Fora da Record, autor Lauro César Muniz quer fazer filme sobre José Dirceu
Publicado em 12 de janeiro de 2014 09:22
Por Purepeople
Autor de grandes sucessos da teledramaturgia brasileira, como "Chiquinha Gonzaga" (1999), "O Salvador da Pátria" (1989) e "O Casarão" (1976), Lauro César Muniz está sem emissora. Seu contrato com a Record encerrou-se em dezembro e não foi renovado. O autor estava no canal desde 2005, quando deixou a Globo em meio a brigas, após ficar cinco anos tendo sucessivos projetos recusados. Na Record, Lauro escreveu as bem-sucedidas "Cidadão Brasileiro" (2006) e "Poder Paralelo" (2009). Essa última, inclusive, foi responsável por levar Gabriel Braga Nunes e Marcelo Serrado de volta à Globo, com status de protagonistas. Mas, em 2012, fracassou com "Máscaras". A novela foi rejeitada pelo público, teve que ser encurtada e fez a audiência despencar. Até hoje, a Record busca os dois dígitos de audiência que mantinha antes da novela. Junto com o fim do contrato, Lauro também teve cancelado um projeto de minissérie sobre o maestro Carlos Gomes. Em entrevista ao Purepeople, o autor comenta sua saída do
Lauro César Muniz não teve seu contrato renovado com a Record após oito anos
Jonas Bloch e Paloma Duarte em cena da novela 'Máscaras' (2012)
Gabriel Braga Nunes, Paloma Duarte e Marcelo Serrado em cena na novela 'Poder Paralelo' (2009)
Carla Cabral, Gabriel Braga Nunes e Tuca Andrada em cena em 'Cidadão Brasileiro' (2006)
Maria Fernanda Cândido e Thiago Lacerda na minissérie 'Aquarela do Brasil' (2000)
Gabriela Duarte e Carlos Alberto Riccelli na minissérie 'Chiquinha Gonzaga' (1999)
Fernanda Montenegro protagonizou a novela 'Zazá' (1997)
Lima Duarte como Sassá Mutema, em 'O Salvador da Pátria' (1989)
Tarcísio Meira e Bruna Lombardi na novela 'Roda de Fogo' (1986)
Gracindo Junior e Sandra Barsotti em 'O Casarão' (1976)
Veja + após o anúncio

Autor de grandes sucessos da teledramaturgia brasileira, como "Chiquinha Gonzaga" (1999), "O Salvador da Pátria" (1989) e "O Casarão" (1976), Lauro César Muniz está sem emissora. Seu contrato com a Record encerrou-se em dezembro e não foi renovado. O autor estava no canal desde 2005, quando deixou a Globo em meio a brigas, após ficar cinco anos tendo sucessivos projetos recusados.

Na Record, Lauro escreveu as bem-sucedidas "Cidadão Brasileiro" (2006) e "Poder Paralelo" (2009). Essa última, inclusive, foi responsável por levar Gabriel Braga Nunes e Marcelo Serrado de volta à Globo, com status de protagonistas. Mas, em 2012, fracassou com "Máscaras". A novela foi rejeitada pelo público, teve que ser encurtada e fez a audiência despencar.

Até hoje, a Record busca os dois dígitos de audiência que mantinha antes da novela. Junto com o fim do contrato, Lauro também teve cancelado um projeto de minissérie sobre o maestro Carlos Gomes.

Em entrevista ao Purepeople, o autor comenta sua saída do canal, relembra o fracasso de "Máscaras", fala sobre política e elogia o ex-patrão, o bispo Edir Macedo. "É um religioso muito aberto e tolerante. As pregações do senhor Macedo são muito abertas", opina. Confira o bate-papo.

Purepeople: Ficou surpreso com a não renovação de seu contrato?
Lauro César Muniz: Quando "Máscaras" foi lançada para a imprensa fiz uma declaração de que seria minha última novela. Como permanecer sem fazer telenovelas? Eu já havia feito uma reunião com a cúpula da emissora, em que apresentei uma minissérie sobre Carlos Gomes, mas, quando houve a mudança da direção artística, fui comunicado que o projeto não seria produzido. Como meu contrato estipulava o término em 31 de dezembro, estava claro que não haveria renovação.

Purepeople: Mas quais foram os motivos alegados? Financeiros?
LCM: A grade de dramaturgia está inteiramente definida para 2014 e 2015. Eu era o autor mais bem pago da emissora e ficaria dois anos à espera. Como renovar o contrato de um autor sem projeto? Seria um absurdo pagar um salário elevado por dois anos.

Purepeople: E como avalia a contratação da Sabrina Sato a peso de ouro?
LCM: Ela vai ocupar outro projeto na emissora. Acho que a teledramaturgia não é o setor mais privilegiado.

Purepeople: Qual saída gerou mais desconforto? Agora ou a da Globo, em 2005?
LCM: A da Globo, claro! Saí de lá machucado, humilhado. Na Record minha saída não gerou nenhum tipo de conflito. Apenas a frustração de não fazer a minissérie sobre Carlos Gomes.

Purepeople: Em "Poder Paralelo" (2009), cenas de sexo foram cortadas por mando de executivos da Igreja Universal, como divulgou a imprensa na época. O que aconteceu de fato? Houve censura?
LCM: Um tipo de postura da emissora com relação às cenas de sexo e violência, mesmo no horário tardio das 22h30. Os cortes não tiveram relação com religião. Mesmo assim, quanto a isso, acho que já houve mudanças de atitude. "Máscaras" não foi censurada, por exemplo.

Purepeople: Sendo ateu, você não titubeou ao ir para a Record?
LCM: Logo que cheguei deixei bem claro que tinha uma visão materialista do mundo, muito diferente de todos os pastores e bispos. Por tudo que ouço do senhor Edir Macedo, acho que, ao contrário, ele é um religioso muito aberto e tolerante. Não há nenhum tipo de preconceito norteando a emissora. As pregações do senhor Macedo são muito abertas. Já ouvi muitas vezes chamamento da Igreja Universal a ateus, homossexuais, pessoas de outros credos.

Purepeople: Você já declarou que o texto de "Máscaras" era muito sofisticado e que, em Portugal, a novela ficou em primeiro lugar. O público brasileiro ficou burro?
LCM: Não, são públicos diferentes. "Máscaras" foi líder de audiência em Portugal em um canal por assinatura. A Record orienta sua programação para as classes C e D. "Máscaras" era sofisticado para este público. Minha novela tinha um padrão diferente do público alvo da Record.

Purepeople: E o tão falado beijo gay nas novelas? Ele é necessário ou virou mais um mito do que uma necessidade?
LCM: Uma bobagem. As emissoras estão fazendo um cavalo de batalha por nada. Já vimos vários beijos gays na TV e o mundo não acabou.

Purepeople: Sendo ex-membro do Partido Comunista, como avalia as recentes condenações do caso mensalão?
LCM: Foi um julgamento político. Muita injustiça foi cometida. A lei foi atropelada pela euforia de se punir o grupo. Em um país em que o José Dirceu e o (José) Genoíno estão presos e o (Paulo) Maluf está negando ter fortuna escondida em paraísos fiscais, alguma coisa está muito errada.

Purepeople: Suas novelas sempre foram marcadas por tons políticos. Se fosse convidado a escrever um roteiro de filme sobre o mensalão, aceitaria?
LCM: Aceitaria fazer um filme sobre o José Dirceu. Já falei com ele a respeito dois anos atrás. Se ele topar, ainda, eu faço.

Purepeople: Você é conhecido por ser um homem de opiniões fortes. Para fechar, aos 75 anos, teme-se o que falar?
LCM: Não temo. Já fui prejudicado demais por falar o que penso. Se sempre fui assim, como mudar aos 76 anos? Este mês farei 76... Não tenho juízo mesmo (risos)!

(Por Anderson Dezan)

Veja + após o anúncio
Veja + após o anúncio
Palavras-chave
TV Novelas Cinema Entrevista
Sobre o mesmo tema
Autor da novela 'Renascer', Bruno Luperi faz confidência emocionante sobre problema em família e carreira. Entenda!
Autor da novela 'Renascer', Bruno Luperi faz confidência emocionante sobre problema em família e carreira. Entenda!
12 de dezembro de 2023
Wanessa Camargo dona de R$ 185 milhões? Tia da cantora revela a verdade sobre fortuna e faz acusação: 'Milícia'
Wanessa Camargo dona de R$ 185 milhões? Tia da cantora revela a verdade sobre fortuna e faz acusação: 'Milícia'
7 de janeiro de 2024
Notícias similares
Antonio Fagundes galã? José Inocêncio em 'Renascer' de 1993, ator teve reação inusitada diante do rótulo. Saiba qual!
Antonio Fagundes galã? José Inocêncio em 'Renascer' de 1993, ator teve reação inusitada diante do rótulo. Saiba qual!
6 de fevereiro de 2024
Juliana Paes entrega medo de se tornar 'nova Fernanda Montenegro' em remake da novela 'Renascer': 'Tem que dar...'
Juliana Paes entrega medo de se tornar 'nova Fernanda Montenegro' em remake da novela 'Renascer': 'Tem que dar...'
10 de outubro de 2023
Últimas Notícias
Últimas Notícias