Joana Fomm reclama de falta de trabalho: 'Sempre tem bom papel para uma velha'
Publicado em 27 de junho de 2013 16:24
Por Purepeople
É impossível olhar para Joana Fomm e não se lembrar de atuações emblemáticas em novelas, como a Perpétua de "Tieta" (1989) e Yolanda Pratini de "Dancin' Days" (1978). Mas os tempos áureos ficaram para trás e, hoje, a atriz de 73 anos está sem contrato com emissoras de TV. Chateada com a situação, ela reclamou no Facebook na noite de quarta-feira (26). "Junto com alguns atores da melhor espécie, não tive renovação de contrato com a Globo. Passei pela depressão, pela alucinação e estou só aguardando novidades da vida", escreveu. Procurada na tarde desta quinta-feira (27) pelo Purepeople, Joana esclareceu a situação. "Aquilo foi um desabafo. Escrevi no momento em que estava sentindo a dor de cotovelo. O que acontece é que teve uma mudança de política na casa. Quem trabalha há muito tempo na Globo acaba esquecendo que ela é uma empresa. Agora eles estão acabando com o banco de atores e diretores, só vai ficar quem estiver no ar. Estão dentro do direito deles, mas, nesses momentos, perdem p
Aos 73 anos, Joana Fomm teve seu contrato com a TV Globo rescindido e reclamou no Facebook na quarta-feira (26): 'Estou só aguardando novidades da vida´, escreveu
Joana Fomm com Grazi Massafera nas gravações do seriado 'As Cariocas' (2010)
Joana Fomm ao lado de Tarcísio Meira em 'Bang Bang' (2005)
Joana Fomm ao lado de Samara Felippo e Ney Latorraca em uma participação no seriado 'Casos e Acasos' (2008)     
Joanna Fomm na novela 'O Beijo do Vampiro' (2003)
Veja + após o anúncio

É impossível olhar para Joana Fomm e não se lembrar de atuações emblemáticas em novelas, como a Perpétua de "Tieta" (1989) e Yolanda Pratini de "Dancin' Days" (1978). Mas os tempos áureos ficaram para trás e, hoje, a atriz de 73 anos está sem contrato com emissoras de TV. Chateada com a situação, ela reclamou no Facebook na noite de quarta-feira (26). "Junto com alguns atores da melhor espécie, não tive renovação de contrato com a Globo. Passei pela depressão, pela alucinação e estou só aguardando novidades da vida", escreveu.

Procurada na tarde desta quinta-feira (27) pelo Purepeople, Joana esclareceu a situação. "Aquilo foi um desabafo. Escrevi no momento em que estava sentindo a dor de cotovelo. O que acontece é que teve uma mudança de política na casa. Quem trabalha há muito tempo na Globo acaba esquecendo que ela é uma empresa. Agora eles estão acabando com o banco de atores e diretores, só vai ficar quem estiver no ar. Estão dentro do direito deles, mas, nesses momentos, perdem pessoas muito importantes", reclamou. "Não há muita concorrência para a Globo. Os atores se dividem apenas entre ela e a Record. O mercado fica limitado e as emissoras se aproveitam disso".

Seu último papel fixo em uma trama foi em "Bang Bang" (2005) e a última aparição da atriz na TV foi uma participação em um episódio do seriado "As Cariocas" (2010), em que contracenou com Grazi Massafera. Desde então, mais nada apareceu. O hiato longe da televisão coincidiu com o período em que venceu a luta contra um câncer de mama descoberto em 2007 e teve diagnosticada a disautonomia, doença que afeta o sistema nervoso e compromete os movimentos do corpo.

"Estou totalmente recuperada dos dois casos. Ainda faço exercícios para recuperar a forma física, mas estou bem. Agora, para voltar, falta me convidarem. Gostaria muito de fazer uma novela. Gostei muito dos autores com quem trabalhei como o Aguinaldo Silva e o Gilberto Braga, mas o Filipe Miguez, que escreveu 'Cheias de Charme', é ótimo. Ele escreve bem e gostaria de trabalhar com ele", contou.

Papéis maduros

Fã de televisão, como ela mesma se define, Joanna diz que não teria problemas em pedir um papel em uma novela de um desses autores. "Se eu me encontrasse com algum deles talvez eu falasse: se tiver um papel legal, me chama. Não tenho menor pudor de pedir trabalho a quem admiro, mas teria que ver se iria pintar um clima para falar".

E ao contrário de muitas atrizes, Joanna não acha que a chegada da maturidade deixa escassos os bons personagens. "Sempre tem um bom papel para uma velha. A Nathalia Timberg está fazendo um trabalho lindo em 'Amor à Vida'. A velhinha da Fernanda Montenegro em 'Saramandaia' é um bom papel. Mas tem o meio termo, onde acho que estou mais enquadrada que é a faixa da Susana Vieira e da Renata Sorrah. Elas têm idade, mas não são velhas e vem fazendo trabalhos muito bons", elogiou.

Da nova geração de atrizes, Joana elegeÍsis Valverde eBianca Comparato como suas favoritas. "São maravilhosas e firmes nas suas atuações. Duas pessoas com tanto talento como elas é difícil aparecer toda hora. Tem muita gente boa no mercado, mas elas são ótimas", avaliou.

(Por Anderson Dezan)

Veja + após o anúncio
Veja + após o anúncio
Sobre
Joana Fomm
Joana Fomm
Joana Fomm comemora volta à TV em 'Malhação': 'Me sinto meio adolescente'
10 de outubro de 2016 21:16
Joana Fomm lembra pedido de emprego na web: 'Situação ruça, precisava trabalhar'
5 de setembro de 2016 17:14
Joana Fomm aparece em bastidor de filme após reclamar da falta de emprego
22 de agosto de 2016 18:19
Joana Fomm volta à TV em 'Malhação'. 'Entra mais para frente', diz diretor
27 de julho de 2016 11:12
Todos os itens
Palavras-chave
Entrevista TV Famosos brasileiros
Sobre o mesmo tema
Semelhança chocante! Cristiano Ronaldo adolescente é comparado ao filho mais velho e foto impressiona
Semelhança chocante! Cristiano Ronaldo adolescente é comparado ao filho mais velho e foto impressiona
9 de janeiro de 2024
Indireta? Bruna Biancardi reflete sobre 'falta de caráter' após últimas polêmicas de Neymar
Indireta? Bruna Biancardi reflete sobre 'falta de caráter' após últimas polêmicas de Neymar
4 de janeiro de 2024
Notícias similares
Internado, ex-ator da Globo Guillermo Hundadze é defendido pela mãe por comportamento polêmico ao volante
Internado, ex-ator da Globo Guillermo Hundadze é defendido pela mãe por comportamento polêmico ao volante
31 de outubro de 2023
Ana Hickmann relata delicado estado emocional do filho e entrega se pretende lhe contar agressão por parte do pai dele
Ana Hickmann relata delicado estado emocional do filho e entrega se pretende lhe contar agressão por parte do pai dele
27 de novembro de 2023
Últimas Notícias
Últimas Notícias