Home
últimas
Famosos Brasileiros
Famosos Internacionais
Famosos na praia
Filhos de famosos
Fotos de famosos
Vídeos
Últimos stories
Sertanejo
Namoro
Instagram dos famosos
Principais notícias
Todos os temas
Novelas
Malhação - Viva a Diferença
Novela Totalmente Demais
Novela Laços de Família
Novela Flor do Caribe
Novela A Força do Querer
As Aventuras de Poliana
Novela Amor Sem Igual
Novela Salve-se Quem Puder
Novela Amor de Mãe
Novela Nos Tempos do Imperador
Resumo de novelas
TV
A Fazenda 12
Domingão do Faustão
Masterchef Brasil
Caldeirão do Huck
Mais Você
Encontro com Fátima
Fantástico
Cinema
Tapete vermelho
Estreias
Oscar
Cannes
Streaming
Festival do Rio
Angelina Jolie
Jennifer Aniston
Brad Pitt
Tom Cruise
Famosos
Bruna Marquezine
Marina Ruy Barbosa
Sasha
Anitta
Grazi Massafera
Ivete Sangalo
Kate Middleton
Meghan Markle
Marilia Mendonça
Gusttavo Lima
Camila Queiroz
Sabrina Sato
Michel Teló
Juliana Paes
Beleza & Estilo
Cabelos
Make
Moda
Primavera/Verão
Outono/Inverno
Dieta & Saúde
Beleza & Estética

Evite esses 6 erros e aprenda a cuidar da pele do rosto no verão

Compartilhe no Facebook
Quem gosta de cuidar da pele deve ficar alerta no verão: é que o calor pode deixar o rosto mais oleoso, avermelhado e com mais impurezas, além de o sol contribuir para o ressecamento da pele, mesmo nas que sofrem com a oleosidade em excesso. A boa notícia é que existem hábitos e truques de beleza para manter a cútis perfeita no verão. Quem ensina é a dermatologista Camila Marçal, responsável pelo Instituto da Pelle Madureira.

Nem é preciso dizer que deixar o protetor solar de lado é o maior erro no cuidado com a pele durante o verão, não é? É que além de ressecar a cútis, o sol provoca queimaduras, manchas e pode deixar o rosto descascando. Para te deixar mais atenta a hábitos que podem prejudicar a cútis, a dermatologista Camila Marçal listou hábitos relacionados à limpeza, proteção e hidratação do rosto. Confira!

1 - Lavar o rosto com água quente

Um erro que deixa a pele sensível e mais oleosa no verão é lavar o rosto com água quente. "Independente da estação do ano, devemos evitar lavar o rosto e tomar banho com água quente, pois isso leva à remoção da barreira cutânea, e, consequentemente, o ressecamento. A pele pode apresentar, também, aumento de oleosidade por estímulo às glândulas sebáceas", comenta a dermatologista. A dica, então, é usar água morna ou fria, tanto no banho quanto na limpeza com o sabonete facial.

2 - Lavar a pele várias vezes ao dia

No calor, é natural a vontade de lavar o rosto diversas vezes para dar um chega pra lá na oleosa. No entanto, o hábito não é tão indicado assim. "O recomendado é que a higienização facial com sabonete ou gel de limpeza seja feita 2 vezes ao dia ou no máximo 3 vezes, caso a pele seja muitos oleosa. A higienização excessiva pode provocar o efeito rebote, que consiste em uma piora da oleosidade, consequente ao ressecamento provocado".

3 - Passar protetor solar de corpo no rosto é indicado? Por que?

Um dos maiores erros com relação ao protetor solar é usar o filtro corporal no rosto, já que os protetores corporais têm uma fórmula mais oleosa, própria para a pele dos braços e das pernas, por exemplo. "Existem algumas opções com formulação livre de óleo, mas pacientes com pele oleosa também devem evitá-los e dar preferência a protetores faciais específicos para o seu tipo de pele. Estes, além de serem livres de óleo, possuem substâncias que auxiliam no controle da oleosidade".

4 - Fazer peeling e não aplicar filtro solar

Dizem que tratamentos como peelings são proibidos no verão, mas a dermatologista explica que eles podem, sim, ser feitos durante a estação: a dica é ter disciplina nos cuidados com a pele. "Peelings devem ser preferencialmente realizados em épocas com temperatura mais amena, mas não são contraindicados no verão. O dermatologista deve avaliar bem o perfil de paciente que pode ser submetido a esse tratamento durante o verão, sempre considerando se a rotina lhe permite evitar exposição solar até 15 dias após o procedimento. Lembre-se que não é apenas na praia em que estamos expostos!".

5 - Apostar no laser, mesmo com proteção solar

Enquanto o peeling está liberado com os devidos cuidados, o laser deve ser evitado. "Alguns tipos de laser deixam a pele muito exposta e precisam de um tempo maior de recuperação. Por mais que o paciente não tenho o hábito de se expor ao sol, a recuperação pode se tornar mais desconfortável devido ao calor", explica a profissional.

6 - Não aplicar creme hidratante

Evitar aplicar o creme hidratante no rosto é mais um erro comum no verão, principalmente entre as donas de pele oleosa, que não gostam do aspecto pegajoso do produto. "A pele costuma ser mais agredida pela radiação solar, água do mar e da piscina, e precisa estar com a hidratação em dia para estar protegida. Além disso, sempre consulte seu dermatologista antes mesmo de iniciar a estação, para que suas medicações sejam ajustadas.

(Por Beatriz Doblas)

Acompanhe também as últimas notícias dos famosos pelo nosso Facebook.