Xô, cólicas e dores musculares! Conheça benefícios do gengibre e inclua na dieta
Publicado em 22 de novembro de 2018 16:29
Por Purepeople
A raíz perfumada do gengibre dá sabor na comida e é um potente alimento com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Vale a pena explorar da maneira mais saborosa possível os benefícios do gengibre para a saúde, uma vez que além de ser considerado um super alimento e ser utilizado em tradições médicas para aliviar a dor e náuseas, também é um bom aliado na hora da perda de peso!
Gengibre é um ótimo item para incluir na alimentação! Você sabia que auxilia na perda de peso, na má digestão, reduz cólicas e dores musculares, entre outros benefícios? Confira!
Essa raíz tuberosa pode ser consumida como chá, pó ou até em manipulados de farmácia
O gengibre tem ação bactericida, é desintoxicante e ainda melhora o desempenho do sistema digestivo, respiratório e circulatório, além de ser um ótimo termogênico
"Geralmente a melhor maneira de tirar os ativos do gengibre é fazendo a decocção (fervura das partes usadas da planta junto com a água por alguns minutos)", explica a nutricionista Luciana Verona
Os compostos do gengibre atuam aumentando a produção de calor e suor, favorecendo a queima de gordura corporal e na prevenção do ganho de peso
Para as mulheres grávidas, o chá de gengibre pode ser tomado pela manhã, a fim de reduzir os enjoos matinais
Por causa das propriedades anti-inflamatórias do gengibre, ele é frequentemente usado para ajudar a aliviar dores das cólicas musculares
O gengibre ajuda a reduzir as náuseas e vômitos que frequentemente ocorrem durante os primeiros dias após cirurgias, e possui uma longa história de uso na medicina
Um dos benefícios do gengibre para a saúde é que ele também ajuda a regular o açúcar no sangue
Veja + após o anúncio

Vegetal nativo da Ásia, o gengibre é uma raiz tuberosa usada tanto na culinária quanto na medicina. Há quem duvide do poder da alimentação para o nosso organismo, mas sem duvidas, ela é uma das maiores aliadas para a nossa saúde, sendo também uma ótima estratégia na hora curar ou amenizar algumas doenças, na perda peso, ou no combate ao envelhecimento precoce, por exemplo. Quando se fala do gengibre, os benefícios são vários. Apesar de ser muito conhecido como um potente alimento com ação anti-inflamatória e anti-oxidante, o gengibre tem ação bactericida, é desintoxicante e ainda melhora o desempenho do sistema digestivo, respiratório e circulatório, além de ser um ótimo termogênico. Pensando nisso, o Purepeople entrevistou a nutricionista Luciana Verona e separamos os principais benefícios do gengibre na saúde, para que vocês possam inclui-lo também no seu dia-a-dia! Confira!

Auxilia na perda de peso e na obesidade!

Sim! O gengibre é um reconhecido alimento termogênico que contém compostos potentes para os interessados em perder peso. Esses compostos atuam aumentando a produção de calor e suor, favorecendo a queima de gordura corporal e na prevenção do ganho de peso. "O gengibre pode auxiliar indiretamente na perda de peso. Isso acontece porque o sobrepeso e a obesidade são inflamações no corpo, e quando voce está inflamado, o corpo não funciona direito, os hormônios não sinalizam da forma que deveriam, então quando você utiliza compostos com ativos antioxidantes e anti-inflamatórios, acabam auxiliando no processo da perda de peso", esclarece a nutricionista.

A raiz é eficaz para controlar azia e má digestão

O gengibre é bastante utilizado para combater o desconforto da azia e dos gases intestinais, principalmente na azia causada pela acloridria (incapacidade do Ph gástrico em chegar abaixo de 4,0 para fazer a digestão dos alimentos). "O gengibre vai ajudar a controlar essa azia por ser um ótimo digestivo, e nesse sentido ele também vai auxiliar no controle de gases, principalmente em ações proteicas como por bactérias produtoras de gases. Por tanto, ao consumir o gengibre, juntamente com uma boa mastigação, você melhora a digestão, levando o alimento para o intestino com menor produção de gases", explica a nutricionista. A fim de uma absorção mais rápida, pode-se fazer um chá na proporção de uma colher de chá de gengibre para cada xícara d'água.

Anti-inflamatório e antioxidante

Relacionado aos superalimentos como cúrcuma e cardamomo, o gengibre contém o composto gingerol, um anti-inflamatório e antioxidante natural. Esses anti-inflamatórios naturais são importantes porque ajudam a controlar um sistema imunológico hiperativo, melhorando os sintomas de artrite, dor muscular e doenças respiratórias, como tosse, asma e bronquite. Além disso, os compostos antioxidantes atuam na prevenção de doenças como gripes, resfriados, câncer e do envelhecimento precoce. "Geralmente a melhor maneira de tirar os ativos do gengibre é fazendo a decocção (fervura das partes usadas da planta junto com a água por alguns minutos), ralando o gengibre e colocando-o numa água fria e depois levando ao fogo com a panela semi tampada. Espera ferver e depois abaixa o fogo durante uns 4 ou 5 minutos, apaga o fogo, tampa, espera mais um pouquinho e bebe", esclarece Luciana.

Controle de náuseas e vômitos

O gengibre ajuda a reduzir as náuseas e vômitos que frequentemente ocorrem durante a gravidez, tratamentos de quimioterapia ou nos primeiros dias após cirurgias, e possui uma longa história de uso na medicina tradicional/alternativa. Pode ser usado fresco, seco, em pó, ou como um óleo ou suco, e às vezes é adicionado a alimentos e cosméticos. "O gengibre é a unica planta que se tem estudo de segurança para utilizar na gestação. Pode se utilizar até 1g por kg. Pode cortar um pedaço do tamanho da falange do dedo, ralar e fazer a decocção durante a noite. Deixe do lado da cama e beba assim que acordar", conta a nutricionista.

Reduz as cólicas menstruais e dores musculares

Para os adeptos das atividades físicas, o gengibre é um bom aliado na hora de amenizar as dores musculares, pois além de controlar a inflamação dos tecidos, ajuda na recuperação dos músculos após uma sessão de exercícios. Por causa das propriedades anti-inflamatórias do gengibre, é frequentemente usado para ajudar a aliviar dores musculares e articulares, incluindo artrite. Assim como na menstruação, período em que as mulheres podem ficar mais inflamadas principalmente no início do ciclo, o gengibre, por ser anti-inflamatório, contribui para um alívio das dores: "Por conter propriedades anti-inflamatórias, ele vai agir na inflamação. Quando você sente dor é porque há uma inflamação no corpo, então se você usar um anti-inflamatório vai diminuir a dor e agir na prostaglandinas (sinais químicos celulares produzidos pelas células, geralmente em locais de dano tecidual ou infecção pois estão envolvidos em lidar com lesões e doenças) que ficam circulantes, explica.

Eficaz no combate do açúcar no sangue

Um dos benefícios do gengibre mais surpreendentes para a saúde, é que ele também ajuda a regular o açúcar no organismo. Isso minimiza os sintomas negativos do açúcar elevado no sangue, que, se não for tratado, pode levar a problemas de saúde graves, como diabetes. "Quando a pessoa esta inflamada, ela produz insulina e só a insulina não é suficiente para sinalizar. Como o gengibre deixa o corpo mais saudável e menos inflamado, a insulina começa a voltar a fazer efeito e com isso, ela bate na célula, sinaliza que a glicose tem que entrar, e assim a diminuição da glicemia no sangue ocorre. Mas é claro que não adianta comer besteiras e se entupir de doces achando que o gengibre fará efeito, porque não vai. E é bom lembrar que ele não substitui um remédio, principalmente se o seu for de prescrição médica", conta a nutricionista.

(Por Martina Orlandini)

Palavras-chave
Bem-estar Beleza Boa forma
Sobre o mesmo tema
Nova estrela da Globo! Conheça Theresa Fonseca, atriz que ganhou papel de Mariana na novela 'Renascer'
Nova estrela da Globo! Conheça Theresa Fonseca, atriz que ganhou papel de Mariana na novela 'Renascer'
5 de fevereiro de 2024
Inédito! BBB 24: Vinícius Rodrigues, atleta medalhista em Olimpíada pode fazer história no reality da Globo; conheça
Inédito! BBB 24: Vinícius Rodrigues, atleta medalhista em Olimpíada pode fazer história no reality da Globo; conheça
27 de dezembro de 2023
Notícias similares
O perfume brasileiro de 80 reais que vai te deixar com o mesmo cheiro que a fragrância da Taylor Swift
O perfume brasileiro de 80 reais que vai te deixar com o mesmo cheiro que a fragrância da Taylor Swift
21 de novembro de 2023
Cheiro de rica: esses 5 perfumes femininos elegantes do Boticário vão te deixar perfumada por menos do que você imagina
Cheiro de rica: esses 5 perfumes femininos elegantes do Boticário vão te deixar perfumada por menos do que você imagina
26 de dezembro de 2023
Últimas Notícias
Últimas Notícias