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Substituta do frango, carne de jaca promete emagrecer e ajudar na malhação

Você já ouviu falar em carne de jaca? O alimento é proveniente da fruta e tem o aspecto parecido com o do frango, proteína de origem animal. Devido a isso, o ingrediente se tornou uma opção para vegetarianos e veganos, mas também ganhou o coração dos onívoros. Em entrevista para o Purepeople, a nutricionista Catia Ruthner esclarece por que o alimento contribui para o emagrecimento.

As frutas da estação ajudam a fortalecer o organismo e podem substituir certos alimentos como é o caso da jaca, que é uma excelente opção para vegetarianos e veganos suprirem a necessidade de comer carne de frango. O fruto ganhou fama depois da coxinha de jaca ter conquistado até quem mantém uma dieta com proteínas de origem animal ou flexitariana, que permite ingerir esse tipo de alimento às vezes. Em entrevista para o Purepeople, a nutricionista Catia Ruthner revela os benefícios oferecidos pela fruta e esclarece como ela pode ajudar a perder peso assim como o fast mimicking. "A jaca é ótima para a melhora da saúde óssea, capilar, da acuidade visual e do sistema respiratório. Além disso, auxilia no funcionamento do sistema intestinal e imunológico, e previne o envelhecimento celular", aponta a especialista do W Estética & Spa.

Por que ela ajuda a emagrecer: 'Alimento antioxidante'

Assim como a dieta do jejum intermitente, a carne de jaca pode proporcionar o emagrecimento, mas é importante ter o acompanhamento de nutricionistas. "Esta fruta ajuda a emagrecer pelo fato de ser um alimento antioxidante, rico em fibras com baixo valor calórico e auxiliar no processo digestivo", explica a profissional ao alertar: "É sempre importante lembrar que a prática de exercícios físicos deve estar sempre aliada a alimentação variada e saudável para atingir o emagrecimento." Além disso, o alimento pode ser um colaborador para as atividades físicas. "A jaca tem o poder de melhorar o rendimento nos treinos, por conter carboidratos e baixas calorias, além de sua frutose e sacarose", declara Catia ao esclarecer: "Tais açúcares servem para fornecer energia de forma rápida e, portanto, melhorar a performance nas atividades de musculação ou para resistência cardiorrespiratória."

Benefícios para a saúde: 'Reduz o colesterol alto'

Congelar alimentos para futuras refeições não é um hábito indicado, pois pode contribuir para a perda de nutrientes, mesmo em cidades que sofrem com a ausência de certos pratos. "Alguns pesquisadores apontam a jaca como uma boa alternativa alimentar por ser rica em nutrientes antioxidantes e fibras, sem contar que ela é uma alternativa onde existe escassez de outros alimentos", comenta a nutricionista ao relatar: "Alguns dos seus componentes são fibras, cálcio, potássio, ferro, vitaminas A e C, fósforo, magnésio, carboidratos e vitaminas do complexo B, principalmente B2 (riboflavina), que é responsável pela produção de energia e B5 (niacina), entre suas funções reduz o colesterol alto e os triglicerídeos."

Pontos fracos da fruta: 'Alto índice glicêmico'

Assim como todo tipo de alimento, a jaca também tem seu lado negativo. "É uma fruta com alto índice glicêmico, fator que diferencia os carboidratos nos alimentos e está relacionado com o nível de açúcar no sangue", conta a especialista ao desenvolver: "Estes alimentos são classificados de acordo com a velocidade que o açúcar entra na corrente sanguínea. Quanto mais rápido for o processo, maior será a produção de insulina. A jaca não é recomendada para diabéticos e pessoas que buscam uma dieta com baixo índice glicêmico." Para incluir a fruta no cardápio, é preciso ser alertar a um aspecto específico como Catia conclui: "Sementes da jaca não devem ser consumidas cruas, pois podem causar intoxicação. Cozinhe ou asse antes de consumir."

(Por Fernanda Casagrande)

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