Durante muito tempo vista apenas como um grão básico do dia a dia ou um ingrediente de festas de Ano Novo, a lentilha passou a ganhar outro status quando o assunto virou a saúde do intestino. Muito mais do que o arroz e o feijão, por exemplo, ela ganhou status de 'o melhor grão para a microbiota intestinal' nas redes sociais - e o motivo são seus benefícios.
Presente na dieta de Sophie Charlotte, que substituiu o arroz pela lentilha, e de Gisele Bündchen, que já revelou em seu livro receitas com o grão, incluindo uma sopa saudável, a lentilha também entrou no radar de especialistas e ganhou 'status de celebridade' em uma publicação da Harvard.
Embora seja chamada de 'o melhor grão para a microbiota intestinal' nas rede sociais, é importante ressaltar que não existe um selo especial que coloque a lentilha no topo da cadeia alimentar. No entanto, instituições como a Harvard T.H. Chan School of Public Health destacam e valorizam sua composição nutricional.
A lentilha é rica em fibras, amido resistente e compostos bioativos que atuam como prebióticos, alimentando as bactérias benéficas do intestino. Isso, claro, torna o alimento um poderoso aliado para um bom funcionamento do intestino.
Segundo o nutrólogo Arthur Victor de Carvalho, o principal diferencial da lentilha está na combinação de elementos que favorecem diretamente a microbiota: "O primeiro são as fibras solúveis e insolúveis, fundamentais para o efeito prebiótico. Essas fibras não são digeridas pelo organismo humano, mas servem de substrato para bactérias benéficas no intestino, ajudando a manter diversidade microbiana", diz.
Além disso, a lentilha contém polifenóis, compostos antioxidantes que contribuem para o controle da inflamação e para a saúde metabólica. A fibra não é digerida completamente e serve de alimento para a microbiota, que produz substâncias capazes de fortalecer a barreira intestinal, reduzir inflamações e melhorar a sensibilidade à insulina.
A lentilha não emagrece sozinha e não atua como solução milagrosa. O que ela faz é ajudar a criar um ambiente mais favorável ao controle do peso, justamente por ser rica em fibras e proteína vegetal. Desta forma, ela aumenta a saciedade, evita picos de glicemia e contribui para um padrão alimentar mais equilibrado.
Uma microbiota saudável está diretamente ligada a uma melhor regulação do metabolismo e da inflamação, fatores que influenciam a forma como o corpo usa ou armazena energia. A lentilha também promove menos inchaço, intestino mais regular, apetite mais estável e sensação de bem-estar geral.
player2