Com a temporada de premiações a todo vapor e o Oscar chegando, muita gente aproveita os primeiros meses do ano para colocar filmes pendentes em dia, especialmente aqueles que passaram pelos cinemas fazendo grande sucesso. E um título espanhol que chamou atenção em 2025 acaba de chegar ao catálogo da Netflix, pronto para alcançar um público ainda maior.
Estamos falando de 'O Cativo', um drama de época baseado em fatos reais que revisita um capítulo pouco explorado da história da Espanha. A produção teve forte repercussão no ano passado, recebeu sete indicações a grandes prêmios do cinema europeu e foi descrita pela crítica como um filme ousado, intenso e marcante.
A trama se passa em 1575 e acompanha o período em que Miguel de Cervantes foi feito prisioneiro em Argel. Longe de retratar apenas o sofrimento do cativeiro, o filme mostra como o jovem escritor passou a usar algo o poder das histórias para sobreviver - e talvez escapar.
Com os planos de se livrar da prisão, ele começa a narrar contos que encantam outros prisioneiros e despertam o interesse de Hassan, o Paxá de Argel, com quem vive uma relação de intensidade que se torna central para o destino do personagem.
Em vez de transformar Miguel de Cervantes em um herói perfeito, o filme prefere mostrar suas fragilidades, contradições e dilemas.
A direção de 'O Cativo' é assinada por Alejandro Amenábar, nome conhecido por obras como 'Mar Adentro' e 'Tese', que aposta em uma narrativa mais íntima neste longa. No papel principal está Julio Peña, que chamou atenção ao interpretar o autor de 'Dom Quixote' ainda jovem.
Em entrevista, o ator revelou que o caminho até o papel não foi simples: "Comecei os testes, me disseram que eu tinha conseguido o papel e, depois de um mês de ensaios, me avisaram que não. Eu sabia que era uma decisão difícil para o Alejandro, porque eu tinha 22 anos e o personagem tinha cerca de 30. Nem todo mundo concordou com a escolha, mas levei isso com tranquilidade".
Julio Peña divide cena com nomes experientes do cinema espanhol, como Miguel Rellán, Luis Callejo, Roberto Álamo, Fernando Tejero e José Manuel Poga. Agora disponível na Netflix, 'O Cativo' é um daqueles filmes que vão além da aula de história e vão te cativar com um enredo maravilhoso.
player2
player2
player2