






Pouco mais de duas semanas após sua internação, o estado de saúde do Papa Francisco continua sendo motivo de preocupação para fieis de todo o mundo, que chegaram a se unir em orações no hospital em que ele está internado. Na última sexta-feira (28), o pontífice apresentou uma piora repentina em seu quadro respiratório.
Depois de um comunicado da Santa Sé dizendo que o Papa passou uma noite tranquila, o Vaticano emitiu, na tarde deste sábado (01), um novo boletim informativo sobre o estado de saúde atualizado do pontífice, que teve uma importante revelação feita por uma taróloga.
De acordo com o comunicado, o líder da Igreja Católica permanece estável. Devido ao seu agravamento respiratório provocado por uma crise isolada de broncoespasmo, além de vômito com inalação, Francisco alternou entre a ventilação mecânica não invasiva e também manteve longos períodos de oxigenoterapia de alto fluxo.
A atualização do boletim médico indica que o Papa manteve boa resposta em ambos os procedimentos.
"O Santo Padre está apirético (sem febre) e não apresenta leucocitose. Seus parâmetros hemodinâmicos sempre se mantiveram estáveis; ele continuou a se alimentar sozinho e fez fisioterapia respiratória regularmente, cooperando ativamente. O Papa não apresentou nenhum episódio de broncoespasmo", diz o boletim do Vaticano.
Papa Francisco está internado desde o dia 14 de fevereiro no hospital Gemelli, em Roma, após um quadro de pneumonia bilateral. Até o momento, o prognóstico do pontífice permanece como 'reservado', segundo o Vaticano.