Home
últimas
Famosos Brasileiros
Famosos Internacionais
Famosos na praia
Filhos de famosos
Fotos de famosos
Vídeos
Últimos stories
Sertanejo
Namoro
Instagram dos famosos
Principais notícias
Todos os temas
Novelas
Malhação - Viva a Diferença
Novela Totalmente Demais
Novela Êta Mundo Bom!
Novela Novo Mundo
Novela Fina Estampa
As Aventuras de Poliana
Novela Amor Sem Igual
Novela Salve-se Quem Puder
Novela Amor de Mãe
Novela Nos Tempos do Imperador
Resumo de novelas
TV
BBB20
Domingão do Faustão
Masterchef Brasil
Caldeirão do Huck
Mais Você
Encontro com Fátima
Fantástico
Cinema
Tapete vermelho
Estreias
Oscar
Cannes
Festival do Rio
Angelina Jolie
Jennifer Aniston
Brad Pitt
Tom Cruise
Leonardo Dicaprio
Famosos
Bruna Marquezine
Marina Ruy Barbosa
Sasha
Anitta
Grazi Massafera
Ivete Sangalo
Kate Middleton
Meghan Markle
Marilia Mendonça
Gusttavo Lima
Camila Queiroz
Sabrina Sato
Michel Teló
Juliana Paes
Beleza & Estilo
Cabelos
Make
Moda
Primavera/Verão
Outono/Inverno
Dieta & Saúde
Beleza & Estética

Pele descascando de sol? Veja como cuidar e como evitar manchas neste verão

Compartilhe no Facebook
O verão já está na nossa porta e o desejo de ficar bronzeada pode fazer com que muita gente tome sol de forma excessiva. O resultado? Pele descascando por causa da queimadura solar! E o assunto é sério: segundo a dermatologista Mariana Marteleto, os riscos são vários. "O risco de uma pele descascando pode vir a gerar mancha, ressecamento e, mais para frente, lesões de fotoenvelhecimento, que são manchas relacionadas ao sol".

O uso do filtro solar, seja ele um protetor físico ou químico, é fundamental! E para quem não aplica o produto na hora de tomar sol, o risco de ficar com a pele descascando é muito maior. Se esse é o seu caso, a palavra de ordem, agora, é caprichar na hidratação durante cerca de 3 semanas - que é o tempo médio que a pele tem para se regenerar da queimadura - para evitar manchas solares. "É uma hora em que a pele precisa restaurar a hidratação. Cerca de 21 dias é o tempo de renovação da pele mas, claro, varia de pessoa para pessoa, da idade e do grau da exposição solar", explica a dermatologista Mariana Marteleto.

Os riscos da pele descascando: 'Lesões de fotoenvelhecimento'

Ficar com a pele descascando vai muito além de desconforto e da sensibilidade. Segundo a dermatologista, o fotoenvelhecimento é o principal risco. "O risco de uma pele descascando pode vir a gerar ressecamento, mancha e, mais para frente, lesões de fotoenvelhecimento, que são manchas relacionadas ao sol, diminuição de colágeno da pele, a pele tende a ficar mais flácida, com mais ruga", explica. Além disso, a situação também pode abrir portas para um futuro câncer de pele. "Se você está descascando, isso demonstra que você se expôs em excesso ao sol e, aí, você está se expondo a um fator de risco para desenvolver um câncer de pele", alerta a dermatologista.

Como cuidar da pele descascando: 'Evitar nova exposição'

Se a pele começou a descascar, será preciso apostar em uma série de cuidados, e o primeiro deles é: evite puxar as pelinhas! "Se você puxa a pele que está descascando, você não está dando tempo para ela se recuperar sozinha. A pele vai soltar enquanto outra pele está sendo produzida por debaixo dessa que está soltando", explica a dermatologista, que ressaltou outros cuidados. "Aumentar em dobro a hidratação, evitar uma nova exposição solar, aumentar a ingestão de água e evitar usar qualquer produto que seja de tratamento para pele, porque é uma hora que a pele precisa restaurar a hidratação. Se o queimado tiver sido no colo e você usa cremes de tratamento para rejuvenescimento, por exemplo, suspender isso e focar só na hidratação", indica.

Como evitar que a pele descasque

Para quem gosta de tomar sol e quer prevenir a pele de queimaduras e bolhas, Mariana Marteleto dá as dicas. "Nunca se expor por um tempo prolongado, sempre preferir horários em que a radiação ultravioleta é um pouco mais leve, que é de 8h às 10h da manhã e, depois, às 16h. Nunca tomar sol sem passar protetor solar, que deve ser aplicado 30 minutos antes da exposição solar, não adianta aplicar na hora", indica. E é sempre bom lembrar: é preciso reaplicar depois o filtro depois que entrar na água e depois de alguma atividade física. "Isso tudo diminui a eficácia do produto e tira o protetor solar".

(Por Beatriz Doblas)

Acompanhe também as últimas notícias dos famosos pelo nosso Facebook.