Sucesso em 'Malhação - Seu Lugar no Mundo' (2015-2016) como Krica, Cynthia Aparecida Senek Finkensieper, conhecida nacionalmente como Cynthia Senek, fez uma mudança radical recentemente. A atriz de 33 anos passou a usar Cynthia Aparecida como seu nome artístico.
Há duas décadas usando o segundo sobrenome, a atriz descarta como gesto de reconexão com sua identidade e raízes brasileiras. Em entrevista ao site de Heloísa Tolipan, ela revelou que 'Senek' não faz mais sentido, mas sentia-se mal com 'Aparecida'.
“Sentia vergonha porque tinha uma referência da minha infância e do quanto esse nome estava em mim ligado à religiosidade. Assumir o ‘Aparecida’ foi uma cerimônia de conexão com a minha própria brasilidade.", contou ela.
Cynthia ressaltou que a transição ocorreu há pouco tempo: "É recente, faz apenas dois anos que lembrei da minha origem. Nome é frequência, ‘Aparecida’ vibra a minha verdade. Quando entendi isso, assim como se devolve uma espada para uma guerreira, devolvi esse nome para o palco da minha carreira com orgulho”.
A artista pontuou que Aparecida tem forte relação com a padroeira do Brasil e com sua ancestralidade. "Nome é frequência. 'Aparecida' vibra a minha verdade. Como se devolve uma espada para uma guerreira, devolvi esse nome ao palco da minha carreira com orgulho", afirmou.
A atualização do sobrenome aparecerá nos créditos da terceira sequência do filme 'Nosso Lar', a qual divide cenas com Fábio Assunção e a cantora Anitta. Cynthia também teve passagem pela novela 'A Dona do Pedaço', uma das candidatas a substituir 'A Viagem', no Vale a Pena Ver de Novo.
Após o filme, ela buscará por novas experiências fora do Brasil: "Meus próximos passos são em Los Angeles, onde vou estudar atuação e cinema. Quero me aprofundar como artista e como diretora da minha própria vida. Também pretendo facilitar workshops de autoiniciação artística e talvez ajudar na organização de um festival indígena na Amazônia".