Jason Collins é o primeiro jogador da NBA a assumir homossexualidade
Publicado em 29 de abril de 2013 21:07
Por Purepeople
Jason Collins, atleta da NBA (Liga de Basquete Americana), se tornou o primeiro jogador em atividade em uma liga americana de esportes coletivos - incluindo todos os times de basquete, beisebol, futebol americano e hóquei - a assumir sua homossexualidade, nesta segunda-feira (29). Jason já representou seis equipes da NBA, enyre elas os Boston Celtics e na última temporada, o Washington Wizards, e revelou que é gay em um artigo escrito por ele mesmo e publicado na revista "Sports Illustraded". Começando o artigo com a frase "tenho 34 anos, sou negro e sou gay", Collins conta sobre os problemas que passou por não assumir a si mesmo sua sexualidade. Ele atua na liga desde 2001 e em 2011, durante o locaute - greve que paralisou a NBA por quase seis meses - foi obrigado a enfrentar que realmente era gay, depois de ficar longe dos treinos nesse período. "Quando era mais jovem eu namorei mulheres. Eu até fui noivo. Eu pensava que tinha que viver de um certo jeito. Eu pensava que tinha que cas
Jason Collins faz história ao ser o primeiro jogador da NBA a assumir sua homossexualidade, nesta segunda-feira, 29 de abril de 2013
Jason Collins (com a camisa 34) joga pelo time Atlanta Hawks, em 2010
Jason Collins (com a camisa 34) também já defendeu o Minnesota Timberwolves, em 2009
Jason é o primeiro jogador de um esporte coletivo nos Estados Unidos a assumir ser gay
Jason Collins é irmão gêmeo do também jogador de basquete Jarron Collins
Veja + após o anúncio

Jason Collins, atleta da NBA (Liga de Basquete Americana), se tornou o primeiro jogador em atividade em uma liga americana de esportes coletivos - incluindo todos os times de basquete, beisebol, futebol americano e hóquei - a assumir sua homossexualidade, nesta segunda-feira (29). Jason já representou seis equipes da NBA, enyre elas os Boston Celtics e na última temporada, o Washington Wizards, e revelou que é gay em um artigo escrito por ele mesmo e publicado na revista "Sports Illustraded".

Começando o artigo com a frase "tenho 34 anos, sou negro e sou gay", Collins conta sobre os problemas que passou por não assumir a si mesmo sua sexualidade. Ele atua na liga desde 2001 e em 2011, durante o locaute - greve que paralisou a NBA por quase seis meses - foi obrigado a enfrentar que realmente era gay, depois de ficar longe dos treinos nesse período.

"Quando era mais jovem eu namorei mulheres. Eu até fui noivo. Eu pensava que tinha que viver de um certo jeito. Eu pensava que tinha que casar com uma mulher e criar meus filhos com ela. Eu continuava dizendo para mim que o céu era vermelho, mas eu sempre soube que era azul", contou.

A primeira pessoa para quem o pivô contou sobre sua sexualidade foi para uma tia, que disse já saber que ele era gay há anos. Jason revelou que assim, se sentiu mais confiante para contar para mais pessoas.

"Ninguém quer viver no medo. Eu sempre tive medo de dizer a coisa errada. Eu não durmo bem. Eu nunca dormi. Mas cada vez que eu contava para mais uma pessoa, eu me sentia mais forte e dormia uma pouco melhor. É preciso gastar uma enorme quantidade de energia para guardar um segredo tão grande. Eu tenho vivido anos de miséria concordando em viver uma mentira. Eu tinha certeza que meu mundo desabaria se alguém descobrisse. E quando eu reconheci minha sexualidade, eu me senti completo pela primeira vez. Eu ainda tinha o mesmo senso de humor, ainda tinha o mesmo jeito e meus amigos continuavam comigo", escreveu ele, que declarou que continuará atuando na NBA e que recebeu apoio dos colegas de equipe e dos treinadores.

Durante uma parada gay em 2012, o atleta viu um antigo colega de quarto e atualmente congressista de Massachussetts, Joe Kennedy, atuando no evento e sentiu que queria fazer o mesmo. Mas o último motivo foi o atentado com bombas na Maratona de Boston.

"Eu estava orgulhoso por ele participar, mas com raiva de ser um gay enrustido, então eu não conseguia nem me alegrar diante de um amigo. Depois Boston, isso reforçou a noção de que não deveria esperar as circunstâncias serem perfeitas. As coisas podem mudar em um instante, então por que não viver a verdade?", declarou Jason, que prometeu participar da parada gay deste ano.

Quem também assumiu recentemente sua homossexualidade foi a cantora baiana Daniela Mercury, que está casada com a jornalista Malu Verçosa e já declarou seu apoio à luta a favor do casamento igualitário no Brasil.

Veja + após o anúncio
Veja + após o anúncio
Palavras-chave
Esporte Famosos Internacionais Amor Principais notícias
Sobre o mesmo tema
5 livros escritos por mulheres que você precisa conhecer durante a Mega Oferta Amazon Prime
5 livros escritos por mulheres que você precisa conhecer durante a Mega Oferta Amazon Prime
11 de outubro de 2023
Entenda o que é Mega Oferta Amazon Prime e saiba como garantir os melhores descontos durante o evento
Entenda o que é Mega Oferta Amazon Prime e saiba como garantir os melhores descontos durante o evento
9 de outubro de 2023
Notícias similares
Julgamento de Daniel Alves: gerente da boate testemunha contra o jogador e Joana Sanz confirma embriaguez. Veja resumo
Julgamento de Daniel Alves: gerente da boate testemunha contra o jogador e Joana Sanz confirma embriaguez. Veja resumo
6 de fevereiro de 2024
Cristiano Ronaldo dá provas de que ficou sentido com Bola de Ouro de Messi e web desvenda reação: 'Inveja'
Cristiano Ronaldo dá provas de que ficou sentido com Bola de Ouro de Messi e web desvenda reação: 'Inveja'
1 de novembro de 2023
Últimas Notícias
Últimas Notícias