O valor duradouro dos conselhos de Cícero sobre a felicidade, ou das reflexões de Aspásia de Mileto sobre o amor, superam os limites da Roma Clássica e impactam, até hoje, toda a cultura ocidental. A esses ensinamentos, acrescentamos as palavras de Sêneca, que argumentava que a sorte vem da preparação.
"Sorte é quando a preparação encontra a oportunidade", uma citação que resume uma filosofia de trabalho baseada em esforço constante, paciência e a capacidade de aproveitar o momento quando ele surge.
São palavras significativas, popularmente atribuídas a Sêneca, que destacam o valor do trabalho árduo, embora certas nuances devam ser consideradas.
Não há evidências de que Lúcio Aneu Sêneca, o filósofo estoico nascido em Córdoba, na Espanha, por volta de 4 a.C., tenha escrito isso literalmente. No entanto, em "Sobre a Providência Divina", uma ideia muito semelhante aparece: "Occasio virtutis argumentum est (a oportunidade põe à prova a virtude)".
Essas palavras foram adaptadas ao longo dos séculos para refletir sobre como as circunstâncias externas escapam ao nosso controle, mas nossa preparação moral e intelectual determina como reagimos a elas.
Uma mensagem poderosa que reflete sobre como as oportunidades podem surgir para qualquer pessoa, mas apenas aqueles que se prepararam têm a capacidade de reconhecê-las e aproveitá-las.
Por exemplo, um estudante que estudou durante meses passa em um exame particularmente difícil, um pesquisador descobre algo importante porque acumulou conhecimento durante anos, e um jogador reserva de futebol marca o gol da vitória porque treinou com a mesma intensidade que o titular.
O que parece ser sorte para quem vê de fora é, na verdade, preparação. Aliás, um dos conceitos mais relacionados é a mentalidade de crescimento, desenvolvida pela psicóloga Carol Dweck, que afirma que pessoas que acreditam que as habilidades podem ser desenvolvidas por meio do esforço perseveram mais diante das dificuldades e, em última análise, alcançam melhores resultados do que aquelas que acreditam que o talento é algo fixo e imutável.