
Neste mês de março, dois fenômenos celestiais vão marcar o céu: um eclipse lunar completo seguido por um eclipse solar. Os eventos ocorrerão com poucos dias de diferença, começando no dia 14 e terminando no dia 29.
Os eclipses acontecem quando um corpo celeste se interpõe entre outro corpo e uma fonte de luz, provocando um escurecimento total ou parcial de um dos astros. Do ponto de vista astrológico, esses eventos podem trazer ensinamentos.
No mundo das artes, filmes, músicas e outras obras costumam abordar os eclipses por conta do espetáculo óptico, mas para quem é expert em astrologia, esse fenômeno vai além da beleza. A astróloga Cláudia Lisboa explica que o evento, envolvendo o Sol e a Lua, tem um impacto simbólico no nível coletivo. Vale lembrar que, para entender melhor os impactos que os impactos dos eclipses que acontecem em março, é preciso, antes de mais nada, entender como fazer mapa astral.

Segundo a especialista, o eclipse lunar de 14 de março acontecerá no signo de Virgem, enquanto o solar, em Áries. Os posicionamentos trazem aos dois eventos um recado especial: é provável que você sinta um forte chamado para o aprofundamento do universo emocional com questões de autoridade.
Quem costuma acompanhar conteúdos astrológicos ou já fez um curso de astrologia completo sabe que eventos como os eclipses costumam acontecer na temporada de um signo. Em 2025, os eclipses do mês de março acontecerão em Virgem e Áries. Segundo Cláudia, isso traz mais uma simbologia para esses eventos. O primeiro fenômeno do mês é o eclipse lunar total que acontece no dia 14 de março, às 3h54 (horário de Brasília).
De acordo com informações da Nasa, ele será visível na Europa Ocidental, na África Ocidental e na América, sendo a América Latina uma das regiões com boa visão para o evento. Alguns dias depois, no dia 29 de março, ocorre o eclipse solar parcial, às 7h57. A Nasa informa que esse fenômeno poderá ser visto na Europa, Ásia, África, América do Norte, América do Sul e nos oceanos Atlântico e Ártico. Nesses eventos, é importante proteger a visão usando um objeto especializado para a observação. Cláudia explica que

Os eclipses lunares acontecem sempre durante a Lua Cheia, quando a Terra se posiciona perfeitamente entre o Sol e a Lua, impedindo que a luz solar ilumine o satélite natural da Terra, deixando-o com uma coloração avermelhada. O evento dura algumas horas, pois está relacionado com o movimento da Terra.
Ainda de acordo com Cláudia - astróloga que trata de diferentes temáticas em seu blog, explicando aos leitores tópicos como o que é mapa astral infantil, para que serve a sinastria amorosa e qual é o significado dos signos, por exemplo - quando ocorre um eclipse lunar, há o predomínio da razão sobre a sensibilidade, trazendo à tona liderança, brilho, realidade e criatividade em oposição às fantasias, intuições e inseguranças.
Já os eclipses solares ocorrem sempre durante a Lua Nova, quando a Lua se alinha perfeitamente entre o Sol e a Terra, projetando uma sombra sobre o Sol. Esse tipo de eclipse faz o “dia se transformar em noite” e dura apenas alguns minutos, devido à trajetória menor do satélite natural da Terra.
Esse fenômeno realça o domínio das emoções sobre a razão e da intuição sobre a consciência racional, influenciando nas decisões. Especialistas da “Astrologia Luz e Sombra” destacam, ainda, que, por estarem associados à Lua Nova, os eclipses solares têm um papel fundamental em novos começos, enquanto os eclipses lunares estão relacionados a encerramentos.