Cotada para 'Anita aos 30', Mel Lisboa relembra personagem: 'Já tive rancor'
Publicado em 20 de julho de 2014 12:27
Por Carmen Moreira | Colaboradora
Garante boas histórias das redes sociais
Difícil não associar Mel Lisboa a Anita, protagonista da minissérie "Presença de Anita", exibida em 2001 na Globo. Talvez por este motivo, a atriz seja um dos nomes mais cotados pelo autor Manoel Carlos para reviver a personagem que virou ícone de sensualidade e aparente ingenuidade na minissérie "Anita aos 30", prevista para entrar na grade da emissora nos próximos anos.Em entrevista ao Purepeople, Mel Lisboa, no entanto, garante que não foi convidada para este novo trabalho: "Soube dessa possibilidade pela imprensa, mas não me ligaram, por isso não sei até que ponto isso procede". E apesar de dizer que só poderia pensar no assunto após ler o projeto, assume: "Tenho o maior carinho pela Anita".E treze anos depois, o fato de ainda ser lembrada pela personagem, faz com que Mel tenha a sensação de dever cumprido: "Não chego a ficar envaidecida por causa do peso que ela me trouxe, mas fico contente de ter feito um trabalho tão marcante. Me sinto recompensada".Primeiro trabalho de Mel Lisb
Mel Lisboa atualmente está se dedicando ao teatro, onde vive Rita Lee no espetáculo 'Rita Lee Mora ao Lado'. Em conversa com o Purepeople a atriz falou sobre a preparação para o musical e sobre um possível convite para interpretar novamente a personagem que a consagrou na TV, desta vez em 'Anita aos 30'
Mel Lisboa estreou na TV na minissérie 'Presença de Anita', em 2001
Agora, Mel Lisboa é um dos nomes mais cotados pelo autor Manoel Carlos para 'Anita aos 30'
Sobre a personagem, que esbanjava sensualidade, Mel Lisboa dispara: 'Depois da minissérie tive sim um pouco de rancor por não conseguir me enquadrar no que as pessoas projetaram pra mim'
Contratada pela Record e no ar na novela 'Pecado Mortal', Mel Lisboa decidiu sair da trama para se dedicar ao musical sobre Rita Lee: 'Assumi todos os riscos. Me arrisquei me expondo absurdamente a críticas que poderiam ser muito duras. Mas eu já tinha feito essa escolha antes. Não dava para voltar atrás'
A peça 'Rita Lee Mora ao Lado', protagonizada por Mel Lisboa, fica em cartaz em São Paulo até 31 de agosto e depois deve viajar por algumas capitais do país. 'E acredito que ano que vem estreamos no Rio de Janeiro. Tomara', disse a atriz
Mel Lisboa disse que foi um grande desafio interpretar Rita Lee, mas teve a certeza de que estava no caminho certo quando a própria roqueira assistiu e gostou do espetáculo: 'Foi importante pra mim ter o aval dela'
Veja + após o anúncio

Difícil não associar Mel Lisboa a Anita, protagonista da minissérie "Presença de Anita", exibida em 2001 na Globo. Talvez por este motivo, a atriz seja um dos nomes mais cotados pelo autor Manoel Carlos para reviver a personagem que virou ícone de sensualidade e aparente ingenuidade na minissérie "Anita aos 30", prevista para entrar na grade da emissora nos próximos anos.

Em entrevista ao Purepeople, Mel Lisboa, no entanto, garante que não foi convidada para este novo trabalho: "Soube dessa possibilidade pela imprensa, mas não me ligaram, por isso não sei até que ponto isso procede". E apesar de dizer que só poderia pensar no assunto após ler o projeto, assume: "Tenho o maior carinho pela Anita".

E treze anos depois, o fato de ainda ser lembrada pela personagem, faz com que Mel tenha a sensação de dever cumprido: "Não chego a ficar envaidecida por causa do peso que ela me trouxe, mas fico contente de ter feito um trabalho tão marcante. Me sinto recompensada".

Primeiro trabalho de Mel Lisboa na TV, "Presença de Anita" foi tão arrebatador que além dos louros do sucesso, deixou para a atriz um gosto amargo: "Depois da minissérie tive sim um pouco de rancor por não conseguir me enquadrar no que as pessoas projetaram pra mim". E frisa: "Não foi por falta de talento ou vontade, mas as coisas foram para outro lado e eu não pude corresponder às expectativas. Me achava estranha".

Nos anos seguintes que permaneceu na Globo, Mel atuou em algumas novelas, mas sem a mesma projeção daquela primeira vez: "Quando já não estava mais fazendo nada lá recebi um convite da Record e topei", relembra.

Contratada pela emissora e no ar na novela "Pecado Mortal", Mel Lisboa acabou pedindo para sair da trama, ainda em andamento: "Isso não ficou muito claro na época, mas eu tive que fazer uma escolha. Antes da novela eu já estava trabalhando em um projeto no teatro, que acabou saindo nesse meio do caminho. E conciliar gravação no Rio e ensaio em São Paulo seria impossível", pontua.

Essa decisão difícil foi para atuar como protagonista do espetáculo musical "Rita Lee Mora ao Lado". "Assumi todos os riscos de sair da Record. Me arrisquei me expondo absurdamente a críticas que poderiam ser muito duras. Mas eu já tinha feito essa escolha antes e era um desejo meu. Não dava para voltar atrás", acredita.

Rita Lee no teatro

Mel Lisboa conta que logo que recebeu o livro "Rita Lee Mora ao Lado – Uma Biografia Alucinada da Rainha do Rock", do escritor Henrique Bartsch, das mãos de Márcio Macena (autor e diretor do espetáculo), pensou: "Eles são loucos de me convidarem". E explica: Eu não canto, nunca nem me achei parecida com a Rita Lee... Além disso eu já tinha a real noção da grandeza desse trabalho". Apesar disso, se encheu de coragem e topou na hora.

E para conseguir interpretar a roqueira, Mel não só se transformou fisicamente pintando os cabelos de ruivo, como também mergulhou no universo de Rita Lee. "É um personagem muito emblemático e importante para a música brasileira, com milhões de fãs. Foi um processo muito complicado, mas prazeroso", garante.

Para conseguir soltar a voz em cena com mais segurança, a atriz precisou se dedicar: "Eu não tenho talento para ser cantora", assume. E detalha: "Frequento aulas de canto até hoje e aprendi a cantar minimamente para fazer a peça. Faz parte do trabalho do ator aprender várias coisas".

Mas Mel só teve a certeza de que estava mesmo no caminho certo quando a própria Rita Lee conferiu e gostou de sua atuação: "É uma responsabilidade fazer com que aquela pessoa que você está interpretando curta o seu trabalho. Foi importante pra mim ter o aval dela".

Os planos de Mel Lisboa, que continua contratada pela Record, por enquanto só incluem o teatro: "A temporada da peça foi estendida até 31 de agosto em São Paulo e depois vamos viajar por algumas capitais que ainda não foram definidas. E acredito que ano que vem estreamos no Rio de Janeiro. Tomara".

(Por Carmen Moreira)

Sobre
Mel Lisboa
Mel Lisboa
Mel Lisboa se retrata após expor professora da filha na web. Entenda a polêmica!
2 de julho de 2020 10:23
Mel Lisboa festeja reprise de 'Presença de Anita': 'Me traz lindas lembranças'
16 de janeiro de 2015 18:24
Todos os itens
Palavras-chave
TV Teatro Famosos brasileiros
Sobre o mesmo tema
'BBB 25' terá duplas: Ana Clara, Emily e outros ex-BBBs já jogaram reality com parceiro especial. Relembre!
'BBB 25' terá duplas: Ana Clara, Emily e outros ex-BBBs já jogaram reality com parceiro especial. Relembre!
2 de abril de 2024
30 curiosidades sobre 'De Repente 30': aqui estão fatos que poucos sabem sobre essa comédia romântica inesquecível
30 curiosidades sobre 'De Repente 30': aqui estão fatos que poucos sabem sobre essa comédia romântica inesquecível
23 de abril de 2024
Notícias similares
Yasmin Brunet nua no 'BBB 24': modelo se descuida ao trocar de roupa e acaba mostrando demais
Yasmin Brunet nua no 'BBB 24': modelo se descuida ao trocar de roupa e acaba mostrando demais
31 de janeiro de 2024
'BBB 24': Com 21 anos, Davi já sofreu 3 infartos, teve saúde comprometida pela fome e vive em casa com risco de deslizamento
'BBB 24': Com 21 anos, Davi já sofreu 3 infartos, teve saúde comprometida pela fome e vive em casa com risco de deslizamento
7 de fevereiro de 2024
Últimas Notícias
Últimas Notícias