Resumo da novela 'Terra Nostra', de 1º a 6 de dezembro: Choro e emoção! Giuliana segura Juanito nos braços, e Rosana expõe grave traição de Augusto para Angélica
Publicado em 1 de dezembro de 2025 às 12:59
Por Rafael Munhos | Novelas e TV
Jornalista apaixonado por novelas, filmes, séries e música eletrônica. Também adoro fazer corrida de rua.
Semana explosiva em 'Terra Nostra' com Giuliana (Ana Paula Arósio) agarrada em Juanito e Hortência (Claudia Raia) assistindo tudo
Giuliana (Ana Paula Arósio) se emociona ao ficar com Juanito nos braços na semana de 1 a 6 de dezembro da novela Terra Nostra Quando Tiziu e José Alceu finalmente chegam à fazenda, são levados para se instalar na senzala. José Alceu começa a ajudar nas vendas, aprendendo tudo com atenção. A tensão cresce com mais uma briga entre Rosana e Angélica (Palomma Duarte), ao mesmo tempo em que Amadeo tenta convencer Matteo a aceitar o apoio de Francesco. De volta ao povoado, Matteo leva um susto quando Amadeo revela quem é o proprietário dos terrenos que desejam comprar para o loteamento: o próprio Francesco.
Veja + após o anúncio

Semana eletrizante da novela 'Terra Nostra', exibida na Faixa Especial da Globo. Giuliana com o filho nos braços e separação de Aninha movimenta a trama. 

Capítulo 75 - Segunda-feira, 01/12

A presença inesperada de Francesco (Raul Cortez)  deixa Inêz (Débora Olivieri) desconfiada, mesmo quando ele tenta se justificar dizendo que já escolheu o terreno onde pretende montar a fábrica de macarrão. Marco Antônio (Marcello Antony) percebe que o pai apenas age movido pela gratidão por ter ajudado Giuliana (Ana Paula Arósio) e Matteo (Thiago Lacerda).

Enquanto isso, Janete (Ângela Vieira), furiosa, insiste em expulsar Damião (Gésio Amadeu) e os dois garotos. Na estação, Tiziu (André Luiz Miranda) e José Alceu embarcam rumo à fazenda de Gumercindo (Antonio Fagundes), enquanto Rosana (Carolina Kasting) alimenta o desejo de desaparecer dali.

Bartolo (Antonio Calloni) viaja decidido a fechar negócio sobre um pequeno lote para plantar uvas, e Renato (Raymundo de Souza) se surpreende ao notar a elegância de Florinda.

A tensão cresce com mais uma briga entre Rosana e Angélica (Palomma Duarte), ao mesmo tempo em que Amadeo tenta convencer Matteo a aceitar o apoio de Francesco. Em meio a toda essa confusão, Inêz acaba encontrando os bilhetes escondidos de Francesco. Quando Tiziu e José Alceu finalmente chegam à fazenda, são levados para se instalar na senzala.

Capítulo 76 - Terça-feira, 02/12

Inêz transforma a descoberta dos bilhetes em um verdadeiro melodrama. Na casa de Gumercindo, Augusto (Gabriel Braga Nunes) revive a trajetória dos Matarazzo e defende que o patrão diversifique suas plantações.

Longe dali, Tiziu luta com a própria consciência: deve ou não revelar ao primo que ele é filho de Gumercindo? Giuliana toma sua decisão — aceita o apoio de Francesco, prometendo que um dia, quando tudo mudar, tirará Aninha das mãos de Janete.

Marco Antônio, inquieto, pensa em rever Rosana. Na cozinha, Florinda sugere que, assim que Leonora (Lu Grimaldi) se for, ela mesma poderia assumir o comando dos preparos.

Enquanto isso, Augusto relembra a história de Naná e cogita pela primeira vez que Tiziu possa ser, sim, filho de Gumercindo. Quando os meninos chegam, o silêncio toma conta da casa: pai e filho ficam frente a frente, sem saber por onde começar.

Capítulo 77 - Quarta-feira, 03/12

Após refletir, Gumercindo permite que os garotos permaneçam na fazenda. De volta ao povoado, Matteo leva um susto quando Amadeo revela quem é o proprietário dos terrenos que desejam comprar para o loteamento: o próprio Francesco.

No armazém, Toninho surge trazendo fofocas: Hernandez (Felipe Wagner) está tomado de ciúmes do bebê. Determinada, Dolores (Lolita Rodrigues) anuncia que vai buscar o neto na casa de Hortênsia (Claudia Raia). A notícia de que Juanito foi adotado deixa Giuliana intrigada.

Na cidade, Anacleto (Mário Cesar Camargo) chega para passar o Natal com a família, enquanto Bartolo comemora a compra de suas terras. A ceia dos colonos reúne todos, e entre os pratos e risadas, Renato e Florinda trocam olhares que ninguém entende.

Maria do Socorro (Debora Duarte), ao conhecer José Alceu, misteriosamente se recorda de Naná (Adriana Lessa), sem compreender o motivo. Antenor segue atrás de pistas do enteado. Ao cair da noite, Dolores (Lolita Rodrigues) retorna trazendo Juanito, entregando o pequeno nos braços de Giuliana, que o recebe emocionada.

Capítulo 78 - Quinta-feira, 04/12

Assim que vê Dolores, Giuliana corre e toma o menino no colo, aliviada. A avó o alerta: Toninho nunca deve contar a ninguém que Juanito um dia foi deixado na roda dos enjeitados. Na casa bancária, Janete ouve, escondida, Marco Antônio e Francesco — já bêbados — falarem de Paola, e guarda tudo para usar depois.

Enquanto isso, Anacleto encontra uma foto de Paola com Francesco; ela inventa uma explicação rápida, e ele, desconcertado, acredita. Na colônia, Francesco propõe sociedade a Amadeo e Matteo, e ambos, mesmo relutantes, acabam aceitando.

José Alceu começa a ajudar nas vendas, aprendendo tudo com atenção. Para evitar confusão, Marco Antônio e Francesco tentam impedir que Paola e Janete se cruzem na agência. Rosana provoca Angélica insinuando que Augusto já deve ter outra mulher. Mais tarde, com doçura, Giuliana alimenta Juanito, tratando-o como se fosse seu.

Veja também
Juanito morre em 'Terra Nostra'? Giuliana enfrenta a maior dor de sua vida ao ser afastada do filho biológico
Capítulo 79 - Sexta-feira, 05/12

Dolores observa, emocionada, o cuidado que Giuliana dedica a Juanito. Enquanto isso, Gumercindo, Angélica e Bartolo viajam para convencer os colonos italianos a não abandonarem a fazenda de Altino (Odilon Wagner).

Na pensão, Mariana (Tania Bondezan) sugere que Janete vá atrás de Paola. Na casa grande, Maria do Socorro convida Tiziu e José Alceu para o almoço, tentando aproximá-los. Toninho (Paulo de Almeida) percebe o desconforto de Amadeo, que não aceita muito bem o fato de Francesco ter metade da sociedade. De repente, Antenor chega à fazenda, trazendo tensão no ar.

Capítulo 80 - Sábado, 06/12

Na senzala, Antenor surpreende José Alceu, que reage com insultos. O feitor, firme, manda o menino descarregar sua raiva — e ele o faz, golpeando-o com o chicote até cair em prantos nos braços de Antenor.

Em outra parte da fazenda, Gumercindo pede a Maria do Socorro que deixe para trás a história sobre o filho de Naná. Logo depois, Tiziu, José Alceu e Antenor partem juntos. Na pensão, Hortênsia chega para visitar Dolores, mas encontra Juanito aconchegado no colo de Giuliana, que sorri para a criança.

No povoado, Matteo e Amadeo assinam o contrato da nova empresa. Paola e Francesco visitam a fábrica de macarrão, e ela se emociona ao ver o projeto tomando forma.

Na casa de Giuliana e Matteo, Dolores sugere que o menino passe a noite ali. Mariana também dá sua opinião: Giuliana deve amamentar a filha recém-nascida, e Marco concorda. Em um momento de franqueza, Francesco confessa a Paola que fugiu da Itália após matar um homem.

Matérias relacionadas
Juanito morre em 'Terra Nostra'? Giuliana enfrenta a maior dor de sua vida ao ser afastada do filho biológico
Juanito morre em 'Terra Nostra'? Giuliana enfrenta a maior dor de sua vida ao ser afastada do filho biológico
Resumo da novela 'Terra Nostra' (24 a 29 de novembro): Giuliana despedaçada! Filha arrancada dos braços e prisão de Matteo colocam italiana no desespero em semana chocante
Resumo da novela 'Terra Nostra' (24 a 29 de novembro): Giuliana despedaçada! Filha arrancada dos braços e prisão de Matteo colocam italiana no desespero em semana chocante
Por que Rosana leva Matteo à morte em 'Terra Nostra'? Movida pela revolta, filha de Gumercindo acerta na armadilha fatal contra o marido
Por que Rosana leva Matteo à morte em 'Terra Nostra'? Movida pela revolta, filha de Gumercindo acerta na armadilha fatal contra o marido
Sobre
Ana Paula Arósio
Ana Paula Arósio
Giuliana fica com Juanito em 'Terra Nostra'? Desesperada, italiana reencontra o filho, se agarra nele, mas entra em guerra com a mãe adotiva
2 de dezembro de 2025 às 13:42
Todos os itens
Palavras-chave
Entretenimento Novelas TV TV Globo Resumo de novela Novela Terra Nostra
Tendências
Todos os famosos
Top notícias Novelas
Últimas notícias das Novelas
De acordo com a psicologia, essa é a frase mais repetida por pessoas infiéis para justificar seus atos
De acordo com a psicologia, essa é a frase mais repetida por pessoas infiéis para justificar seus atos
18:51
Qual é a doença de Ellen em 'Dona de Mim'? Camila Pitanga faz revelação surpreendente sobre mistério desde o início da novela
Qual é a doença de Ellen em 'Dona de Mim'? Camila Pitanga faz revelação surpreendente sobre mistério desde o início da novela
18:31
Biblioteca 'de cinema', sala imensa e piscina dos sonhos: a mansão discreta de Antonio Fagundes vai deixar você de queixo caído; veja fotos
Biblioteca 'de cinema', sala imensa e piscina dos sonhos: a mansão discreta de Antonio Fagundes vai deixar você de queixo caído; veja fotos
17:28
Novelas
Últimas Notícias
Últimas Notícias