Como alcançar o equilíbrio emocional? Aprenda com 7 dicas de psicóloga!
Publicado em 24 de março de 2022 21:10
Por Patrícia Dias
Sete passos para alcançar o equilíbrio emocional com dicas da psicóloga Maura de Albanesi. Veja!
Como alcançar o equilíbrio emocional? Aprenda com 7 dicas de psicóloga!
Equilíbrio emocional: 7 dicas para conquistá-lo no dia a dia
Psicóloga Maura de Albanesi dá 7 dicas para atingir o equilíbrio emocional
Para usufruirmos da vida precisamos estar em estado de relaxamento
Confira sete dicas da psicóloga para buscar a tranquilidade
Equilíbrio emocional é a habilidade de lidar com os próprios sentimentos
Uma pessoa equilibrada emocionalmente é capaz reduzir os níveis de estresse e ansiedade
Psicóloga traz orientações para quem está angustiado
O equilíbrio emocional está relacionado ao controle das emoções e dos impulsos
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Recentemente, a participante do "Big Brother Brasil 22" Natália Deodato teve um "surto" no programa, passando por atendimento psicológico. A consulta ocorreu horas depois que a designer de unhas entrou numa discussão intensa com Jessilane e Lina.

O fato repercutiu nas redes sociais e internautas chegaram a colocar em dúvida a saúde mental da modelo e pediram sua expulsão.

Natália entra em crise e quebra tudo no 'BBB 22'

Na ocasião, Natália gritou, chorou, partiu para cima das colegas de confinamento, chutou porta e atirou cadeira no chão. A razão manifestada por ela: as outras sisters não estariam dando importância para seus sentimentos e a estariam ignorando.

"Vendo as cenas, fica claro que Natália teve uma crise de surto. Psicológico é isso. Só sabemos que não estamos preparados quando acontece. Misturando com bebida, saiu tudo do eixo", comentou uma internauta. "É nítido que a Natália precisa de ajuda. As cenas da madrugada não têm só a ver com álcool. Ela tem gatilhos toda vez que se sente excluída e surta. Ela precisa de ajuda!", opinou outra.

A confusão entre as "comadres" virou assunto também na casa. Eliezer se pronunciou, durante o raio-x, sobre o desgaste mental que os participantes sofrem no reality. No confessionário, o designer desabafou: "Bom, o que eu tenho percebido muito e como eu me sinto também – não só eu, é um sentimento comum da casa – é o desgaste mental que tá. São dois meses de programa".

Como alcançar o equilíbrio emocional?

A psicóloga Maura de Albanesi lembra que somos seres racionais e emocionais. "Para termos nossa saúde mental precisamos equilibrar essas duas instâncias do nosso ser, ou seja, saber quando usar a razão e quando usar a emoção. Senão, uma atropela a outra e a pessoa perde a direção, agindo de forma intempestiva. Depois acaba até se arrependendo", diz.

Foi o que aconteceu com Natália. A mineira pediu desculpas à Jessi e Lina. "Primeira coisa: eu te devo perdão. Falo palavrão, mas não é pejorativo. Filho da p*** para mim é um termo normal, mas errei em falar essa palavra com vocês. Segundo ponto: já assumi ciúme da Jessi. Tem momentos que estamos conversando e, do nada, vira uma conversa reta e não grupal. Ontem aconteceu isso três vezes. Só ontem. Às vezes eu relevo. Mas ontem, no quarto do Lucas, isso me machucou", explicou.

Emoção x Razão

Maura de Albanesi destaca que todo sentimento está no coração e ele dita o que fazer; e a razão vai dizer como fazer.

"Então, toda emoção e sentimento estão nos direcionando naquilo que é importante fazer naquele momento e a nossa inteligência vai dizer como se faz. Assim, a gente vai entrando no equilíbrio mental. Ficar ruminando muitas emoções (tristezas, chateações ou algo que não gostou) atrofia a capacidade de pensar. E aí fica essa coisa embolada", fala.

Dicas para para buscar a tranquilidade

1. Não haja quando a emoção estiver muito aflorada. Respire e dê um tempo para essa energia abaixar;
2. Compreenda o que cada emoção está dizendo e use de inteligência para trazer a solução;
3. Faça um balanço de qual foi a emoção que, durante aquele dia, você foi tomado. É justamente essa emoção que você tem que aprender a lidar;
4. Anote em uma coluna o fato e na outra coluna a emoção que sentiu diante dele e a ação (o que foi feito). Isso traz para a pessoa um domínio sobre si;
5. Pratique meditação, que é importante para o equilíbrio mental;
6. Faça uma atividade física que te dê prazer;
7. Não vá dormir irado nem chateado. Desfoque do problema lendo um livro, assistindo um filme ou conversando sobre outra coisa antes de repousar.

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