
Carnaval 2025: Última noite de desfiles do Grupo Especial promete emoção e grandiosidade na Sapucaí
A terceira e última noite de desfiles do Grupo Especial do Rio de Janeiro promete encerrar o Carnaval 2025 com grande estilo! Nesta terça-feira (4), quatro agremiações entram na Marquês de Sapucaí com enredos que vão da ficção científica à exaltação de grandes personalidades históricas.
Entre os destaques, a Mocidade Independente de Padre Miguel abre os desfiles com um enredo futurista, trazendo Fabíola Andrade à frente da bateria. Em seguida, o Paraíso do Tuiuti conta a história de Xica Manicongo, considerada a primeira travesti do Brasil, com a presença de Erika Hilton no desfile. A noite segue com a despedida de Paolla Oliveira como rainha de bateria da Grande Rio e se encerra com a homenagem da Portela a Milton Nascimento, que viveu uma polêmica no Grammy.

terça-feira (4 de março)
- 22h00: Mocidade Independente de Padre Miguel
- 23h30: Paraíso do Tuiuti
- 01h00: Acadêmicos do Grande Rio
- 02h30: Portela
Abrindo a noite, a Mocidade aposta no enredo “Voltando para o futuro, não há limites para sonhar”. Desenvolvido pelo casal de carnavalescos Renata e Márcia Lage – que faleceu em janeiro devido a complicações de uma leucemia –, o desfile trará um alerta sobre a importância de pensar no futuro da humanidade e do planeta. Um apelo à conscientização sobre o futuro da humanidade.
- Rainha de bateria: Fabiola Andrade
- Famosos confirmados: Erika Schneider, Carolina Arjonas, Tati Minerato, Gabriela Mendes e a influencer infantil Gi Alparone.
O Paraíso do Tuiuti trará um enredo com forte teor histórico e social, contando a trajetória de Xica Manicongo, considerada a primeira travesti do Brasil, "Quem tem medo de Xica Manicongo?". Escravizada no século 16 e levada a Salvador, Xica desafiava as normas de vestimenta da época e se tornou um símbolo de resistência para a comunidade LGBTQIA+. O tema desenvolvido pelo carnavalesco Jack Vasconcelos promete emocionar a Sapucaí.

- Rainha de bateria: Mayara Lima
- Famosos confirmados: Erika Hilton vai desfilar na comissão de frente do Paraíso do Tuiuti!
Já a Acadêmicos do Grande Rio mergulha na cultura amazônica com o enredo “Pororocas parawaras: as águas dos meus encantos nas contas dos curimbós”, inspirado na música “Quatro Contas”, de Dona Onete. A escola pretende transportar o público para o encontro das águas e seus encantados, destacando as lendas e tradições da região. Além do enredo vibrante, o desfile marcará a despedida de Paolla Oliveira como rainha de bateria, encerrando uma era de momentos icônicos na avenida.
- Rainha de bateria: Paolla Oliveira
- Famosos confirmados: Dira Paes, Fafá de Belém, Naieme, Mell Muzzilo, Christian Chávez (ex-RBD), Xamã, Mulher Melão, Rayssa Bratillieri, Mileide Mihaile, Luciene Santinha, Thainá de Oliveira, Adriana BomBom, Karen Lopes, Mariana Goldfarb, Gardênia Cavalcanti, Patrícia Poeta, ex-BBB Isabelle Nogueira e ex-BBB Alane Dias.
Por fim, a Portela encerra os desfiles com uma homenagem especial a Milton Nascimento com o enredo “Cantar será buscar o caminho que vai dar no sol”. Essa será a primeira vez, em mais de duas décadas, que a azul e branco de Madureira homenageia uma personalidade de fora do samba. A expectativa é de um desfile emocionante e repleto de referências à trajetória do cantor.
- Rainha de bateria: Bianca Monteiro
- Famosos confirmados: Gabz, Adriane Galisteu, Sheron Menezzes e Wenny Isa (irmã da Lexa).