Recentemente, vimos o trabalho filantrópico de Angelina Jolie no Camboja, um país com o qual ela criou uma profunda ligação há mais de 25 anos, após as filmagens de 'Lara Croft: Tomb Raider'. Mas, como você pode imaginar, ela está longe de ser a única grande estrela de Hollywood que decidiu ajudar a lançar projetos que, ao longo do tempo, beneficiaram milhares ou até milhões de pessoas.
Por exemplo, Matt Damon fundou uma ONG em 2006, após uma viagem à Zâmbia. Assim como a história de Jolie, o galã de 'Gênio Indomável' começou a sua paixão pelo país durante as filmagens de um documentário.
Era 2006 quando Damon viajou para a Zâmbia, no sul da África, para sua produção. Durante sua estadia, ele morou com várias famílias em uma pequena comunidade e testemunhou em primeira mão as dificuldades que enfrentavam diariamente devido à falta de acesso à água potável e à infraestrutura básica de saneamento.
Essa experiência o impactou profundamente e, por fim, o convenceu de que deveria se envolver mais no combate a um problema que afetava - e continua afetando - milhões de pessoas em todo o mundo: "Quando viajei para diferentes países da África para aprender sobre os problemas causados pela pobreza extrema, uma das coisas que mais me impactou foi a crise da água potável", disse ele em um relato publicado pelo Infobae.
"Fiquei profundamente comovido ao perceber a sua magnitude e que ela era a raiz de tantos outros problemas. A água do nosso vaso sanitário é mais limpa do que a água disponível para 660 milhões de pessoas. Isso me inspirou a fazer algo a respeito. É algo sobre o qual nunca falamos ou pensamos em países desenvolvidos, ou pelo menos era assim para mim, porque temos acesso tão fácil à água potável o tempo todo."
Em outra entrevista, Matt Damon deu sua opinião: "O acesso à água é acesso à educação, acesso ao trabalho e, acima de tudo, acesso ao tipo de futuro que desejamos para nossas famílias e para todos os membros da nossa família humana".
Por essa razão, o astro de 'A Odisseia' fundou a organização sem fins lucrativos H2O Africa Foundation em 2006. Dois anos depois, ele conheceu o engenheiro e especialista em recursos hídricos Gary White, com quem uniu forças para criar a Water.org, que combinava a plataforma pública e a visibilidade de Damon com a expertise técnica e metodológica de White.
A iniciativa foi um grande sucesso graças a um extenso trabalho de lobby, à obtenção de patrocinadores e à arrecadação de fundos. Em 2012, já havia melhorado o acesso à água potável para mais de um milhão de pessoas. Atualmente, seus projetos beneficiaram 92 milhões de pessoas na África, Ásia e América Latina, financiando infraestrutura de água e saneamento que transformou suas vidas.