Janja rebate críticas machistas dias após fala polêmica de jornalista: 'Sou uma pessoa que não fica sentada'
Publicado em 14 de novembro de 2022 11:58
Por Matheus Queiroz | Notícias dos famosos, TV e reality show
Jornalista por vocação, apaixonado por música, colecionador de CDs e neto perdido de Rita Lee.
Janja recebeu uma série de críticas da cúpula do PT por conta da participação direta na campanha presidencial. Confira as declarações.
Janja da Silva, futura primeira-dama do Brasil, falou abertamente sobre as críticas que recebeu por membros da campanha do PT durante o período eleitoral Participação de Janja na campanha de Lula gerou incômodo em diversas esferas, que criticaram a influência dela em decisões e, também, a proteção ao marido Janja afirma que não se incomodou com as críticas: 'A opinião que importava pra mim nesse momento da campanha era do meu marido' Ao 'Fantástico', Janja relatou preocupação com a segurança de Lula durante a corrida presidencial Questionada pela jornalista Maju Coutinho, Janja concordou que essas críticas carregam machismo e ciúmes
Veja + após o anúncio

Janja da Silva, futura primeira-dama do Brasil, falou abertamente sobre as críticas que recebeu por membros da campanha do PT durante o período eleitoral. Casada com Luís Inácio Lula da Silva há seis meses, a participação ativa da socióloga na corrida presidencial gerou incômodo em diversas esferas, que criticaram a influência dela em decisões e, também, a proteção ao marido.

Em entrevista ao Fantástico deste domingo (13), Janja afirma que não se incomodou com estas críticas. "A opinião que importava pra mim nesse momento da campanha era do meu marido. Se era importante para ele eu estar fazendo algumas coisas e estar do lado dele. E eu trouxe para mim esse papel de cuidar mesmo dele, de preservá-lo. Até segurança", contou.

Questionada pela jornalista Maju Coutinho, Janja concordou que essas críticas carregam machismo e ciúmes. "Houve machismo porque talvez a figura do Lula por si só se bastasse. E agora tem uma mulher do lado dele, não que complemente, mas que soma com ele em algumas coisas, entendeu? Então hoje, acho importante olhar pra ele, olha pra ele e também estar me vendo. Isso não acontecia antes. Só olhava para ele. E hoje ele tem um complemento, uma soma, que sou eu. E não é porque eu estou do lado dele. É porque eu sou essa pessoa. Eu sou uma pessoa que é propositiva. Que não fica sentada. Que vai e faz", frisou.

JANJA RECEBEU APOIO NA WEB APÓS COMENTÁRIOS CONSIDERADOS MACHISTAS DE JORNALISTA DA GLOBO

As declarações de Janja sobre as críticas pela influência nas atividades do marido foram gravadas antes da polêmica com a jornalista Eliane Cantanhêde, mas se encaixaram perfeitamente aos apontamentos dela durante comentário na GloboNews. A comunicadora questionou o motivo de a socióloga estar sentada ao lado de Lula durante encontro com aliados em reunião da transição de governo.

"Ela estava ali sentada, mas ela não é presidente do PT, ela não é líder política, ela não é presidente de partido, enfim, por que ela estava ali? Qual era o papel da primeira-dama?", questionou Eliane.

Eliane também foi acusada de reproduzir machismo ao comparar Janja com a ex-primeira dama Ruth Cardoso. "Como a Janja, [Ruth] tinha o brilho próprio. Era professora universitária. Uma mulher super respeitada na área dela e cuidado da comunidade solidária, mas ela não tinha protagonismo, ela não tinha voz nas decisões políticas. Se tinha, era a quatro chaves dentro do quarto do casal", disparou.

Os comentários de Eliane geraram uma série de reações indignadas de eleitores e personalidades políticas, como Dilma Rousseff. "Exigir das primeiras-damas que sejam silenciosas é reproduzir pior da misoginia e do machismo. Janja tem de ser respeitada. Lugar de mulher é onde ela quiser estar. Isto vale para jornalista, vale para militante que seja mulher de presidente, vale para cada uma de nós, mulheres", disse a ex-presidente.

Pelo Twitter, Eliane se defendeu das acusações de machismo. "Meu feminismo está no DNA e numa vida inteira. Elogiei Janja, apenas separei relação pessoal com função pública", justificou.

Sobre
Palavras-chave
Famosos brasileiros Principais notícias Entretenimento Galeria Vertical Política
Sobre o mesmo tema
Rodriguinho critica Ludmilla após show no 'BBB 24' e mãe da cantora rebate: 'Bater em mulher ele gosta'
Rodriguinho critica Ludmilla após show no 'BBB 24' e mãe da cantora rebate: 'Bater em mulher ele gosta'
14 de janeiro de 2024
Nova dinâmica do 'BBB 24' é criticada na web por indicar quem vai sair no paredão. 'Não faz o menor sentido!'
Nova dinâmica do 'BBB 24' é criticada na web por indicar quem vai sair no paredão. 'Não faz o menor sentido!'
11 de janeiro de 2024
Notícias similares
Gente? Mulher do prefeito de Salvador acusa o político de flertar com Anitta e faz barraco nas redes sociais
Gente? Mulher do prefeito de Salvador acusa o político de flertar com Anitta e faz barraco nas redes sociais
29 de dezembro de 2023
Jojo Todynho recebe ligação de Jair Bolsonaro e ex-presidente leva funkeira às lágrimas com convite, diz colunista
Jojo Todynho recebe ligação de Jair Bolsonaro e ex-presidente leva funkeira às lágrimas com convite, diz colunista
29 de fevereiro de 2024
Últimas Notícias
Últimas Notícias