Manoel Carlos chega aos 81 anos escrevendo sua última Helena para novela
Publicado em 14 de março de 2014 10:07
Por Purepeople
Conhecido por escrever novelas que descrevem bem o povo brasileiro e criador de personagens que emocionam a todos, Manoel Carlos completa nesta sexta-feira (14) 81 anos e se despede da sua última "Helena". "Em Família", atual trama do horário nobre da TV Globo, é a 15ª novela de Maneco e a última, já que o autor pretende se dedicar a trabalhos mais curtos e escolheu a atriz Julia Lemmertz para interpretar sua última Helena em homenagem à mãe da atriz, Lílian Lemmertz, que interpretou a primeira de suas tramas. "Essa novela é uma dívida que eu tinha com a Lílian", declarou o autor. Além de ser um renomado autor de novelas, Manoel Carlos já escreveu duas minisséries e um seriado na emissora. Em entrevista à revista "Veja", o novelista contou que escrever esta novela foi como uma terapia para ajudar a superar a morte do segundo filho, que faleceu em 2012 vítima de ataque cardíaco. Ele falou que aos 80 anos poderia se dar ao luxo de não mais trabalhar, mas o faz por opção. O primeiro filh
Manoel Carlos completa 81 anos nesta sexta-feira, 14 de março de 2014
Das 15 novelas escritas por Manoel Carlos, nove delas tem uma protagonista chamada Helena
A atriz Lilian Lemmertz foi a primeira a interpretar uma Helena nas tramas de Manoel Carlos
Na novela 'Felicidade', Maitê Proença interpretou a segunda Helena de Manoel Carlos
Regina Duarte foi a única atriz a interpretar Helena em três novelas de Manoel Carlos: 'Histórias de amor', 'Por amor' e 'Páginas da vida'
Em 'Laços de Família', Vera Ficher deu vida a Helena
Em 'Mulheres Apaixonadas' foi a vez de Christiane Torloni interpretar uma Helena de 'Manoel Carlos'
Manoel Carlos deu a Taís Araújo a interpretação da única Helena negra de suas novelas
Em homenagem a sua primeira Helena, Manoel Carlos convidou Julia Lemmertz para viver sua última protagonista na 'Em Família'
Aos 81 anos, Manoel Carlos pretende se dedicar a trabalhos menores depois de sua última novela 'Em Família'
Manoel Carlos completa 81 anos se despedindo das novelas. O autor pretende se dedicar a obras menores após 'En Família'
Manoel Carlos completa 81 anos se despedindo das novelas. O autor pretende se dedicar a obras menores após 'En Família'
Manoel Carlos completa 81 anos se despedindo das novelas. O autor pretende se dedicar a obras menores após 'En Família'
Veja + após o anúncio

Conhecido por escrever novelas que descrevem bem o povo brasileiro e criador de personagens que emocionam a todos, Manoel Carlos completa nesta sexta-feira (14) 81 anos e se despede da sua última "Helena". "Em Família", atual trama do horário nobre da TV Globo, é a 15ª novela de Maneco e a última, já que o autor pretende se dedicar a trabalhos mais curtos e escolheu a atriz Julia Lemmertz para interpretar sua última Helena em homenagem à mãe da atriz, Lílian Lemmertz, que interpretou a primeira de suas tramas. "Essa novela é uma dívida que eu tinha com a Lílian", declarou o autor.

Além de ser um renomado autor de novelas, Manoel Carlos já escreveu duas minisséries e um seriado na emissora. Em entrevista à revista "Veja", o novelista contou que escrever esta novela foi como uma terapia para ajudar a superar a morte do segundo filho, que faleceu em 2012 vítima de ataque cardíaco. Ele falou que aos 80 anos poderia se dar ao luxo de não mais trabalhar, mas o faz por opção. O primeiro filho de Manoel Carlos faleceu na década de 80, vítima de Aids.

"Algumas pessoas podem pensar que estou sendo forçado a fazer essa novela. Não. Depois da morte do Maneco, meu filho, fui chamado pelo Manoel Martins (diretor de entretenimento da Globo). Ele disse que eu poderia ter feito o que quisesse: trabalhar, viajar ou ficar em casa sem fazer nada. Respondi que queria fazer uma novela o mais rápido possível, só um trabalho tão pesado será capaz de afastar um pouco meu pensamento dessa perda", explicou o dramaturgo.

Em recente entrevista à revista "Quem", autor foi questionado sobre felicidade e declarou que para se julgar feliz é preciso fazer uma certa "contabilidade": "Perdi dois filhos. Um em 1988, com 32 anos, e outro com 58 anos. Perdi a minha primeira mulher (Maria de Lourdes), mãe dos dois, com 37 anos, então, fiquei viúvo aos 38. A morte de um filho é uma punhalada da qual você nunca se recupera. Mas também tive coisas felizes na minha vida, como quando nasceu um filho que eu nem esperava, o Pedro. Ter saúde é bom. Sou casado pela terceira vez, com a Beth, mãe da Júlia, de 30, e do Pedro, há 35 anos. Tenho uma filha do meu segundo casamento (com a deputada estadual pelo Rio de Janeiro Cidinha Campos), a Maria Carolina, de 41, que é minha colaboradora e me deu uma netinha de 13 anos. Tenho três netos adultos, filhos do meu filho mais velho. O balanço é sempre positivo. Se você está vivo, ainda pode ser feliz durante um tempo".

As "Helenas" de Maneco

  • Em 1952, Manoel Carlos escreveu sua primeira Helena. Mas engana-se quem acha que foi uma personagem. Este foi o nome dado a primeira novela do autor, que foi exibida pela TV Paulista e baseada no Romance de Machado de Assis.
  • Novela "Baila Comigo", em 1981, Lílian Lemmertz foi a primeira personagem "Helena" escrita por Manoel Carlos.
  • Quase 10 anos depois, em 1991, a novela "Felicidade" trouxe Maitê Proença como a segunda "Helena" do autor.
  • Em "História de Amor", exibida pela primeira vez em 1995 e atualmente reprisada pelo canal Viva, teve Regina Duarte interpretando a primeira Helena de sua carreira e terceira na trama de Maneco.
  • Em 1997, na novela "Por amor", Regina viveu a sua segunda Helena contracenando com a filha, Gabriela Duarte. Foi a quinta Helena do autor.
  • Em "Laços de Família", no ano 2000, Vera Fischer foi a sexta atriz a dar vida a personagem.
  • Christiane Torloni, em 2003, foi a sétima atriz escolhida para viver a personagem na novela "Mulheres Apaixonadas".
  • "Páginas da Vida", que foi ao ar em 2006, interpretou uma médica que adotou uma criança com Síndrome de Down. Pela terceira vez, Regina Duarte vive a oitava Helena de Maneco.
  • E para finalizar o ciclo de Helenas e novelas na carreira de Manoel Carlos, "Em Família", atual novela das nove, Julia Lemmertz, filha da primeira protagonista do autor, Lilian Lemmertz, foi escolhida para assumir o papel.

Veja + após o anúncio
Veja + após o anúncio
Palavras-chave
Aniversário de famosos Famosos brasileiros Novelas
Sobre o mesmo tema
'Cheias de Charme': Essas 4 atrizes de peso do elenco da novela morreram nos últimos anos. Saiba quem!
'Cheias de Charme': Essas 4 atrizes de peso do elenco da novela morreram nos últimos anos. Saiba quem!
11 de março de 2024
'Mulheres Apaixonadas': Por onde anda Lucas, o irmão de Bruna Marquezine na novela de Manoel Carlos?
'Mulheres Apaixonadas': Por onde anda Lucas, o irmão de Bruna Marquezine na novela de Manoel Carlos?
31 de outubro de 2023
Notícias similares
Xuxa, Marina Ruy Barbosa e mais: famosos esbanjam estilo em festa de aniversário de Angélica. Veja fotos dos looks!
Xuxa, Marina Ruy Barbosa e mais: famosos esbanjam estilo em festa de aniversário de Angélica. Veja fotos dos looks!
25 de novembro de 2023
'Desgastante': José Inocêncio de 'Renascer' original, Antonio Fagundes fez crítica intensa à rotina de gravação na Globo
'Desgastante': José Inocêncio de 'Renascer' original, Antonio Fagundes fez crítica intensa à rotina de gravação na Globo
5 de fevereiro de 2024
Últimas Notícias
Últimas Notícias