De militante petista à futura primeira-dama do Brasil: conheça a história de Janja Silva, esposa de Lula
Atualizado em 31 de outubro de 2022 12:50
Publicado em 31 de outubro de 2022 12:17
Por Matheus Queiroz | Notícias dos famosos, TV e reality show
Jornalista por vocação, apaixonado por música, colecionador de CDs e neto perdido de Rita Lee.
Em 1983, a paranaense Rosângela da Silva se filiou ao Partido dos Trabalhados (PT); 40 anos depois, ela assumirá a função de primeira-dama da nação. Conheça a história de Janja!
A partir do dia 1º de janeiro de 2023, o Brasil terá uma nova primeira-dama, a 38ª oitava de sua história: Rosângela da Silva, mais conhecida como Janja Janja nasceu em União da Vitória, no Paraná, no dia 27 de agosto de 1966 Janja se formou em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e tem especializações em História, Gestão Social e Sustentabilidade Janja se filiou ao PT em 1983 Janja trabalhou durante anos como professora universitária e lecionava disciplinas de sociologia em cursos como Administração e Economia
Veja + após o anúncio

Quem é Janja? A partir do dia 1º de janeiro de 2023, o Brasil terá uma nova primeira-dama, a 38ª oitava de sua história: Rosângela da Silva, mais conhecida como Janja. Casada com o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva desde maio, a socióloga do signo de virgem prometeu "ressignificar o papel de primeira-dama".

Rosângela nasceu em União da Vitória, no Paraná, no dia 27 de agosto de 1966. Ainda na infância, ela e a família se mudaram para Curitiba. Formada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e especializada em História, o envolvimento de Janja com a militância do Partido dos Trabalhadores (PT) começou ainda na adolescência.

Pelas redes sociais, Janja se autointitula "petista de carteirinha desde 83". Ela tinha apenas 17 anos quando se filiou. Militante ativa, ela atuou na Assembleia Legislativa do Paraná junto à liderança do partido. Ela conheceu Lula ainda nos anos 1990 em meio às caravanas que ele participou após perder as eleições para Fernando Collor de Melo.

A CARREIRA DE JANJA

Janja trabalhou durante anos como professora universitária e lecionava disciplinas de sociologia em cursos como Administração e Economia. Com pós-graduação em gestão social e sustentabilidade, ela construiu uma carreira na Usina Hidrelétrica de Itaipu. No começo dos anos 2000, ela ingressou na companhia como socióloga de campo.

Ela passou mais de dez anos na empresa, onde ocupou diversos cargos, entre eles, de coordenadora de programas de desenvolvimento sustentável. Nos anos 2010, Janja se licenciou da instituição, e nesse período, trabalhou em empresas ligadas à Eletrobras na Comissão de Sustentabilidade. Por lá, atuou na equipe de assessoria de comunicação. Em 2016, retornou a Itaipu, onde trabalhou até 2020.

A HISTÓRIA DE AMOR DE JANJA E LULA

Janja e Lula se aproximaram meses meses depois da morte de Dona Marisa Letícia, ex-primeira dama, que faleceu após sofrer um acidente vascular cerebral. O reencontro entre o então ex-presidente e a "petista de carteirinha" aconteceu durante uma partida de futebol promovida para a inauguração do campo de uma escola do Movimento Sem-terra (MST), na Região Metropolitana de São Paulo.

Segundo o Metrópoles, o casal se aproximou ainda mais durante o carnaval de 2018. Na ocasião, Janja e Lula ficaram isolados em Maresias. Menos de dois meses depois, o ex-presidente foi preso.

Durante os 580 dias em que Lula esteve preso, o romance ganhou ainda mais força. Segundo o presidente eleito, eles trocaram 580 cartas, uma para cada dia em que esteve na cadeia. Ele conta que ela mandava comidas para ele todas as noites, além de fazer visitas constantes ao amado. Mesmo antes do casamento, Janja já aparecia na lista de familiares autorizados a visitá-lo na prisão.

Lula e Janja assumiram publicamente o romance no dia em que ele deixou a prisão, em novembro de 2019. "Eu quero apresentar a minha futura companheira. Vocês sabem que eu consegui a proeza de preso arrumar uma namorada e ainda ela aceitar casar comigo. É muita coragem dela", disse o petista, após ser solto.

Lula e Janja se casaram em maio deste ano em uma cerimônia para 150 convidados, realizada em São Paulo. Além de políticos conhecidos, como a ex-presidente Dilma Rousseff, o vice de sua chapa, Geraldo Alckmin, e o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad, a lista de convidados contou com personalidades famosas. Gil do Vigor, Daniela Mercury e Malu Verçosa, Paulo Vieira, Gilberto Gil e Flora Gil, Duda Beat, Maria Rita, Jude Paulla e Teresa Cristina foram alguns dos artistas que prestigiaram o casório.

JANJA TEVE PARTICIPAÇÃO ATIVA NA CAMPANHA DE LULA

Ativista do bem-estar animal e feminista, Janja quer atuar de perto em causas que garantam os direitos dessas classes. Ainda na corrida presidencial, ela deu indícios de que quer mesmo ressignificar o papel da primeira-dama e foi uma das participantes mais ativas na campanha de Lula.

Para além dos cuidados com o marido, ela participou de praticamente todas as reuniões da cúpula, esteve presente na grande maioria dos compromissos de campanha, ajudou a traçar a agenda e ainda contribuiu para as estratégias de redes sociais.

Janja também foi peça-chave para aproximar Lula da classe artística. Foi ela a responsável por organizar e reunir artistas para um ato em São Paulo dias antes do primeiro turno. Além disso, segundo o Metrópoles, a socióloga teve papel fundamental para o PT garantir a participação de Simone Tebet, terceira colocada nas urnas, no segundo turno. Foi ela quem mediou a ligação que culminou com o apoio.

Janja teve um final de semana bem animado. Tão flamenguista quanto petista, ela viu o seu time e seu marido garantirem títulos históricos. "Duas vezes tri no mesmo final de semana! Mengão e mozão do meu coração", comemorou.

Veja + após o anúncio
Veja + após o anúncio
Sobre
Palavras-chave
Famosos brasileiros Principais notícias Entretenimento Galeria Vertical Política
Sobre o mesmo tema
Conheça Kenya Sade, do 'The Masked Singer Brasil'? Aposta da Globo, jornalista já cobriu The Town e namora pintora
Conheça Kenya Sade, do 'The Masked Singer Brasil'? Aposta da Globo, jornalista já cobriu The Town e namora pintora
2 de fevereiro de 2024
Quem é a nova Teca de 'Renascer'? Atriz de 'Sessão de Terapia' investe na intuição para viver moradora de rua grávida; conheça Lívia Silva
Quem é a nova Teca de 'Renascer'? Atriz de 'Sessão de Terapia' investe na intuição para viver moradora de rua grávida; conheça Lívia Silva
16 de janeiro de 2024
Notícias similares
Gente? Mulher do prefeito de Salvador acusa o político de flertar com Anitta e faz barraco nas redes sociais
Gente? Mulher do prefeito de Salvador acusa o político de flertar com Anitta e faz barraco nas redes sociais
29 de dezembro de 2023
Jojo Todynho recebe ligação de Jair Bolsonaro e ex-presidente leva funkeira às lágrimas com convite, diz colunista
Jojo Todynho recebe ligação de Jair Bolsonaro e ex-presidente leva funkeira às lágrimas com convite, diz colunista
29 de fevereiro de 2024
Últimas Notícias
Últimas Notícias