Malvino Salvador e sua esposa, Kyra Gracie, que se casaram durante uma cerimônia íntima há seis anos, publicaram um vídeo de extrema relevância nas redes sociais, para dar dicas de como a mulher pode tentar se defender de um possível agressor, dentro do elevador:
[ALERTA: o texto a seguir aborda assuntos relacionados a violência doméstica. Caso você esteja passando por uma situação do tipo ou conheça alguém que precise de ajuda, procure a Central de Atendimento à Mulher, disponível 24 horas pelo telefone 180, ou a Delegacia Especializada da Mulher (DDM) mais próxima]
"Esse vídeo é baseado em um caso real que chocou o Brasil: uma mulher foi brutalmente agredida com mais de 60 socos dentro de um elevador. A violência não começa no primeiro golpe. Ela começa nos primeiros sinais — e muitas vezes, a gente sente e deixa pra lá", alertou a faixa preta de jiu-jistu, que já comentou sobre o machismo no cenário da luta.
Além disso, eles fizeram um alerta aos pais, para que ensinassem às filhas a se defender: "Lutar não te faz menos feminina. Te faz menos vulnerável. Não é sobre ser violenta. É sobre não ser vítima", destacaram.
A situação veio à tona justamente após um caso que chocou o país, registrado por uma câmera de segurança. Um homem identificado como Igor Eduardo Pereira Cabral, espancou de forma brutal sua ex-namorada, dentro de um elevador, em Natal. Ele foi preso, enquanto a mulher, Juliana dos Santos Soares, teve fraturas e foi socorrida. Ela deve passar por uma cirurgia.
Após a repercussão do ocorrido nas redes sociais, envolvendo mais uma situação de agressão, Kyra mostrou no vídeo, acompanhada do seu esposo, uma simulação de agressão dentro do elevador. No início, Kyra disse, fingindo cair no chão: "Ele bateu no meu rosto. Quando eu caio, eu preciso usar as pernas para me defender. Eu não posso ficar vulnerável", explicou.
Em outro momento do vídeo, ela continuou: "Minha perna vai chutar tanto o joelho quanto o rosto e esperar a oportunidade para eu sair daquela situação. Mirando sempre no joelho para ele não consiga me seguir. Assim que eu me sentir segura, eu levanto e fujo".
Para complementar, a profissional da luta explicou como a mulher poderia tentar se defender, caso fosse vítima de socos: "Eu encurtei a distância, dei um chute e fui para as costas, grudo minha cabeça para não receber os golpes e aproveito para fugir".
Ainda na postagem, tanto a lutadora como Malvino ressaltaram que "Defesa pessoal é antecipação", cravando o alerta, falando que o intuito do vídeo é para auxiliar nesses momentos de vulnerabilidade. Nos comentários do post, vários colegas famosos reagiram, agradecendo pela atitude dos artistas.
Uma delas foi a atriz Paloma Bernardi: "Obrigada por isso! Vi o vídeo da agressão e é desesperador!", disse. Enquanto isso, Vanessa Lopes também pontuou: "Só um vídeo feito o de vocês pra acalmar meu coração, obrigada por essa aula e ensinamentos pra tantas de nós".
Posteriormente, outros comentários de admiradores e fãs também foram vistos, como um que citou: "Perfeito!! Temos mesmo que alertar! Adorei a publicação!", além de "Muito bom!!! Parabéns ao casal, conscientes!", e "Parabéns pela atitude", mencionaram outros.