A Cartela de Cores conta com uma união de tonalidades que juntas representam os tons que melhor se encaixam em cada pessoa, prestando atenção desde a pele e o cabelo até a cor dos olhos. Dessa forma, a Análise de Cor identifica quais os tons que melhor coordenam a coloração natural de cada um, para saber, por exemplo, qual metalizado trend combina mais com você ou como incluir um tom específico, como o amarelo, em seus looks. De olho nesse universo, o Purepeople bateu um papo com a stylist e consultora de moda Thais Farage que é expert no tema. "Cada cor reflete a luz de uma maneira e, quando usada perto do rosto, pode refletir ou absorver os tons do rosto. A paleta é esse grupo de cores que refletem de um jeito mais harmônico", categorizou a stylist, que se baseia no método sazonal expandido que conta com cerca de 12 cartelas e cada uma possui uma temperatura, contraste e acabamento diferenciado. Vem entender!
O processo de identificação não é intuição: 'É um estudo'
Existe um passo a passo na hora de identificar a paleta que se baseia em primeiro descobrir a temperatura, depois a característica principal de beleza e, por último, faz-se a comparação das cartelas no rosto. "É um estudo. Por isso falo tanto de harmonia e equilíbrio e não 'beleza'. Belo é do campo cultural, pessoa, histórico. A gente fala de harmonia e equilíbrio porque é, de fato, mais técnico", afirmou Thais. Para isso, a profissional precisa prender o cabelo do cliente e tirar a maquiagem do mesmo, de forma que as cores não alterem o resultado. A partir disso, coloca-se vários tecidos na frente da pessoa para analisar qual melhor se identifica.
Não é para se prender: 'O importante é saber qual o seu fundo'
Quando você descobre a sua paleta, você terá uma gama extensa de cores para usar no dia a dia. Em média, são cerca de 60 tons. "Pode ser imensa, mas o importante é entender qual tipo de fundo que se adapta ao seu. Clara ou profunda? Brilhante ou suave? Quente ou fria?", explicou. A ideia é não se prender, mas prestar atenção qual o tipo de cor, vibração e temperatura que melhor harmoniza. Até por que existem maneiras de compensar a falta de harmonização com uso de tons contrastantes, como escolher um batom vermelho que integra sua cartela. "Análise de cor é pra expandir o horizonte, não pra diminuir as opções", garantiu.
A cartela não muda conforme a idade: 'O que altera é o viço'
Apesar da cartela avaliar o tom da pele e aparência, não significa que ela mudará caso você se exponha ao sol e mude a cor do cabelo (a gente deu aqui, inclusive, algumas dicas para não deixar que o clima do Outono afete tanto a sua beauté). A sua cartela de cores será a mesma sempre. "A medida que envelhecemos perdemos um pouco o viço e isso interfere em como explico a cartela, mas não muda a cartela", salientou. Ou seja, se a sua pele for caracterizada como fria, ela sempre se dará melhor com tons mais frios, por isso aquele seu tom de rosa favorito está sempre na sua cartela.
Como identifico a minha paleta de cores?
De acordo com Thais Farage, não tem como identificar qual é exatamente a sua paleta de cores sem a ajuda de um profissional especializado no ramo. "Existem tecidos próprios para análise", afirmou. No entanto, existem algumas dicas que podem auxiliar neste processo. "Tudo o que nasceu com você te valoriza. Se você, por exemplo, tem cabelo preto, certamente esta cor também estará na sua cartela assim como a cor dos seus olhos", explicou. Outra dica é testar como as cores se comportam perto do rosto com auxílio de blusas e colares. Caso tenha uma cor especifica que todos te elogiam quando usa, provavelmente também fazer parte da cartela.
(Por Ana Clara Xavier)