristãs, pode, indiretamente, padronizar também a data do Carnaval. Se aceita, a mudança facilitará o planejamento de eventos e viabilizará uma maior previsibilidade para turistas, blocos de rua e toda a indústria do entretenimento.

Impactos da mudança para a festa

A fixação de uma data para o Carnaval traz tanto vantagens quanto desafios. Entre os pontos positivos, está a possibilidade de organização antecipada, permitindo que cidades turísticas, empresas e foliões se programem com mais antecedência, reduzindo custos e imprevistos.

Por outro lado, para os mais tradicionalistas, a mudança pode afetar a identidade cultural da festa, que sempre esteve atrelada ao ciclo religioso da Páscoa. Alguns também argumentam que a variação da data é parte do charme e da história do Carnaval.

Veja + após o anúncio
O que esperar para os próximos anos?

Enquanto a decisão final sobre a data fixa da Páscoa ainda não foi tomada, o Carnaval de 2025 continuará seguindo o cálculo tradicional e acontecerá na primeira semana de março. Caso a proposta do Papa Francisco seja aceita, o Carnaval de 2026 pode ser o primeiro com data fixa da história.

E você, o que acha dessa mudança? O Carnaval deveria ter uma data fixa ou a tradição da data móvel deve continuar? De qualquer forma, uma coisa é certa: o futuro da maior festa do Brasil pode estar prestes a mudar para sempre!

Sobre
Palavras-chave
Carnaval Saúde Doença Famosos Internacionais Entretenimento Polêmica Curiosidades
Sobre o mesmo tema
Notícias similares
Últimas Notícias
Últimas Notícias