Evaristo Costa fez história no jornalismo da TV Globo durante o tempo em que foi âncora do “Jornal Hoje”. No entanto, sua trajetória também foi marcada por uma controvérsia, ocorrida durante a cobertura das eleições de 2014.
Evaristo foi escalado para cobrir os resultados das eleições no primeiro turno. Ele dividia a cena com William Bonner e Heraldo Pereira. Com o líder do “Jornal Nacional” como principal âncora, coube ao apresentador do “Jornal Hoje” a tarefa de mostrar resultados das apurações no telão.
Evaristo aparentava estar bem nervoso e não se deu muito bem com o telão. Ele chegou a ser interrompido por Bonner, que alertou que o colega estava passando informações repetidas. A “cereja do bolo” foi a gafe com a região Norte. "Dois estados ainda não definiram seus governadores: o Acre e o Pará. As duas regiões no Nordeste", declarou ao vivo.
Após as gafes e as muitas críticas nas redes sociais, Evaristo foi excluído da cobertura no segundo turno, que terminou com a segunda vitória de Dilma Rousseff (PT). A jornalista Ana Paula Araújo, âncora do “Bom Dia Brasil”, assumiu o lugar.
De acordo com o site Notícias da TV, o desempenho de Evaristo foi duramente criticado internamente na Globo, inclusive por William Bonner, novamente envolvido em rumores de aposentadoria.
A Globo, no entanto, negou que o desempenho ruim de Evaristo tenha sido o motivo da troca. A emissora alegou que a participação de Ana Paula já estava prevista, porque ela foi a responsável por mediar o debate entre os candidatos a governador do Rio de Janeiro.
player2