Atriz de sucesso nas novelas, formada em direito, musa do Carnaval, diva inspiradora de beleza e bem-estar, podcaster e tudo mais que desejar: Flávia Alessandra chegou aos 51 anos em um novo auge de sua carreira e realizando sonhos que um dia pareceram muito distantes. Um deles é o 'Meu Ritual', seu novo projeto lançado recentemente.
'Meu Ritual' é um espaço multiplataforma que vai além do digital e promove conexão, troca a informação para quem busca bem-estar e qualidade de vida. Com um olhar 360° sobre saúde, beleza, movimento e o universo feminino, o portal reúne treinos, videocasts com especialistas, conteúdos exclusivos e os tão queridinhos episódios dos podcasts 'Pé no Sofá Pod' e 'Só Se Fala Em Outra Coisa'.
E é justamente sobre o novo projeto da atriz, que fez uma participação em 'Êta Mundo Melhor!', que o Purepeople bateu um papo com Flávia Alessandra. Em uma entrevista exclusiva, a esposa de Otaviano Costa nos contou detalhes de sua rotina fitness, dieta, como faz o skincare diário e, sobretudo, seu propósito a frente do 'Meu Ritual'.
Purepeople: Flávia, que delícia ver você à frente de um projeto tão completo como o 'Meu Ritual'. Conta para a gente: quando essa ideia começou a nascer dentro de você?
Flávia Alessandra: Essa história nasceu na pandemia, quando todos nós percebemos o quanto a atividade física é fundamental. Resolvi criar um aplicativo chamado UTreino, por meio do qual consegui reunir treinos, bate-papos e podcasts com especialistas num só lugar. Foi uma forma de tornar acessível para quem não tem acesso a bons profissionais. Já queria expandir essa conversa. A questão da saúde do Otaviano ano passado [quando fez cirurgia devido a uma aneurisma de aorta] foi o pontapé para ampliar isso. A Utreino está nessa multiplataforma. Através do Meu Ritual eu consigo trazer esses temas com colunistas fixos e convidados de forma diária, gratuita e informação de qualidade que, literalmente, muda vidas.
PP: Um dos objetivos do 'Meu Ritual' é ajudar outras mulheres a se enxergarem de dentro para fora, promovendo autocuidado e informação. Para você, o que é um verdadeiro autocuidado?
FA: Pra mim, autocuidado é um encontro com nós mesmos. É quando a gente para, se escuta, se respeita. Não tem a ver com luxo ou com algo inacessível, mas sim criar pequenos rituais diários que nos conecta: uma respiração consciente, uma rotina de exercícios que te estimulam e ajudam na consciência corporal, um alimento que nutre de verdade, uma conversa que acolhe… Autocuidado é sobre esse olhar cuidadoso para a gente e presença.
PP: O 'Meu Ritual' nasceu com um olhar para o público feminino, mas fala com todos. Como você enxerga o papel da mulher nesse movimento por bem-estar e qualidade de vida?
FA: A mulher tem um papel essencial, porque na grande maioria das vezes, ela é o centro do cuidado da família, do ambiente de trabalho, das relações. Historicamente, nessa sociedade em que vivemos, ela foi ensinada a cuidar mais do outro do que de si. O que eu quero, e o que acredito que o Meu Ritual propõe, é um convite para que a mulher volte o olhar pra dentro, se priorize, se escute mais. é um convite para que a gente se cuide também.
PP: Flávia, na correria da rotina de atriz, empresária, mãe, esposa... como você se reconecta consigo mesma? Qual o seu ritual sagrado, aquele que você não abre mão?
FA: Meu ritual sagrado é o silêncio da manhã. Gosto de acordar cedo e ter um momento só meu, mesmo que sejam poucos minutos. Às vezes é meditação, às vezes só uma respiração consciente com alguns litros de água já pela manhã. Também amo praticar atividade física, além de liberar essa dose necessária de endorfina, me ajuda a organizar os pensamentos e me alinhar por dentro.
PP: Sua pele é sempre muito elogiada. Tem algum truque de skincare que você não abre mão no dia a dia?
FA: Ah, obrigada pelo carinho! Eu sou super disciplinada com a limpeza da pele, uso filtro solar (mesmo em dias nublados!), alguns lasers para ajudar na qualidade da pele e tenho uma rotina bem regrada de hidratação.
PP: Hoje, a saúde mental é imprescindível para lidar com as adversidades da vida pública. Como você cuida da sua saúde mental no meio do turbilhão do dia a dia?
FA: Sem dúvida! A saúde mental é uma prioridade. E o que me ajuda muito é ter rede de apoio, meus ritos que me acalmam, poder conversar com pessoas que me entendem, me acolhem e não me julgam. Tento me cercar de conteúdos, pessoas e ambientes que me façam bem. O Meu Ritual nasceu também dessa vontade de oferecer esse acolhimento a outras pessoas.
PP: Quando falamos em alimentação e dieta, você já deu diversas declarações de que mantém uma rotina saudável, mas se permite alguns prazeres, como uma boa taça de vinho. Com a chegada dos 50 anos, algo mudou?
FA: Acho que com o tempo a gente vai ficando mais consciente. Não é sobre restrição, é sobre equilíbrio. Continuo me permitindo os prazeres que me fazem bem, como uma taça de vinho em boa companhia, mas com ainda mais atenção ao que me nutre, física e emocionalmente. A alimentação é uma forma de amor próprio.
PP: A longo prazo, qual o seu maior sonho com o 'Meu Ritual'? Já pensou em levá-lo para eventos presenciais, retiros ou até, quem sabe, colocá-lo em uma linha de produtos?
FA: Sonho muito com a expansão do Meu Ritual além das telas, sim! Quero que ele se torne um movimento, que abrace mais pessoas, que esteja presente em experiências físicas, encontros, retiros... O céu é o limite quando o propósito é verdadeiro.