Home
Últimas
Famosos Brasileiros
Famosos Internacionais
Famosos na praia
Filhos de famosos
Fotos de famosos
Vídeos
Últimos Web Stories
Sertanejo
Namoro
Instagram dos famosos
Principais notícias
Todos os temas
Novelas
Novela Gênesis
Novela Um Lugar ao Sol
Novela Quanto Mais Vida, Melhor
Novela Nos Tempos do Imperador
Novela Verdades Secretas
Novela Verdades Secretas II
Novela Carinha de Anjo
Novela Pantanal
Novela Além da Ilusão
Resumo de novelas
TV
A Fazenda 13
BBB22
Masterchef Brasil
Reality Show
Domingão com Huck
Caldeirão
Mais Você
Encontro com Fátima
Fantástico
Séries
Casamento às Cegas Brasil
Round 6
Cinema
Séries e filmes
Tapete vermelho
Estreias
Oscar
Cannes
Festival do Rio
Angelina Jolie
Jennifer Aniston
Brad Pitt
Tom Cruise
Famosos
Bruna Marquezine
Marina Ruy Barbosa
Virginia Fonseca
Sasha
Anitta
Grazi Massafera
Ivete Sangalo
Kate Middleton
Meghan Markle
Marilia Mendonça
Camila Queiroz
Andressa Suita
Cleo
Sabrina Sato
Larissa Manoela
Paolla Oliveira
Casamento
Noivas
Looks para casamento
Make para casamento
Penteados para casamento
Beleza & Estilo
Cabelos
Maquiagem
Cuidados com a pele
Moda
Primavera/Verão
Outono/Inverno
Beleza & Estética
Saúde e Bem-estar
Beleza Madura
Dieta
Astrologia
Coluna É Trend!

Mamografia e silicone: médico tira dúvidas sobre exame de prevenção contra câncer de mama

'O câncer de mama, quando diagnosticado precocemente, tem um índice muito grande de cura', explica o médico Luiz Haroldo Pereira, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. O especialista esclarece mitos e verdades sobre o assunto

"O câncer de mama, quando diagnosticado precocemente, tem um índice muito grande de cura", afirma o cirurgião plástico Luiz Haroldo Pereira, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. No mês de outubro, em que se promove campanhas de conscientização sobre o câncer de mama, o Outubro Rosa, o Purepeople abre espaço para abordar o tema e reforçar a importância dos exames de rotina para um diagnóstico precoce.

Aliados a mudança de hábitos para fortalecer a saúde e uma alimentação rica em nutrientes que ajudam a prevenir o câncer, a mamografia e o ultrassom são fundamentais para a descoberta de tumores, muitas vezes não detectados no autoexame. Mas muitas mulheres fogem dos consultórios. "Infelizmente as lendas sobre o assunto acabam comprometendo o diagnóstico precoce e dificultando o tratamento', explica o médico.

Próteses de silicone e câncer de mama

De acordo com o especialista, as próteses de silicone nos seios estão entre as cirurgias que despertam maior interesse das mulheres no Brasil. Por este motivo, surgem muitos questionamentos sobre as próteses de silicone e os exames de prevenção do câncer de mama, no caso a mamografia.

O doutor Luiz Haroldo Pereira destaca a necessidade de realização de exames a partir dos 40 anos e a urgência de desmistificar alguns mitos envolvendo a prótese de silicone. Ele alerta ainda sobre a importância do autoexame e ultrassom a partir dos 18 anos.

"Na faixa de 40 a 50 anos, a indicação é que a mulher se submeta a esse método a cada dois anos, se não houver nenhuma alteração. A partir dos 50 anos, a mamografia deve ser anual. Já mulheres com histórico de câncer na família, ou seja, cujas mães, avós ou irmãs tiveram câncer de mama, devem iniciar a mamografia mais cedo, aos 35 anos, por conta do fator hereditário", explica o cirurgião, respondendo algumas dúvidas mais comuns sobre silicone e mamografia. Confira 7 mitos e verdades abaixo!

Médico esclarece 7 dúvidas sobre implante de silicone e mamografia

1- Quem tem silicone não pode fazer mamografia? "Todas as mulheres, quando na idade indicada, podem e devem fazer a mamografia anualmente. E o fato de terem próteses de silicone não impede em nada que esse importante exame de prevenção seja feito."

2- Silicone pode prejudicar o exame de mamografia: "A mamografia pode ser feita em mulheres com próteses de silicone normalmente. No entanto, alguns cuidados são necessários no momento da realização do exame."

3- O silicone pode romper durante a mamografia: "Nos casos em que a mulher possui próteses de silicone, o aparelho de mamografia é ajustado para fazer uma pressão menor do que em mulheres sem implantes e assim evitar o risco de que o silicone se rompa."

4- A mamografia pode ser dolorida: "O exame de mamografia consiste na compressão das mamas para obtenção das imagens. Sendo assim, é possível que o exame cause certo desconforto em algumas mulheres, independentemente da presença ou não dos implantes de silicone."

5 - É necessário fazer mamografia todos os ano para detectar tumores? "Verdade! A mamografia é a principal forma de diagnóstico precoce da doença. Quem tem histórico familiar deve fazer o exame a partir dos 25 anos. As demais, após os 35, 40. O diagnóstico precoce é fundamental para aumentar as chances de cura."

6- A localização do implante de silicone pode influenciar no exame? "Sim. Há duas posições básicas de inserção do implante mamário: atrás da glândula mamária e atrás do músculo peitoral. Do ponto de vista radiológico, os implantes colocados atrás do músculo peitoral são os que possibilitam melhor deslocamento posterior com exposição completa da glândula mamária para a realização da mamografia."

7 - Faço o autoexame em busca de caroços. Não preciso de outros exames: "O autoexame é uma prática que deve ser estimulada. Contudo, ele não é capaz de detectar vários tipos de tumores, especialmente aqueles em fase inicial, com maiores chances de cura."

Acompanhe também as últimas notícias dos famosos pelo nosso Facebook.